Semifrio de mirtilos silvestres...



Estava eu circulando pela aí como eu gosto tanto de fazer ( mas faço muito menos do que gostaria) e num site que não é de comida eu achei uma receita interessante, bem no meu gosto. A receita misturava creme, ovos, iogurte, suspiros e frutas, ah, e chocolate picado também. Eu tinha que fazer a tal receita até porque é uma versão de uma outra, um semifreddo que eu fazia há milênios, quando ganhei o primeiro livro do Jamie Oliver de presente há 10 anos.



Dei uma repaginada na receita original, troquei as frutas, deixei o chocolate para trás, fiz os suspirinhos em casa e preparei a minha versão do doce. O nome do doce na origem era "bolo de sorvete" mas eu achei que estava mais para semifrio, versão em português para o termo original do italiano semifreddo. Não que um semifrio não possa ser chamado de bolo sorvete, claro que pode. Um semifrio é, sem dúvida, uma espécie de sorvete, tem a mesma base. Enfim, neste universo internacional de comida pode-se tudo.



Semifrio de mirtilos silvestres

250 gramas de iogurte natural tipo grego
500 ml de creme de leite fresco para chantilly
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
125 ml de calda de mirtilos (ver abaixo)
2 gemas
2 xícaras de suspirinhos (ver receita abaixo)
1 xícara de mirtilos silvestres
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1 colher de sopa de suco de limão

Como:

Num pote bata o creme de leite até formar um chantilly com pico médios, nem duros nem muito moles e reserve. Num outro pote, grande, misture o iogurte com o açúcar usando um fouet, ou uma colher de pau, até incorporar bem. Adicione então as gemas, o suco de limão e a baunilha e misture bem. Adicione a calda de mirtilos fria a mistura de iogurte e bata até incorporar totalmente. Adicione então o chantilly a mistura de iogurte e mirtilos, ao poucos, mexendo delicadamente com uma espátula para incorporar sem mexer demasiado a mistura para que não perca o volume.




Forre uma forma de pão ou bolo inglês com filme plástico. Coloque uma camada de creme de mirtilos, uma camada de suspiros e frutas, como a foto acima. Se preferir adicione mais suspiros e mais frutas.



Cubra a primeira camada de frutas e suspiros com uma segunda camada de creme de mirtilos, como na foto;




Adicione então uma segunda camada de suspiros e frutas e termine com uma terceira camada de creme. Cubra a forma com filme plástico e leve para o freezer. Deixe no freezer/congelador por pelo menos quatro horas, ou uma noite inteira.





Retire do freezer 15 minutos antes da hora de servir e deixe o semifrio amolecer um pouco para desenformar e cortar. Sirva com mirtilos e suspiros ou caldas, se preferir.
Rende 10 a 12 pedaços.




Calda de mirtilos

200 gramas de mirtilos frescos ou congelados
4 colheres de sopa de água
100 gramas de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão

Como:

Leve as frutas com a água, o açúcar e o suco de limão ao fogo médio numa panela de fundo grosso. Mexa até ferver e reduza o calor do fogo para baixo. Deixe ferver por cinco minutos, retire do fogo e deixe esfriar totalmente antes misturar ao creme.




Suspiros de baunilha

(Adaptado de receita da minha mamãe...)

2 claras (cerca de 50 gramas)
50 gramas de açúcar branco comum
50 gramas de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de extrato natural de baunilha

Como:

Com uma batedeira bata as claras em neve. Quando começarem a espumar adicione o açúcar branco comum, ao poucos, batendo sem parar bem até formar um suspiro brilhante. Adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha e usando uma espátula misture delicadamente para incorporar o segundo açúcar e a baunilha ao suspiro. Quando completamente incorporado transfira para um saco de confeiteiro e forme suspirinhos do tamanho que desejar em formas forradas com papel manteiga.

Asse os suspirinhos pequenino por 20 minutos a 100C, ou até que fiquem durinhos e resistentes ao toque, sem deixar que percam a cor branca. Os suspiros pequeninos assam bem rápido mas são bem delicados.



Eu assei esses por 12 minutos a 150C pois estava com pressa para usar os suspirinhos no semifrio e não me importei que alguns dos suspirinhos ficassem levemente rachados devido a temperatura mais alta. Para que todos os suspiros fiquem perfeitos, sem rachaduras, é necessário assar por tempo mais longo em temperatura bem baixa.

Rende 12 dúzias

Comentários

♥ mesa para 4 disse…
Ui que maravilha, a cor , o sabor...suspiros caseiros ai bom demais :)
Claudia Lima disse…
Claudia o visual ficou maravilhoso e é uma receita fácil de ser executada.
Tem carinha de sobremesa de final de semana.
Quando eu era criança a minha vó fazia um merengue tamanho gigante, numa forma de pudim, para mim. Nem preciso dizer que eu adorava!
Bjs :)
Gina disse…
A long time ago... fazia bastante suspiro. O segredo está mesmo na temperatura. Meu forno, como tem a mínima de 160°, acaba me obrigando a colocar uma colher e pau para deixar a porta semi-aberta...
Semifrio nunca fiz. Com o calor voltando, os gelados começam a atrair.
Glau disse…
Clauzinha, que coisa mais linda..

nao vejo a hora de ser aprovada sua temporada aqui em Bsb para eu experimentar estas delícias que vc faz.. pode preparar tudo aqui em casa pq vou adorar ter uma confeiteira de mão cheia e a sua cia. agradabilíssima por aqui.
bjos querida
Unknown disse…
Nunca fiz suspiros nem semifrio. Vou levar a receita para tentar fazer.

Amiga, vivo fazendo o doce de leite que peguei aqui no seu blog! É uma delícia!!


Grande beijo e até mais
Helena disse…
Que receita completa Claudia!
Até os suspiros fizeste,mas já nos habituaste assim....
Adorei a sugestão,nunca como suspiros simples,pois nao aprecio,mas misturados noutros doces ,costumam resultar muito bem e gosto.
Parece-me uma bela invenção!
Já cheirei as tuas amburanas,que aroma fantastico!
A Moira trouxe ao encontro de blogueiras.

Beijos e um bom domingo!
Isabel disse…
Cláudia,
adorei os suspirinhos lindos que você fez. Coisa mais perfeitinha!
Eu gosto muito desse blog de onde você retirou a receita e fiquei super interessada nesta nova rubrica de culinária. A sugestão é maravilhosa, assim como a sua.
Sou absolutamente fã de semifrio:)
Bjs
Elisabete disse…
Olá,
Fiquei a conhecer o seu Blog hj e amei. Esse semifrio está de morrer. Lindo e deve ser de uma sabor....
Levei sua receita comigo, vou tentar fazer e dps venho falar como correu.
Parabéns pelo blogue e pelas coisa marvilhosas q vc faz.
Adorei esta receita.. e todos os pormenores... simplesmente fantástica!!
beijocas (*.*)
Danieli disse…
Hum, essa receita parece ser muito boa. E é muito interessante. Aliás, todas as suas receitas de doces estão uma loucura. Vou estar sempre por aqui acompanhando. Beijos

Postagens mais visitadas