Mousse de maracujá com doce de leite em banho de chocolate ao leite



Eu sou uma pessoa bem visual, totalmente voyeur, do tipo que se deixa provocar totalmente só de olhar para as coisas. Eu não preciso ter, tocar, nem possuir, com a maior parte das coisas eu já fico feliz só de poder ver. Mas claro, quando o negócio é comida a coisa muda um pouco de figura e eu sou capaz de ficar com um prato na cabeça e não sossegar até provar. Mas eu imagino que essa deve ser uma característica de todo esse povo que faz blog de comida... A internet é ambiente totalmente propício ao voyeurismo, não? Meu desejo foi totalmente provocado por um semifrio mousse de maracujá publicado no blog Mesa para 4. A foto do doce me seduziu, o doce cortado estava irresistível, dava para ver as marquinhas da faca.Eu sempre acho receitas irresistíveis ali, simples e irresistíveis.




A receita do Mesa para 4 é inspirada numa receita publicada pelo portal português Sabor Intenso que até então eu nunca tinha ouvido falar e gostei de conhecer. Apesar do nome dado a receita ser semifrio eu acho que ele ficou mais uma mousse de maracujá. E como eu adicionei doce de leite no lugar de leite condensado eu rebatizei tudo. Abusada eu, não? Vocês nem imaginam. Além de não ter usado leite condensado eu também não usei gelatina de abacaxi. Eu tinhas dois saquinhos de gelatina de sabor maracujá que iam vencer pois vieram numa cesta básica que eu recebi no final do ano passado. É que eu recebo cesta básica pelo menos duas vezes ao ano... e me sinto a mais sortuda das mulheres por isso. Foi tudo muito fácil, fácil e gostoso. Per e as crianças amaram, principalmente com a calda de chocolate ao leite que complementou bem. Obrigada Mesoca.





Mousse de maracujá com doce de leite
Inspirada nessa belezura aqui

400 ml de suco de maracujá puro
500 ml de creme de leite fresco
200 gramas de doce de leite
250 ml de água fervendo
2 pacotes de gelatina de sabor maracujá (para 500 ml cada)

Como:

Ferva a água numa panela e dissolva aí os dois pacotes de gelatina, mexa bem para dissolver totalmente e deixe esfriar. Misture o doce de leite com o leite para dar uma leve amolecida no doce de leite. Com um fouet ou batedeira bata o creme de leite até formar um chantilly com picos médio-duros e reserve. Num pote grande misture o suco de maracujá ao doce de leite mexendo bem, com um fouet, até dissolver totalmente o doce de leite no suco de maracujá e formar uma mistura homogênea. Adicione a gelatina dissolvida e quase fria a mistura de suco e doce de leite e misture. Por fim adicione o creme batido aos poucos, mexendo com uma espátula para o creme não perder muito o volume, até incorporar totalmente o creme a mistura de maracujá. Distribua a mistura em potes, taças ou numa forma de pudim untada ou molhada.

Leve para gelar por 4 a 6 horas. Desenforme mergulhando o fundo da forma em água morna. Sirva com calda de chocolate ao leite.

Rende de 10 a 12 porções, dependendo do tamanho do pedaço.




Calda de chocolate ao leite


200 gramas de chocolate ao leite picado (usei com 40% de cacau)
200 ml de leite (usei desnatado)
2 colheres de sopa de cacau em pó

Numa panela de fundo grosso sobre fogo médio ferva o leite com o cacau. Quando ferver reduza o fogo e aos poucos adicione o chocolate picado mexendo bem para dissolver totalmente o chocolate e incorporar o chocolate derretido ao leite. Passe a mistura por uma peneira e sirva levemente quente com a mousse de maracujá.

Comentários

Abelha Maia disse…
Eu conheço a receita da Samma, a tua tb ficou espectacular com essas variantes.
bjss
Susana Gomes disse…
Cláudia, eu adorei ainda mais foi esse prato! :)
Que louça linda.
♥ mesa para 4 disse…
Obrigada eu, Cláudia :) os teus textos são sempre bonitos, e essa mousse ficou espantosa, adorei a tua adaptação, as tuas fotos e a tua loiça. Aquele abraço... para ti e para a tua familia tb :* :*
A combinação de maracujá com chocolate deve ter ficado uma delícia.
E essa loiça é linda.
Mais uma combinação para eu experimentar.
Um beijinho
Moira
Claudia Lima disse…
Esta combinação é perfeita por natureza! A Mousse ficou muito bonita, sem falar na calda.
Adoro o nome "semifrio". É tb muito charmoso.
Bjs :)
Verena disse…
Claudia, amo maracujá, chocolate e gelada, então....ai,ai,ai!
Amei!
Sobremesa perfeita!
Bjs!
Marly disse…
Claudia,
Cheguei aqui através do blog roll de outro blog, porque o nome do seu doce me despertou a curiosidade. Achei bem lindo esse mousse. Essa combinação de sabores também é criativa, parabéns!
Noémia disse…
Essa mousse está com um aspecto fantástico!
Sinceramente também comia um pratinho assim tão bonitinho, com ou sem molho! :)
Já tinha passado aqui..e hoje vim aqui ter novamente, adorei esta mousse :D.. vou passar por cá muitas mais vezes
( esse prato fez-me lembrar a infância..a casa da minha avó)
beijinhos (*.*)
Luciana disse…
Amo mousse de maracujá, nunca tinha visto assim feita com doce de leite, meu ex vício, e nem com essa consistência, ficou lindo demais, esse contraste do amarelo com o chocolate. Delícia.
Beijo
Filipa disse…
Adorei esta receita. Só de olhar já estou a provar. E as suas alterações parecem resultar na perfeição. Por vezes quando também me faltam ingredientes vou mudando umas coisinhas e no final ficam deliciosas. Vou experiemntar em breve. Beijinhos
Ana J. disse…
Excelente foto e a receita nem se fala... parece óptima!

Parabéns pelo blog!

Ana

Postagens mais visitadas