A sustentável leveza de uma mousse de chocolate



É fácil perceber que eu amo mousse de chocolate. É um dos doces que eu como sem enjoar, mas evito fazer pois é muito calórica e quando eu faço eu como mesmo, não resisto. Mas eu achei uma receita fantástica: mousse de chocolate sem manteiga e sem creme de leite, tudo o que eu queria para fazer o meu verão mais feliz.

A receita de mousse de chocolate que eu uso regularmente é uma receita da minha mãe, a mesma que ela fazia quando eu era criança e que todos lá em casa são apaixonados. Como a receita da minha mãe é fantástica eu nunca fui atrás de uma receita diferente. A mousse da mama é uma receita francesa tradicional: i.e. cheia de ovos crus e com muita, mas muita manteiga mesmo.



Faz tempo que eu queria achar uma receita de mousse de chocolate que fosse mais leve. Mas queria uma receita com sabor parecido com aquele da mousse da minha mãe mas que, ao mesmo tempo, fosse mais leve. E foi então que, lá pelas tantas, eu achei uma receita fantástica no blog sooishi que por sinal é uma delicinha de blog. A receita do Sooishi é do Pierre Hermé, aquele francês tão simpático e reverenciado, e parece que consta do livro Larousse das Sobremesas que, ao que parece, está esgotado.



A mousse de PH é muito boa, um achado mesmo. Leve e ainda pode ficar mais leve se você, como eu, usar leite desnatado ou leite de soja ou arroz no lugar do leite integral da receita. O chocolate já tem gordura suficiente para "segurar o tchan" da mousse em si (surtei no português agora, eu sei). Leva ovos crus, mas também, vamos combinar, mousse sem ovos crus não é mousse (eu sou feita de ovos crus). Mas o sabor da mousse perde um pouco de maciez sem a manteiga. O aerado permanece já que são as claras que promovem o ambiente espumadinho. A pouca quantidade de açúcar melhora o sabor pois deixa mais espaço para o sabor do chocolate amargo. Eu aprovei totalmente a receita e vai virar oficial. Imagino que qualquer pessoa que goste de mousse de chocolate pouco doce vai aprovar. O fato de não levar nem manteiga, nem creme de leite faz esta receita ser irresistível, quem resiste a uma mousse quase sem gordura?



Mousse de Chocolate

170 gramas de chocolate amargo (usei 70%)
80 gramas (cerca de 100ml) de leite integral (usei desnatado)
1 gema
4 claras grandes (usei cinco pequenas)
2 colheres de sopa de açúcar
pitada de sal

Como:

Com uma faca pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque num pote. Ferva o leite e derrame sobre o chocolate picado. Mexa com uma colher de pau, ou espátula de silicone, para incorporar e deixe esfriar. Enquanto você deixe a mistura esfriando bata as claras com uma pitada de sal. Quando as claras começarem a endurecer adicione o açúcar e bata até ficarem bem duras e brilhantes. Adicione então a gema à mistura de chocolate e leite já quase fria e bata para incorporar. Por dim adicione as claras em neve e mexa com toda a delicadeza possível para que a mistura mantenha-se aerada. Adicione as claras em duas partes e mexa suavemente. Quando a mistura de chocolate já não exibir mais nenhum pedaço branco de claras divida a mousse em potinhos e leve para gelar. Deixe a mousse na geladeira por duas ou tres horas antes de servir.

Rende seis potinhos (eu usei xícaras pequenas e rendeu sete).

Receita de Pierre Hermé do livro Larousse das Sobremesas publicada no blog sooishi.




Por aqui o calor continua a todo vapor e a vida não poderia estar melhor. Temperaturas entre 25C e 30C todos os dias, sol a pino e muito tempo livre para brincar e nadar. As crianças se acabando na praia, o tempo todo no mar que parece uma piscina. Com os dias intermináveis vamos a praia na parte da tarde, quando a maré começa a subir na praia, e ficamos por lá até quase oito horas da noite. A luz no final de praia é linda e eu fiz as fotos abaixo entre 19:00 e 20:00 da noite quando a maré está bem alta...

Comentários

Unknown disse…
Oi minha queridinha c essas receitas maravilhosas dá até medo de engordar! mas p naum passar raiva vou fazer umas raivinhas q acredito serem um antidoto p qquer tristeza! sAUDADES BEIJOS DA FE. Adorei as fotos da praia.Q bom poder ficar curtindo um calorzinho até mais tarde
Minha receita de mousse de chocolate é aquela de ovos crus como o da sua mãe.
Um E S C Â N D A L O por sinal, mas com tanta reportagem sobre ovos e não há faço há um bom tempo. Vou anotar a sua e fazer.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/
Acredite.
Depois de ler TODO o seu blog posso afirmar duas coisas.
1º- quando for para a Noruega não posso te visitar, pois sou boa de garfo é com muitas curvas no meu corpo. rs rs rs
2ª - logo logo vou comprar um livro escrito por você com o seguinte nome:
"Volta ao mundo em 180 receitas".
Menina eu não sei se gostei mais das receitas o do modo como escreve. Só para você ter uma idéia parei para olhar se tinha recado no meu blog e achei a receita de mousse. Detalhe...aqui são 02:15 da manhã e eu estou acordada deste 6:15 da manhã(de ontem). Você escreve super bem, parabéns!!!
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/
Claudia disse…
Fernandinha,

querida, que saudades de você. Sabe que o melhor é fazer os dois no mesmo dia e passar as raivinhas na mousse. Fazer raivinhas recheadas de mousse. Arrasa quarteirão, ou melhor, arrasa cinturinhas. Beijos.


Ana,

Nossa, você conseguiu ler minha loucura toda? Obrigada pelos elogios, esse é um blog super pessoal e fico muito feliz em saber que você gostou.

Mas sabe que a mousse do PH também leva cinco ovos crus. Mas ovos crus não me iram a fome. A salmonella está pela aí mas eu nunca conheci ninguém que tivesse tido problema. Até lá, eu tô bancando... Beijos e obrigada pela visita.

Claudia
Ana disse…
Q. receita boa!!!!Sempre deixei de fazer por ter mta manteiga e ovos...,essa eu vou experimentar.
Obrigada por dividí-la,parabéns pelo blog!
Ótimo fim de semana.


Ana.
Claudia Lima disse…
WOW! Esta receita realmente vale a pena tentar.
A receita que eu tenho é gostosa, mas leva até leite condensado, uma coisa da qual fujo o mais que posso.
Eu vou experimentar com certeza. Vale a pena investir num bom chocolate. Vou ver se compro um Lindt 70% para fazer.
Nós gostamos do Mousse de Chocolate bem pouco doce, a fim de saborearmos o gostinho do chocolate.
Aqui o calor está pegando. Hoje é feriado!
Bjs :)
Luciana disse…
Cláudia, esse mousse ficou muito fofo, em todos os sentidos. Também adoro mousse de chocolate, e amo suas fotos.
Aqui está um calor danado também, mas hoje na praia tinha um ventinho, foi super agradável,nem vi as horas passarem.
Estou seguindo seu exemplo e tomando sol todo dia, produzindo muita vitamina D pra enfrentar o inverno.
Beijo
Mari disse…
Nossa Claudinha, essas fotos estão sem exceção, perfeitas... amei demais da conta!!!
A receita parece mesmo arrasadora... talvez eu tente aqui mesmo na casa da minha mãe!!
Super beijo

Mari
Talita disse…
Que delícia de mousse! Estou feliz por ter achado seu blog, muito caprichado. Adicionei à minha lista de blogs preferidos, espero que não se importe.
Verena disse…
Claudia, amei a idéia da mousse sem tanta culpa (leia-se calorias e possíveis artérias entupidas...)! E com sabor de chocolate, quase com a aquela lá de casa???? Vai para a conta, já!
Beijos!
Olá Cláudia!

Esta receita é sem dúvida fantástica!!...
Eu já a experimentei várias vezes e foi a primeira receita publicada no meu blog!
Entrentanto com as minhas remodelações, voltei a publicá-la em Outubro e aí permance com o seu maravilhoso sabor a chocolate!

Pasteleiros como o Piérre Hérme, há poucos no mundo! Viva a sua mousse!

Beijo!
Cininha disse…
Esta é uma receitinha excelente para o maridão que me torra a paciencia- Não metas manteiga _ não metas natas!!! hehe
Adorei, eu se puder também procuro receitas com menos gordura, porque para além de nos alargarem a figura encolhem as nossas artérias!!
bjs
Cláudia Marques disse…
Claudia,

que linda a mousse, que linda a loiça, tudo um mimo! Lindas fotos.

O que acho incrível é que aí o verão está com + força do que aqui nesta ponta da Europa, onde por esta altura costuma estar um calor danado. Mas eu não me queixo, para mim 25 graus está óptimo!

bjs
Cláudia,
Na família a maior fã de mousse de chocolate é a minha sobrinha, mas tal como tu a minha mousse é como a das mães e avós cheia de ovo e muita manteiga, agora tenho que experimentar essa, pois o aspecto é muito bom. No entanto fiquei com uma dúvida, onde é que entra a gema do ovo? Você menciona-a nos ingredientes mas depois não entra na explicação da receita.
Beijocas
Anônimo disse…
Pode usar Nescau ao invés de barra de chocolate ?
Anônimo disse…
Pode usar Nescau ao invés de barra de chocolate ?

Postagens mais visitadas