As ameixas contra atacam (final): Molho chinês agridoce de ameixas
Com a casa cheia de ameixas eu estava louca para fazer esta receita, um molho de ameixas típico da cozinha chinesa mas regularmente feito com ameixas diferentes. A maioria das receitas que eu encontrei pedia uma compota de ameixas ou ameixas em conserva mas eu fiz o doce do zero e segui uma receita de molho de ameixas agridoce de um site de conservas. Eu fiz metade da receita e dei uma adaptada no conteúdo já que não inclui nem coentro, nem cravo, pois estes dois eu só uso quando é absolutamente necessário. No meio do caminho eu percebi que a receita estava muito azeda e pouco doce e dobrei a quantidade de açúcar.
Comecei usando meia xícara de açúcar para uma receita com 4 copos de fruta, mas acabei adicionando mais e usando um copo e meio de açúcar. Apesar da adição extra de açúcar o resultado não ficou muito doce e as ameixas que eu usei estavam doces. O molho ficou um maravilhoso ketchup caseiro de ameixas, pouco doce e com um sabor bem frutado. Usei dois dentes de alho e uma colher de sopa de pimenta vermelha em pó e esses sabores ficaram bem marcantes. A canela e o limão também percebe-se bem, mas o gengibre, apesar de fresco, foi pouco. Eu não posso esperar para fazer uma carne de porco assada este final de semana e usar meu molho. Talvez eu faça uns rolinhos primavera de forno que eu amo e não faço há tempos. A receita rendeu dois potões de molho de ameixas e eu congelei uma parte. Per e eu vamos nos jogar no segundo pote de molho esta semana pois o frescor desta delícia é irresistível. Que venham as carnes que nós temos o molho...
Molho agridoce de ameixas
4 copos (cerca de 800 gramas) de ameixas sem caroço (se preferir retire pele)
125 ml de água
1 copo e 1/2 de açúcar cristal
125 ml de vinagre japonês de arroz
1 cebola roxa pequena ralada
2 dentes de alho ralado
2 colheres de sopa cheias de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de pimenta vermelha em pó (use a gosto)
1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
Raspas de meio limão amarelo ou verde (use o que preferir)
Suco de meio limão (cerca de duas colheres de sopa)
1 colher de chá de canela em pó
Como:
Numa panela de fundo grosso coloque as ameixas, a água, o açúcar, o vinagre, a cebola, o gengibre e o alho e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até as frutas ficarem ficar bem macias, cerca de 10 minutos. Passe a mistura por um processador ou liquidificador para formar um molho bem fino. Devolva tudo à panela e adicione o suco e as raspas de limão, a canela, a pimenta, o shoyu e, se precisar, mais açúcar e mexa até ferver. Prove para checar que o sabor está no seu gosto e, se precisar, adicione mais especiarias como pimenta, açúcar ou sal. Mexa até que a mistura engrosse um pouco mais. Quando estiver no ponto retire do fogo e deixe esfriar antes de usar. Se for guardar transfira para potes esterilizados.
Comentários
Acho que a carne de porco é a ideal para esse molho.
Outro dia fiz um agridoce de damasco, meu Deus! Definitivamente, sou fã de agridoces.
Bjs.
Bjo
Este ficou com uma cor espetacular e certamente vai ficar ótimo com carnes.
Bjs :)
desconhecia totalmente esse molho de ameixas, apesar de até ir frequentemente ao restaurante chinês, mas acho que peço quase sempre o mesmo prato... :)
a aparência está muitíssimo sugestiva!! o sabor só posso imaginar.
bjs
Estou a imaginar os petiscos do fim de semana, como vão ficar saborosos com esse reforço de sabor! :)
de damasco deve ficar um espetáculo, combina totalmente com o agridoce e fica com a cor amarela linda.
Sarinha,
Se você gosta de agridoces vai gostar deste, dá para usar a fruta que quiser.
Clauzinha,
Nem todos os molhos de ameixas são assim como o meu, este ficou mais agridoce do que o moho chinês tradicional que é mais apimentado e amarelado. Este ficou mesmo um primo agridoce do ketchup.
Carol,
Ficou super bom, fresco e mais temperado do que o agridoce chinês normal que é feito com tomates. Acho que eu coloquei alho demais. Mas eu gostei muito.
Alcina,
A cor é linda mesmo, um vermelho tão escuro e profundo e o perfume é um arraso de bom. Mas pede uns pastéis ou uns enrolados de carne para mergulhar no molho.
Cláudia,
O molho de ameixas é bem fácil de achar em lojas orientais mas é amarelado, feito com outras ameixas e mais apimentado do que o meu e menos agridoce. É bom mesmo.
Noémia,
Não vou fazer nada demais no final de semana, mas como tenho porco congelado vou descongelar e assar e fazer ainda uns enroladinhos primavera.
Beijos,
C.
,
o que eu mais gosto na cozinha chinesa é essa mistura de doce e salgado. Adoro molhos agridoces com carne, ai que maravilha!
Esse teu molho ficou com uma cor linda. Sejam felizes a comê-lo :)
Bjs
Beijo
Bom final de semana!
Bom final de semana!