Doce de leite talhadinho da minha avó e minha experiência



Eu cresci comendo este doce de leite talhadinho que foi, durante milênios, minha sobremesa favorita. Minha avó paterna (uma carioca que era filha de uma mineira de Campanha de Minas) fazia este doce sempre para nós, os netos. Tendo sido eu a neta mais velha me beneficiei da gentileza da minha avózinha. Depois minha mãe passou a fazer o doce também, mas sempre sob pressão. Mas minha mãe, sempre muito preocupada com saúde e em manter a forma, deixou de fazer este doce mas ainda o faz, muito raramente mas faz, normalmente no dia do aniversário de um dos filhos. O maior problema do doce, segundo minha mãe, não era o fato de ser um doce muito calórico mas o fato de demorar quase o dia inteiro cozinhando e deixar a cozinheira totalmente de castigo ao lado do fogão.



Para saciar a vontade de todos minha mãe cozinhava 5 ou 6 litros de leite para produzir uma quantidade de doce de leite que justificasse o esforço. Para o leite adquirir a consistência que a gente amava deveria cozinhar em fogo baixo por pelo menos 8 horas. Acredita? Eu acho que é mais porque ontem eu usei apenas 2 litros e o doce só estava no jeito depois de 5 horas e 20 minutos no fogo e rendeu perto de 500ml de doce de leite. Eu sou um boa comedora de doce de leite mas foram poucas as vezes que fiz doce de leite em casa e fazia vários anos que eu não fazia este doce em casa. Para escrever minha própria versão da receita resolvi acompanhar o leite de perto, como numa experiência, aumentando e reduzindo a temperatura para ser como o leite reagia. O resultado ficou do meu gosto, bem talhadinho, e o segredo é não mexer muito para deixar o leite ir embolando no fundo. As bolinhas de leite, produzidas com a ajuda do bicarbonato, surgem de baixo para cima.

Minha experiência é uma homenagem a Darwin, como prometido.



Doce de Leite Talhado (com bolinhas de leite cozido)
Receita da minha avó Selene


4 litros de leite
4 xícaras de açúcar granulado (Calcule sempre 1 xícara de açúcar para cada litro de leite se for aumentar ou reduzir a receita)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1. Misturar açúcar ao leite numa panela de ferro fundido, de aço ou outra de fundo grosso o que em linhas gerais significa que não servem aquelas panelas de ágata, nem panelas de alumínio fininho ou tefalzinhas.

2. Ferver leite e açúcar em fogo alto mexendo sempre. Quando ferver reduzir o fogo bem baixo, adicionar o bicarbonato e mexer para incorporar. Deixar a mistura ferver e mexer apenas a cada hora ou meia hora.

3. Para adquirir cor é preciso deixar o leite ferver por pelo menos 4 horas e para adquirir a consistência talhada pelo menos 5 horas.

4. Para ficar cremoso sem talhar exclua o bicarbonato e mexa o leite o tempo todo par evitar que talhe. O bicarbonato ajuda na formação das bolinhas mas mesmo sem bicarbonato o leite vai querer talhar sozinho e para evitar que as bolinhas apareçam, se você preferir, mexa bastante e mantenha o fogo bem baixo, o mais baixo possível.

5. As bolinhas surgem mais intensamente no final quando o líquido já bem reduzido e começa a borbulhar o tempo todo, mesmo com o fogo no mínimo. O talhado vai grudar no fundo da panela e demandar que o leite seja mexido sem parar, suavemente, até atingir o ponto desejado

6. A quantidade de talho e a consistencia do doce de leite fica a gosto do cozinheiro pois se ficar mais tempo engrossa mais, talha mais e fica mais escuro.

Segredo: paciência, muita paciência... e todo cuidado com a temperatura para nao queimar...


Primeira fervura


Uma hora no fogo


Duas horas no fogo


Tres horas no fogo


Quatro horas no fogo


Cinco horas no fogo


Pronto para comer...

Comentários

Glau disse…
Clauzinha, amei .. daria tudo pra comer um doce de leite feito pela minha sis.. ando tão "borococho" que precisava de um docinho deste.. feito com tanta paciência e todo carinho
bjos
Claudia Lima disse…
Claudia parabéns pela paciência! Eu não teria!! Aqui só tefalzinha e vagabunda pra caramba, eca!
Me lembrei que minha avó fazia Ambrosia como ninguém. Mas ela se foi e a receita tb. Ficava da cor do Doce de Leite. Era muito bem feita.
Bjs e curta seu docinho! :)
Claudia disse…
Sis,

Percebi uma certa comunicação a distância pois eu também tô a maior borococho daqui. Meus motivos são muitos o pior deles o inverno que está a todo vapor fazendo pouco de mim.

Mas os bons ventos hão de voltar. O doce de leite é um remédio. Pena que não tenho queijo de minas para acompanhar. Fique bem Glauzinha.

Claudia,
Panela tefal o doce fica mais difícil de talhar, mas rola um doce cremoso bom. Vale a pena tentar.
E ambrosia é tudo de bom e parece mesma um doce de leite talhado mas o sabor é diferente. Eu também amo ambrosia. Pena que ninguém herdou a receita da sua avó.

Beijos,

Claudia
♥ mesa para 4 disse…
5 horas no fogo, 1 minuto na boca, a vida inteira nas ancas...abençoado...
Cininha disse…
5 horas no fogão º_º como alguem consegue!!parabens pela paciencia:-) só assim se conservam os sabores mais tradicionais, a nossa memória gustativa.
bjinhos
Anônimo disse…
Nossa vc me fez lembrar da minha infância, minha vó e minha mãe faziam muito, a minha vó era Espanhola.Tem muitos anos que eu não como este doce ele é muito bom, é o melhor doce de leite que eu já comi.Fiquei com água na boca.

Bjs...

www.manjaresdamanu.blogspot.com
Boa noite, Cláudia!

Isso é que é dedicação...passar tantas horas em frente ao fogão para fazer a sobremesa da sua avó, não é tarefa fácil.

Como sempre, a sua persistência e a dedicação vencem.

Gosto destas receitas que se vão passado de avó, para mãe, para filha... é fantástico a forma como sobrevivem ao passar do tempo, é fantástico o seu sabor com história...

O dulce de leche talhadinho da sua avó deve ser simplesmente uma delícia!

Espero que tenha tido um dia maravilhoso!...Muito Amor! :)

Beijinho!
Unknown disse…
Claudia,

doces de leite em casa também não rolava por causa do tempo rs, mas sempre tinha um potinho que meu pai trazia de Minas.
Coragem a sua amiga e ficou maravilhoso!
Sobre como eu sei do google, o meu contador me informa 20 links recentes que entraram no Manga com Pimenta do google, como um relatório. Ali eu entro no link que cai na página do google e está a frase da pessoa.
Bjs e uma ótima semana para ti.
Cláudia Marques disse…
Cláudia, nunca comi doce de leite, mas imagino que deve ser uma delícia, senão vc não se daria ao trabalho de passar todas essas horas para o fazer... eu acho que o "4 horas no fogo" tb está com mto bom aspecto!
Achei bonito vc recriar o doce feito pela sua avó e sua mãe.
O que eu me lembro mais da comida feita pela minha avó não é doce, é uma sopa da aldeia, com muito feijão, muita couve, cenoura, etc. Uma maravilha...

Bjs
Eli disse…
Eu fiquei completamente encantada com esse docinho de leite!!!


www.saboresdalica.blogspot.com
J. Maldonado disse…
De facto as tuas receitas são uma tentação... Ainda bem que não tenho problemas de colesterol... :))
angela disse…
Claudia, eu tambem adoro fazer estes doce lentos. o seu ficou maravilhoso. tambem faço ambrosia. beijos
Isabel disse…
Cláudia, isso foi uma verdadeira experiência científica! Esse doce de leite requer muita paciência, mesmo! Mas é um sabor cheio de saudade, né? Adorei a loiça no início do blog, a minha mãe tem uma parecida. É linda.
Claudia disse…
Meu povo,

O bode e a tristeza estão reinando por aqui. Um bode detonador me tomou. Talvez seja a proximidade do Carnaval e a distância do Rio que estejam me arruinando. En-fim (falado em sotaque francês) estou me virando para segurar a peruca e manter este corpo respirando.

Fico para lá de feliz com os comentários, vocês não podem imaginar, mas não vai 'ru-e-lar' respostas individuais dessa vez, o bode me impede.

Besos amores,

C.
Claudia disse…
Meu povo,

O bode e a tristeza estão reinando por aqui. Um bode detonador me tomou. Talvez seja a proximidade do Carnaval e a distância do Rio que estejam me arruinando. En-fim (falado em sotaque francês) estou me virando para segurar a peruca e manter este corpo respirando.

Fico para lá de feliz com os comentários, vocês não podem imaginar, mas não vai 'ru-e-lar' respostas individuais dessa vez, o bode me impede.

Besos amores,

C.
Gina disse…
Esse doce também me lembrou o passado. Minha mãe fazia e era muito gostoso. Mas 5 horas cozinhando... O que não se faz por um docinho maravilhoso!
Estou conhecendo agora seu blog e gostei muito. Vou continuar passeando por aqui.
Bjs.
Unknown disse…
Amiga do meu coração, postei hoje esse docinho maravilhoso que fiz inspirado no seu doce de leite da vovó.
Obrigada pela receita.

Mil beijos
Lina Jehle disse…
Adorei a idéia desse doce !!
O friozinho da serra da mantiqueira tá meio exagerado e precisamos manter o fogão a lenha ativo todas as tardinhas. Daí cai bem fazer esse doce de leite !!

bj, fica bem
NeusaMarilda disse…
Ai que vontade que deu e saudade também,pois minha mãe também fazia este tipo de doce quando éramos crianças em casa e não havia tantos lugares para se comprar a maioria dos doces ruins de hoje..rs..rs..Este de leite era feito no fogão a lenha,no sítio e com muita paciencia e muito leite,porque a molecada(4) era boa de boca..Que bom recordar,mas não farei..tenho certeza de que não teria tempo para tanto e também já não posso abusar de doces.Pena,mas é a vida!!Bjs...
Fabi disse…
Cláudia, sou paulista e moro no interior de Minas há dois anos. Tem um senhor que faz esse doce aqui na cidade e vende no bar dele...é uma obra prima! Não fica muito doce, ao contrário do que a idéia de "doce de leite" pode dar. Aqui os doces são feitos nos tachos de cobre e no fogão à lenha (ou no fogão feito de cupinzeiro, mais comum nas roças) e mexidos com colheres de pau gigantes! Acredito que aqui se usa o "leite cru" (direto da vaca), o qual se talha com suco de limão ou com o tempo mesmo. Apenas uma ressalva com relação a um comentário acima: acho que não se deve confundir o doce de leite talhado com ambrosia, pois esta leva ovos. O doce de leite talhado é melhor que ambrosia...hum!
Anônimo disse…
Ainda nao fica com as bolinhas do jeito q eu queria
Claudia disse…
Anônimo,

Deve ter sido o leite que você usou... o leite talha no final, de baixo para cima, quando a maior parte da água já evaporou e sobra as gorduras e proteínas do leite. Se usar leite de caixa não dá certo. Se usar leite desnatado, precisa ser fresco e de qualidade. Já fiz com desnatado e funciona, mas depende do leite. O melhor é leite não pasteurizado.

Boa sorte,

Claudia
Lau Verrengia disse…
Claudia,

faz um tempão que estou procurando um doce que minha avó fazia quando eu era criança. Lembro que era um doce de leite meio azedinho, não muito escuro e com essas características "bolinhas". Encontrei diversas receitas, a maioria delas tslha-se o leite com limão no inícia do preparo e fica no fogo por muitas horas, como a sua receita.
Estou tentando acertar aquele ponto e aquele sabor que nunca esqueci.
O meu maior problema no momento é nãoo conseguir a textura, as bolinhas como no seu doce.
Uso leite integral pasteurizado, o único que temos acesso aqui em São Paulo.
Fiz essa receita hoje, com 2 litros de leite, usei uma panela de cobre e o fogo bem baixinho, ficou por umas 4 horas. No final ele já estava bem pastoso e meio grudando (mesmo mexendo algumas vezes), imaginei que fossem as bolinhas no fundo, de fato ficaram algumas, mas não como o seu e o da minha avó.
Meu doce ficou BEM escuro, diferente do que eu buscava também.
Será que usando menos bicarbonato ficaria mais claro?
Será que ficando mais tempo as bolinhas apareceriam? Fiquei com medo de queimar, talvez seja esse o problema.
E talhando com limão no ínicia? Já fez dessa maneira?
Desculpe tantas perguntas. Mas é que no meio de tantas receitas, a sua é a que tem mais sentido.
Sei que já fez muitos doces de leite, talvez consiga me ajudar.
Obrigada.

Um beijo!
Claudia disse…
Lau,

Doce de leite talhado não é um mistério, mas você aprende a entender com a experiência.

Importante: O leite é a base de tudo. Se usar leite pasteurizado não UHT você pode obter bons resultados. Mas use leite de caixa, nada de UHT pois é perda de tempo pois eles só agarram no fundo, não vão talhar nunca.

O açúcar é componente fundamental pois juntamente com a lactose, o açúcar do leite, vai dar cor e caramelizar. Muito açúcar escurece e endurece o doce mais rápido, pois os açúcares vão direto para a caramelização. Por isso o fogo precisa ser baixo, para obter uma lenta caramelização e dar tempo para o leite evaporar e talhar.

Quando mais gordura no leite melhor, adiciona sabor e consistência ao doce. No cozimento você deseja evaporar a água e caramelizar os açúcares e talhar os sólidos (proteínas) do leite.

O talhadinho pode ser obtido via adição de bicarbonato, ou limão, ao leite vivo. A quantidadde não faz diferença. Use apenas uma pitada pois mais vai alterar o sabor.

Mas lembre que só o leite vivo talha, leite morto (sem enzimas e bactérias), leite pasteurizado e/ou UHT, este não talha mais... não há mais culturas vivas ali para talhar o leite. Depois que talha a água se separa e aí você cozinha para caramelizar os açúcares e evaporar a água.

Por isso, para talhar leite pasteurizado você vai precisar mexer o leite no final, enquanto ele agarra no fundo da panela e forma umas bolinhas de doce... na verdade, sem um leite bom não é possível fazer um doce talhadinho de verdade. Mas dá para chegar perto... Vai tentando que uma hora você acerta.

Eu uso de 1 a 1/2 xícara de açúcar por litro de leite.

Complicadinho? Só um pouco.
Boa sorte.

Claudia

Lau Verrengia disse…
Claudia,

Obrigada pela explicação, muita coisa ficou mais clara agora. rs

Nunca uso leite UHT, uso sempre um leite de garrafa pasteurizado, que tem uma quantidade de gordura considerável.
Obvivamente não conseguirei fazer o doce da minha avó, que fazia com o leite recém tirado da vaca.
Mas ficaria contente chegando perto, pelo menos.

Eu fiz novamente a receita, usando as mesmas proporções de açúcar e um pouco menos de bicarbonato de sódio.

Panela de cobre, fogo bem baixo, mexendo poucas vezes...
A cor ficou linda, como eu sempre quis.
Apenas o sabor e textura ficaram diferentes, mas consegui mais bolinhas, quase como no seu.

Acho que usei fogo baixo mas a boca era maior, então talvez seja esse o mistério dessa vez.

Enfim, estou bem perto. ;)

Mais uma vez obrigada pela ajuda.

Até a próxima.

Pedro Hélder disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Ola Eu fiz e ficou ótimo conforme a receita apenas leite açucar e o
bicarbonato, obrigado era esta a que eu procurava a muito tempo!muita paz..
Anônimo disse…
Gente, eu fiz e ficou uma delicia! E em menos tempo
Ingredientes:
1 xícara de açúcar (14 colheres de sopa)
1 litro de leite
1 limão médio
Preparo:
Pegar 7 colheres de sopa de açúcar (metade da xícara) e colocar pra derreter ate ficar uma calda tipo caramelo. Quando estiver no ponto de caramelo, acrescente o litro de leite e mexa ate o caramelo derreter junto com o leite. Quando estiver fervendo acrescente o limão e mexe para incorporar no leite. Depois é só acrescentar o açúcar e mexer mais um pouquinho e deixa lá em fogo baixo (sem mexer)
Obs: deixa por aproximadamente 1 hora ou ate secar o leite. ����
Unknown disse…
Amo esse doce minha mãe sempre fazia, fui criada em fazenda e hj fiz pela primeira vez, pena q minha mãe nem minha avô tão aqui pra saborear comigo ficou uma delícia apesar d ter feito com leite d caixinha, pois faz mais de 30/anos q moro na cidade e aqui leite cru não e fácil d encontrar.... Talhei com vinagre e um limão médio e ficou com gumes em tamho bem grande aí fui cortando conforme foi apurando..ficou show ..por ser leite de caixinha só o limão não talhava fiz 4 litros,,se soubesse por aqui mandava a foto..delícia e bonito...
Camila Santana disse…
Oi Gal, achei o seu site procurando receitas e vi essa receita de doce de leite. OLha vou deixar uma dica, para RENDER O DOCE DE LEITE BASTA ACRESENTAR PARA CADA LITRO DE LEITE 03 OVOS BATIDOS EM NEVE...
Unknown disse…
hum, a aparência ficou bonita, mas acredito q o talhado não tem a ver com o bicarbonato, na minha família a gente usa o bicarbonato justamente para não talhar, e sim, ele fica lisinho... minha avó fazia churros e recheava com doce de leite caseiro, imagine a deliciosidade rs... e a receita de doce de leite dela ia mais bicarbonato ainda, ficava pastoso, grosso, marronzinho, mas lisinho de tudo... ontem mesmo fiz ambrosia aqui em casa com 3l de leite de saquinho, sem bicarbonato nenhum e depois de duas horas e meia talhou completamente... eu prefiro a ambrosia com o doce lisinho, no fim ficaram os gominhos de leite e o ovo, ficou meio bagunçado rs, mas só comprovou pra mim que o bicarbonato não é responsável pelo talhado... ainda estou buscando uma explicação pra isso O.o obrigada por compartilhar a receita!
Anônimo disse…
Eu não só me encantei como acabei de faze-lo, se delicioso não sei ,só amanhã está quente agora
Anônimo disse…
Na minha casa, esse doce chamava-se cachorrada, a gente sempre falava que alguém resolvia fazer um doce de leite e quando ele fervia, talhava e alguém insatisfeito deve ter dito"cachorrada" rsrsrsrs.
Era bem bom, mas minha mãe não forçava talhar, ela fazia mesmo quando o leite começava querer talhar.
Amauri disse…
Se quiser aumentar o bicarbonato (pra engrossar mais) dá pra fazer ou estraga?.... Meia colher de chá de bicarbonato é para os 4 litros ou pra cada litro?
No caso da ambrosia Ma, o que faz os grumos, independente de mexer ou não, são os ovos. No doce de leite a gente impede que talhe se mexer lentamente sem parar. O bicarbonato serve para deixar os grumos mais firmes e escurecer, dourar mais rápido o doce. Doce de leite é uma terapia de regresso à minha infância 😍
Pandora disse…
Eu comia esse doce qdo criança, mas nas pesquisas q achei na internet, eram todas de ambrosia! Qual a diferença de execução? Eu quero fazer esse, na foto tá iguaizinho ao q eu me lembro da infância
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Estudei em Campanha!! Que sd!
Unknown disse…
Nossa q delicia.....sabe tem mais formas d faze lo tambem...fizemos assim..depois qele ta nesse ultimo ponto ai a gente poe farinha feita d pao seco....e mexe bem..dai ele da ponto d cortar...fik mto bom
disse…
Não tenho esses dotes culinários. Mas deu vontade de saborear um doce. Ainda mais receitas de vó. Parabéns.
Anônimo disse…
Olá,
Procurando uma receita de barrinhas de tâmara encontrei o seu blog.
Se do eu mineira, amo doce de leite, vou fazer com certeza.
Muito obrigada por ter postado.
Saudações da Bélgica 🇧🇪

Amélia 😊
rahma disse…
Hello, I enjoy reading through your post. following from : http://virtuelcampus.univ-msila.dz/facshs/
rahma disse…
thanks so much for published .. . . http://virtuelcampus.univ-msila.dz/facshs/
rama disse…
You do wonderful work! I am so happy I found your site!
http://virtuelcampus.univ-msila.dz/facshs/
Anônimo disse…
Generally I don’t read post on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, very nice post. Best of luck for the next!
click here
Visit now
click here
Visit now
click here
Visit now
click here

Postagens mais visitadas