A aventura das ameixas (1): bolo de iogurte e ameixas amarelas


Aquelas ameixas amarelas lindas que Per colheu na ameixeira do vizinho estavam uma maravilha, super doces e nada, nada, azedas. Como estavam muito maduras eu resolvi fazer um bacião de geléia e separei as mais verdes para fazer um bolo. Ainda sobrou frutas para as crianças comerem, mas eles estão fissurados nas ameixinhas roxas que colhemos nas nossas ameixeiras pois elas estão muito doces. Estela chegou a dizer que eram as melhores ameixas que ela já comeu na vida.



Ainda vou botar as minhas mãos nas ameixinhas, mas ainda não comecei a fazer nada com elas, estão sendo devoradas no dia-a-dia, lentamente. Fiz então um bolo com as ameixas amarelas, eu adoro bolo de ameixas e já publiquei uma cuca de ameixas roxas que eu amo. Hoje eu fiz um bolo invertido com iogurte que ficou um sonho. Quando Per chegou do trabalho o bolo estava saindo do forno e nós sentamos para tomar café e comer o bolo. Ele confessou que poderia comer inteiro e comeu de cara dois pedaços. O bolo é bem leve e fácil de comer demais...



Eu adoro bolos assados em formas de pão, tipo bolo inglês, mas é uma droga para fotografar e além de tudo estes pratos cor de rosa que ficam péssimos em fotos... Enfim, o bolo ficou uma belezinha, eu amei. E sabe uma coisa que eu gosto em bolinhos retangulares e quadrados? As esquininhas dos bolos, douradinhas, amassadinhas e macias, eu amo...




Bolo de iogurte e ameixas amarelas


100 ml de iogurte natural em temperatura ambiente
1 copo de 200 ml de açúcar
2 ovos em temperatura ambiente
1 e 1/2 copo de farinha de trigo
4 colheres de manteiga derretida, ou óleo de girassol
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de licor de ameixas (opcional) se preferir adicione uma colher de chá de extrato puro de baunilha
Cerca de 12 ameixas amarelas cortas aos meio e sem caroço



Como:

Aqueça o forno a 180C. Num pote misture iogurte, açúcar e os ovos. Adicione a farinha e o fermento e misture para incorporar. Adicione a manteiga, ou o óleo e o extrato de baunilha ou licor e misture mais um pouco. Unte uma forma quadrada, ou uma forma de pão com manteiga e salpique bastante açúcar. Coloque uma camada de ameixas sobre o açúcar e salpique um pouco mais de açúcar sobre as frutas.

Distribua a massa sobre a camada de ameixas e asse por 30 a 40 minutos ou até que enfiando um palito saia seco. Retire do forno e deixe assentar um pouco, cerca de 5 a 10 minutos, antes de desenformar. Desenforme e sirva morno, ou frio. Eu prefiro morninho...

Rende 8 porçoes.


Comentários

Claudia Lima disse…
Adoro Bolo de Iougurte e com estas ameixas deve ter ficado um primor!
Eu gostei muito do prato cor-de-rosa!
Bjs :)
Unknown disse…
Estou fazendo um pudim de leite com gotas de maracujá e adivinhe de quem eu lembre? De você! Na verdade quando vou fazer algum doce/sobremesa, lembro sempre das suas deliciosas receitas.
Eu já vi ameixa "branca", mas ainda não experimentei.
Adoro a umidade do bolo de iogurte!

Beijos
Claudia disse…
Clauzinha,

Ficou ótimo com ameixas, eu adoro esta fruta. E o prato é lindo mas fotografa mal para caramba. Bj.

Ana,

Que bom que você lembra de mim, come por mim, sentindo aquela alegria de poder aproveitar as frutas maravilhosas que nascem no Brasil. Bj,

C.
Margarete disse…
Claúdia, este bolo está com uma aparência DELICIOSA! Adorei seu blog. O que me chamou atenção é que vc.mora no mesmo país que a minha melhor amiga...Este mundo é pequeno...Bjs.
K disse…
Me diz uma coisa: essas ameixas são as nêsperas?
Claudia disse…
Margarete,


Obrigada. E põe pequeno nisso, o mundo é um ovo! Abs.


Dona do Mundo,

Não, as ameixas amarelas não são nêsperas, apesar das nêsperas serem chamadas de ameixas amarelas em alguns Estados do Brasil. As nêsperas são as Eriobotrya japonica da família das rosaceas e as ameixas amarelas são da grupo das ameixas, os Prunus, e as amarelas são tanto Yellowgage, do grupo das Greengage. Elas são conhecidas em Portugal como ameixas Rainha Cláudia...
Abs,


C.
Tânia disse…
A aparência deste bolo me convenceu a sair em busca de ameixas amarelas (a safra das ameixas está começando por aqui!!).
Ficou lindo..
Parabéns
Sarah disse…
Que lindo, Cláudia!

Bjos
Cláudia,
Esse bolo está uma perdição. Quando eu estudei na Alemanha eles tinham um bolo com ameixas vermelhas que eu adorava, nunca mais comi.
Essa ameixa amarela por cá não tem nenhum nome especial, as rainhas cláudias são amarelas por dentro e de casca esverdeada por fora, também dão pelo nome de ameixas de Elvas, porque nessa localidade alentejana fazem ameixas rainhas cláudias em conserva e também cristalizadas que acompanham com Sericaia, um doce que você também deve gostar.
Beijos
Moira
Luciana disse…
Claudia, babei com esse seu bolo, isso deve ter ficado uma delicia.
Sabe que também gosto mais dos bolos retangulares? Acho que tem um sabor especial, vai saber ou entender.
Não sou muito de fazer bolos, mas se eu encontrar as ameixas vou fazer esse, até porque não fica muito grande, mas ficou lindo demais.
Beijo
moranguita disse…
uma boa versao do bolo de iogurte gostei muito.
beijinhos

Postagens mais visitadas