segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um pudim de baunilha bem leve e outras coisinhas mais...



Eu tinha mais de dois litros de leite dando sopa na geladeira e queria uma sobremesa para o domingo já que a mousse de chocolate não iria sobreviver ao sábado mesmo. Por isso eu usei parte do leite num pudim bem leve, com pouco açúcar e alguns ovos onde o destaque é o aroma poderoso da baunilha. Eu adoro pudim de baunilha, purinho, sem calda, sem nada. Esse ficou especial e bem leve já que levou apenas leite desnatado. Eu já me acostumei com a textura mais leve dos cremes e pudins feitos com leite desnatado ao invés de creme de leite ou leite integral. Menos densos, mas não menos saborosos. Tem hora que eu prefiro pegar leve....


Os pudins de baunilha assados no sábado podiam ter virado crème brûlée mas não chegaram a tal já que o açúcar queimado não é uma unanimidade aqui em casa. Os potes de pudim de baunilha foram devorados na tarde de domingo puros mesmo, ou melhor, com línguas de gato.


Para o único interessado no açúcar caramelizado eu fiz uma caldinha de caramelo bem fina que foi servida quentinha para agradar. Afinal, depois de colher tantas frutas, ele merecia um agradinho...


a primeira colherada não exibe com clareza a presença colorida da baunilha mas...


a segunda colherada, mais funda, exibe estas coisinhas mais lindas, as sementinhas da baunilha que ficam concentradas no topo e no fundo do pudim...


Pudim de baunilha


800 ml de leite desnatado
1/2 copo de 250ml + 2 colheres de sopa de açúcar
Raspas de 1 fava de baunilha
3 ovos + 2 gemas


Como:

Ferva o leite com as raspas da baunilha (se desejar use a fava também mas eu guardei a fava para uma outra finalidade e usei apenas as raspinhas) e o açúcar mexendo para não deixar agarrar no fundo da panela. Enquanto isso, num pote grande bata bem os ovos e as gemas comas duas colheres de açúcar até incorporar totalmente as claras e gemas. Quando o leite ferver retire a fava de baunilha (se tiver adicionado) e adicione o leite devagarzinho e num ritmo constante a mistura de ovos mexendo o tempo todo, sem parar, para evitar que os ovos talhem. Continue mexendo até incorporar totalmente. Divida a mistura entre quatro a seis potinhos refratários, dependendo do tamanho do pote. Coloque os potinhos num tabuleiro grande razoalvemente fundo e encha com água bem quente, usei fervida, cobrindo até o meio os potinhos.

Asse em banho maria por 45 minutos a 180C em forno pré-aquecido.


e para ajudar na hora de comer o creme e a mousse eu resolvi fazer umas línguas de gato falsas mas que ficaram tudo de bom...




Línguas de gato reinventadas

3 ovos separados em temperatura ambiente
80 gramas de açúcar
60 gramas de farinha
1/2 colher de extrato puro de baunilha
pitada de sal
Meia xícara de açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Como:

Bata gemas com 40 gramas de açúcar até esbranquiçar. Bata claras com pitada de sal até espumar. Adicione o açúcar e bata até formar um supiro mole. Misture claras com gemas e mexa suavemente com uma espátula, ou colher de pau, para incorporar apenas. Adicione baunilha e por fim a farinha, aos poucos, e mexa com a colher de pau até incorporar totalmente, cuidado para não deixar rios de farinha não incorporados à massa.

Coloque a massa que deverá estar um meio líquida num saco de confeiteiro com bico bem fino. Se preferir use um saco plástico e corte uma ponta bem pequena do saco para fazer um furo bem fino. Usando o saco no lugar do saco de confeiteiro você consegue um buraquinho bem pequeno para formar biscoitos longos e finos. A massa líquida vai se esparramar pelos lados por isso deixe espaço entre os biscoitos para que eles não grudem um no outro. Eu salpiquei açúcar de confeiteiro por cima dos biscoitos antes de assar para dar uma aparência craquelada mas se você preferir uma textura mais lisa não salpique o açúcar. Eu gosto da aparência rústica que lembra o biscoito de champagne.

Asse por 10 a 12 minutos a 180C em forno pré-aquecido, ou até que os biscoitos fiquem com uma bordinha dourada.

A receita da mousse é também bem leve e é a mesma que eu publiquei aqui exceto que desta vez eu coloquei duas colheres a mais de açúcar...



Mousse de Chocolate


170 gramas de chocolate amargo (usei 70%)
80 gramas (cerca de 100ml) de leite usei desnatado
1 gema
4 claras grandes
4 colheres de sopa de açúcar
pitada de sal

Como:

Com uma faca pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque num pote grande. Ferva o leite e derrame sobre o chocolate picado. Usando uma colher de pau, ou espátula de silicone, mexa com cuidado para incorporar o chocolate todo ao leite e deixe esfriar. Enquanto você deixe a mistura esfriando bata as gemas com duas colheres de açúcar e reserve. Bata então as claras com uma pitada de sal. Quando as claras começarem a espumar adicione 2 colheres de açúcar e bata até ficarem bem duras e brilhantes. Adicione então a mistura de gema à mistura de chocolate e leite já quase fria e bata para incorporar. Por dim adicione as claras em neve e mexa com toda a delicadeza possível para que a mistura mantenha-se aerada. Adicione as claras em duas partes e mexa suavemente até que toda a clara esteja incorporada. Quando a mistura de chocolate já não exibir mais nenhum pedaço branco de claras divida a mousse em potinhos e leve para gelar. Deixe a mousse na geladeira por duas ou tres horas antes de servir.

Rende de 4 a 6 tacinhas

18 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Xiii tanta coisa deliciosa num dia só hehe quero tudo, um de cada faz favor :D

Noêmia disse...

Nossa! Não sei para que lado viro!
Esse pudim com essas línguas de gato... dá vontade de comer tudo! Uma colherada de pudim, uma de mousse e uma língua! E assim, sucessivamente até o fim!!!!!
:o)

SoraiaSilva disse...

Wowww... Só coisas boas por aqui :)
O pudim está fantástico, as línguas de gato muito apetitosas e o mousse.. Delicioso!!
Quero tudo, um de cada !! :)
Beijinhos*

Tatiana disse...

Claudia em termos comfort food você compete de igual p/ igual com a Nigella!!! Que coisas mais lindas você faz!!!

Sarinha disse...

Claudinha, arrasou querida! Tanta coisa gostosa junta!?!?
Ando há dias sem fazer sobremesas em casa! Mas já tô sentindo a abstinência!rs

Adorei as receitas!!! Já anotei aqui!

Bjos e ótima semana!

Gina disse...

Minha nossa! Já estava satisfeita só com o pudim de baunilha simples e lá vem você com mousse, lingua de gato...
Marido merece agradinho sim. A família toda deve ficar feliz da vida com tantas coisinhas deliciosas.
Parabéns!
Bjs.

Verena disse...

Quanta delícia de uma vez!!!! Adorei a idéia do pudim com as sementinhas de baunilha!!! E as línguas de gato com mousse de chocolate??? Meu marido devoraria tudo sozinho!
Um beijão!

Eu Mulher disse...

Achei o máximo essas sementinhas de baunilha no fundo do pudim, hummmm...
Eu não conhecia língua de gato desse jeito, só conhecia feitas de chocolate. Adorei!

Beijos

gasparzinha disse...

Cláudia, que loucuraaaaaa!
Adorei tudo, mesmo.

Beijinhos.

Moira disse...

Línguas de gato é daquelas coisas que me transporta à infância e me dá uma daquelas saudades sem retorno, vou ter que fazê-las para matar essa saudade.
3 receitas fabulosas num dia só... você está a produzir bem (risos)
Beijos e boa semana
Moira

Marcia Rosa disse...

Olá Claudia! Cheguei até vc através da Thalita...vim conhecer o seu blog e não poderia ir embora sem deixar um comentário...Li sobre vc e temos muito em comum...Parabéns por fazer da net uma ferramenta de informações úteis, boas receitas e lutar pelo que acredita, sem interesses politicos ou pessoais...apesar de morar longe, percebe-se o carinho e amor que nutre ao Brasil.

Tangerina disse...

Nem sei qual deles será melhor... pode ser um de cada, se faz favor? :))

Beijinhos,
Carlota

Noémia disse...

Bem, esta postagem é para nos fazer ir a correr para a cozinha a tentar imitar estas delícias que nos deixaram,literalmente, a salivar!:)
Eu nem sei o que faço primeiro, adoro as três sugestões, pudim, pim, mousse,línguas de gato,pam,pum!:)

Tânia Saj disse...

Eu também já estava feliz só em ver o pudim de baunilha, com todo charme das sementinhas....e antes que eu recuperasse o fôlego, vieram mais duas delícias.
Parabéns...Sobremesas perfeitas!

Magia na Cozinha disse...

Claudia ficou tudo delicioso!
Ainda não conhecia as línguas de gato, hehe. Um nome diferente e engraçado!
Aqui só compramos leite desnatado tb.
Bjs :)

Flavia Pantoja disse...

Aqui em casa, meus filhotes trocam qualquer coisa por uma lingua de gato. Eu faço o "biscoito colher", ou "ladyfingers"; acho que fica um pouco mais macio que o lingua de gato. Mas 'tá rolando de qualquer forma !

Dani - Paladar disse...

Eu não conhecia a língua de gato, gostei da receita, deve ficar bem leve.

até purinha deve ser muito boa!

Priscila Beneducci disse...

Parabens Lingua de Gato é famosa, assim é bom demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...