As ameixas contra atacam (final): Molho chinês agridoce de ameixas



Com a casa cheia de ameixas eu estava louca para fazer esta receita, um molho de ameixas típico da cozinha chinesa mas regularmente feito com ameixas diferentes. A maioria das receitas que eu encontrei pedia uma compota de ameixas ou ameixas em conserva mas eu fiz o doce do zero e segui uma receita de molho de ameixas agridoce de um site de conservas. Eu fiz metade da receita e dei uma adaptada no conteúdo já que não inclui nem coentro, nem cravo, pois estes dois eu só uso quando é absolutamente necessário. No meio do caminho eu percebi que a receita estava muito azeda e pouco doce e dobrei a quantidade de açúcar.



Comecei usando meia xícara de açúcar para uma receita com 4 copos de fruta, mas acabei adicionando mais e usando um copo e meio de açúcar. Apesar da adição extra de açúcar o resultado não ficou muito doce e as ameixas que eu usei estavam doces. O molho ficou um maravilhoso ketchup caseiro de ameixas, pouco doce e com um sabor bem frutado. Usei dois dentes de alho e uma colher de sopa de pimenta vermelha em pó e esses sabores ficaram bem marcantes. A canela e o limão também percebe-se bem, mas o gengibre, apesar de fresco, foi pouco. Eu não posso esperar para fazer uma carne de porco assada este final de semana e usar meu molho. Talvez eu faça uns rolinhos primavera de forno que eu amo e não faço há tempos. A receita rendeu dois potões de molho de ameixas e eu congelei uma parte. Per e eu vamos nos jogar no segundo pote de molho esta semana pois o frescor desta delícia é irresistível. Que venham as carnes que nós temos o molho...



Molho agridoce de ameixas

4 copos (cerca de 800 gramas) de ameixas sem caroço (se preferir retire pele)
125 ml de água
1 copo e 1/2 de açúcar cristal
125 ml de vinagre japonês de arroz
1 cebola roxa pequena ralada
2 dentes de alho ralado
2 colheres de sopa cheias de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de pimenta vermelha em pó (use a gosto)
1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
Raspas de meio limão amarelo ou verde (use o que preferir)
Suco de meio limão (cerca de duas colheres de sopa)
1 colher de chá de canela em pó


Como:

Numa panela de fundo grosso coloque as ameixas, a água, o açúcar, o vinagre, a cebola, o gengibre e o alho e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até as frutas ficarem ficar bem macias, cerca de 10 minutos. Passe a mistura por um processador ou liquidificador para formar um molho bem fino. Devolva tudo à panela e adicione o suco e as raspas de limão, a canela, a pimenta, o shoyu e, se precisar, mais açúcar e mexa até ferver. Prove para checar que o sabor está no seu gosto e, se precisar, adicione mais especiarias como pimenta, açúcar ou sal. Mexa até que a mistura engrosse um pouco mais. Quando estiver no ponto retire do fogo e deixe esfriar antes de usar. Se for guardar transfira para potes esterilizados.


Comentários

Gina disse…
Cláudia, fico aqui imaginando o sabor desse "ameichup".
Acho que a carne de porco é a ideal para esse molho.
Outro dia fiz um agridoce de damasco, meu Deus! Definitivamente, sou fã de agridoces.
Bjs.
Sarah disse…
Cláudia, perfeito esse molho hein!? Adoro sabores agridoces!

Bjo
Claudia Lima disse…
Claudia eu já comi um Molho de Ameixas num restaurante chinês, mas não me recordo do sabor.
Este ficou com uma cor espetacular e certamente vai ficar ótimo com carnes.
Bjs :)
Carolina Andrade disse…
Oi Clau, tem sempre um vidrinho com molho agridoce na minha geladeira, faço pro meu pai que adora, ela come com tudo. Agora, com ameixas é novidade, gostei. Grande beijo
Cininha disse…
Adoraria provar esse molhinho, adoro esse tipo de combinação agri-doce, ficou com uma cor fantástica ;-)
Cláudia Marques disse…
Cláudia,
desconhecia totalmente esse molho de ameixas, apesar de até ir frequentemente ao restaurante chinês, mas acho que peço quase sempre o mesmo prato... :)

a aparência está muitíssimo sugestiva!! o sabor só posso imaginar.

bjs
Noémia disse…
Esse molho ficou bem apetitoso!
Estou a imaginar os petiscos do fim de semana, como vão ficar saborosos com esse reforço de sabor! :)
Claudia disse…
Gina,

de damasco deve ficar um espetáculo, combina totalmente com o agridoce e fica com a cor amarela linda.

Sarinha,

Se você gosta de agridoces vai gostar deste, dá para usar a fruta que quiser.

Clauzinha,

Nem todos os molhos de ameixas são assim como o meu, este ficou mais agridoce do que o moho chinês tradicional que é mais apimentado e amarelado. Este ficou mesmo um primo agridoce do ketchup.

Carol,

Ficou super bom, fresco e mais temperado do que o agridoce chinês normal que é feito com tomates. Acho que eu coloquei alho demais. Mas eu gostei muito.

Alcina,

A cor é linda mesmo, um vermelho tão escuro e profundo e o perfume é um arraso de bom. Mas pede uns pastéis ou uns enrolados de carne para mergulhar no molho.

Cláudia,

O molho de ameixas é bem fácil de achar em lojas orientais mas é amarelado, feito com outras ameixas e mais apimentado do que o meu e menos agridoce. É bom mesmo.

Noémia,

Não vou fazer nada demais no final de semana, mas como tenho porco congelado vou descongelar e assar e fazer ainda uns enroladinhos primavera.

Beijos,

C.

,
Isabel disse…
Cláudia
o que eu mais gosto na cozinha chinesa é essa mistura de doce e salgado. Adoro molhos agridoces com carne, ai que maravilha!
Esse teu molho ficou com uma cor linda. Sejam felizes a comê-lo :)
Bjs
Adorei essa ideia, para o ano quando voltar a ter ameixas com fartura acho que vou experimentar.
Beijo
angela disse…
tambem gosto muito de agridoce são perfeitos para as carnes. a cor deste molho ficou maravilhosa. bjs
Gina disse…
Acabei de colher, numa amoreira de rua, mais de 600g de futas. Considerando-se que é pequena, fiquei lá um bom tempo... Lembrei de você colhendo as frutas por aí.
Bom final de semana!
Luciana disse…
A cor ficou uma maravilha, então já imagino que deve ser delicioso.
Bom final de semana!
Talita disse…
É muito dificil pra mim, dizer qual é minha fruta preferida. Eu diria ameixa, se o melão, uva, abacaxi, tomate, maçã pêra... deixassem. =)

Postagens mais visitadas