Cacau, amêndoas e o bolinho de sempre...



Tivemos o aniversário da sogra, uma visita inesperada e um bolo de cacau com amendoas para acompanhar. No processo dos bolinhos eu inventei e usei as sobras de um amaretti de chocolate que eu fiz na sexta feira passada, mas não publiquei. A última forma dos biscoitos foi esquecida no forno e os biscoitos ficaram ultra duros, mas não queimaram, estavam apenas duros demais para serem mordidos. Ficaram num pote e acabaram virando farinha para o bolinho. Como farinha os biscoitos pedrinhas foram ótimos pois estavam bem amendoados e o sabor ficou ótimo.

A aventura das ameixas continua e o episódio final em publicarei em breve, uma receita mezzo japonesa, mezzo chinesa e salgada! Sim, eu também como sal! Para ser bem honesta eu já estou bem sem paciência para desencaroçar ameixinhas, e o Per também, ainda que ele não seja capaz de reclamar. Os dias estão péssimos, chuva, muito frio e a tristeza não demora para me alcançar. Um horror o começo do outono real, os dias mais feios do ano, escuridão chega com passos largos, as folhas se vão e a paisagem cinza que se espalha e domina... Sexta eu tenho que apresentar um trabalho numa conferência interessantíssima sobre África, mas se eu pudesse eu desaparecia daqui e voltava daqui a seis meses...



Bolinho de chocolate e amendoas

100 gramas de manteiga
1/4 de copo de 250 ml de farinha de amendoas
1/4 de copo de 250 ml de biscoito amaretti de chocolate moído (cerca de 12 biscoitos)
1/2 copo de 250 ml de farinha de trigo
1 copo de 250 ml de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó puro
3 ovos
1 colher de extrato natural de baunilha


Como:


Unte com bastante manteiga e reserve 10 a 12 forminhas de tortinhas ou tarteletes. Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e deixe a manteiga cozinhando em fogo baixo até ficar bem dourada, cerca de 5 minutos, mas muito cuidado para não deixar a manteiga queimar. Fique ao lado, de olho na manteiga e quando estiver dourada retire do fogo, coe para remover os sólidos da manteiga e reserve em temperatura ambiente. Deve render uns 85 gramas de manteiga dourada.

Num processador triture os biscoitos, com o açúcar e a farinha de amêndoas. Peneire num pote grande. Peneire e adicione a farinha de trigo e o cacau no mesmo pote. Em um pote bata bem os ovos e adicione a mistura de ovos a mistura de farinhas, aos poucos, e vá mexendo com a colher de pau, ou espátula, para incorporar. Adicione a baunilha e continue mexendo para incorporar. Por fim adicione a manteiga dourada e mexa com todo cuidado até incorporar toda a manteiga à massa. Suavemente até que toda a manteiga seja absorvida pela mistura, pode demorar alguns minutos para incorporar totalemnte.

Divida a massa nas forminhas preparadas, ou numa forma única preparada. Asse as forminhas em forno pré-aquecido a 180C por 15 minutos ou até que enfiando um palito o mesmo saia seco. Cuidado para não assar demais e deixar os bolinhos muito duros e secos!




Amaretti de chocolate


2 claras
2 colheres de sopa de açúcar branco comum
Uma pitada de sal
2 colheres de cacau em pó
1 xícaras de 250 ml de amêndoas moídas
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de licor de amêndoas ou uma colher de chá extrato de amêndoas
açúcar cristal para salpicar

Como:

Aqueça o forno a 150C e forre duas formas grandes com papel manteiga ou com tapetinhos de silicone. Num processador bata as amendoas, o cacau e o açúcar de confeiteiro até formar uma farinha bem fina e reserve. Bata as claras com uma pitada de sal e adicione o açúcar branco comum aos poucos até formar um suspiro brilhante. Adicione o licor e bata para incorporar. Adicione a mistura de amêndoas ao suspiro e com uma espátula ou colher de pau mexa suavemente até incorporar totalmente. Coloque colheradas de colher de chá nas formas preparadas Polvilhe açúcar cristal sobre os biscoitos. Asse a 120C a 150C por 12 a 15 minutos, dependendo do tamanho do biscoito, até ficar levemente dourado e o topo ficar todo quebradinho.

Rende cerca de 60 biscoitos.

Comentários

Lindos bolinhos! Fiquei impressionada com a perfeição desses moranguinhos, parecem corações! Lindos!
Claudia Lima disse…
Adorei os bolinhos! A apresentação indidvidual sempre me encanta. Sem falar no toque delicado dos lindos morangos!
Aqui temos que consumir o mais rápido possível, pois logo ficam feios.
Vc não faz idéia o que é o calor aqui. Parece que o verão a rescém começou. O que são os contrastes, não é mesmo?
Bjs :)
Claudia disse…
Tatiana,

Os morangos estavam lindos por isso eu comprei, pareciam desenhados de tão perfeitos e estavam saborosos. Adoro chocolate com morango!


Clauzinha,

Eu imagino bem o calor daí, invejo demais, a única vez que estive na Flórida passei muito calor e amei. Eu adoro muito calor e hoje o dia aqui está triste. Saí pela manhã para levar as crianças a escola e estava 0C, agora está 3-4C mas a coisa aqui já está feia. Haja chocolate. Bj.

C.
Anônimo disse…
Simplesmente : PERFEIÇÃO!
Beijinhos doces *.*
Glau disse…
caramba.. estes bodes são tão cíclicos... tbém tô! venho pra SP e bate uma confusão na minha cabeça! só nos resta comer um chocolatinho.

Clau, que bacana sua apresentação.. se anima ai pq tenho certeza que no final vc vai curtir mto.

bjao
Abelha Maia disse…
Lindos, bela apresentação.
bjss
Claúdia, que mimo esses bolinhos!Ficaram lindos, parabéns!
E a receita é ótima tbém! Adorei :)
Beijão
Thais
Odete disse…
Mais bolinhos lindos!
Aqui tambem, depois de um fim de semana super quente, a ventania fria invadiu a Bay Area...Mas Outono californiano nao eh tao frio quanto pros seus lados. Mas na sexta embarcamos e no sabado, se Deus quiser estarei pisando no solo da sua (e minha)adorada Rio de Janeiro. Quer uma carona?!

Beijo
Paula Pacheco disse…
Que graça que ficaram estes bolihos e adorei o refratário pequeno...deu o maior charme...
bjs
Paula
SoraiaSilva disse…
Lindos e bem apetitosos! :)
Beijinhos*
moranguita disse…
bem nao ha muito a dizer.
lindos e bons de certeza.
beijinhos
Fabiana disse…
Claudia,
vim dar os parabéns pelo seu blog!!
Lindas fotos e deliciosas receitas...
confesso, que fiquei até curiosa para conhecer o sabor da tal amburanas, que é sempre citada em suas receitas.
é graças a blogs como o seu, que venho me dedicando cada vez mais na cozinha e no meu blog.
bjs

Postagens mais visitadas