A flor mais poderosa do meu jardim



A primavera está chegando ao fim e o verão parece que deixa de ser uma teoria e começa a dar sinais de que não esqueceu da gente aqui. O sol aos pontos se firma e já são tres dias sem chuva. Como sempre as peonies são as últimas a abrir, antes das rosas claro, que inundam o jardim quando já não há mais flores. A peony é uma flor linda, algumas espécies de peonies estão entre as flores mais lindas do mundo na minha opinião. Mas nem todas. A maior parte das peonies gosta de ficar coberta de neve durante o inverno pois elas precisam hibernar para ganhar força na primavera. Eu amo as minhas peonies que já sofreram muito aqui em casa. As peonies aqui de casa vieram junto com a casa. Mudamos para esta casa durante o inverno e o jardim estava já meio morto. Vimos um canteirinho cercado de arame e imaginamos que ali havia algo interessante. No verão seguinte elas abriram radiantes. Um grande jardim de peonies vermelhas a Paeonia officinalis também conhecida como rubra plena.



Um belo dia decidimos que o local onde elas estavam não era dos melhores pois pegava sol apenas pela manhã já que durante a tarde ficavam a sombra dos imensos arbustos de spireas. Decidimos então dividir as raízes (seguinte os procedimentos da jardinagem) e plantamos uma parte das batatas no outro lado do jardim onde o sol é mais intenso. No primeiro ano depois da mudança a peony transplantada sofreu mais floresceu só com folhas, o que é normal. No segundo ano uma tragédia: nosso vizinho, cuja casa fica atrás do arbusto de spireas diante do qual foi transplantada parte das peonies, decidiu impermeabilizar as paredes do subsolo da casa deles e cavou pesado ao redor da casa com máquinas destruidoras que removeram grande parte da imensa cerca verde de spireas que separava as casas e devastaram o canteirinho transplantado de peonies. Foi de um dia para o outro, o sujeito que usou a escavadeira fez a destruição por conta própria enquanto todos estavam no trabalho e criou o maior mal estar do mundo. Depois de muita reclamação a empresa pagou uma indenização...



Mas quando chegamos e vimos a destruição teve início a operação salvamento e rapidamente retiramos as batatas que continuavam na terra e as transplantamos mais uma vez, fora de época, de volta ao local onde estavam anteriormente, onde permanecia a outra metade das raízes das peonies. Peonies não gostam de muitas mudanças, precisam se acostumar com o solo para florir bem e além disso gostam de muito sol, quanto mais sol melhor. Lentamente nossas peonies se recuperam de tantas mudanças e as muitas folhagens que florescem todos os anos começam a produzir mais flores a cada ano. Mas elas permanecem ameaçadas. É que aquele arbusto maravilhoso de spireas, que eu tanto amo, cresceu demais e praticamente cobriu metade do canteiro de peonies, o que significa que vai ter que haver poda ou as peonies terão que ser removidas mais uma vez.



A peony que eu tenho aqui em casa é chamada de peony européia. Os chineses são tarados por peonies e há centenas de anos são os maiores divulgadores dessas flores que ilustram pinturas, porcelanas, bordados e todos os tipos de arte chinesa. As peonies meio que fecham a primavera aqui em casa pois são as últimas a abrir. Flores agora só as rosas que florescem no verão e já começaram a mostrar os primeiros botões. As rosas vão florir direto até começarem as geadas de outubro. É o gelo que vai acabar com elas.



Mas o que nós não podemos mais esperar é pela hora de colher as frutas domésticas. Framboesas, morangos, groselhas, maças, cerejas e ameixas estão crescendo lindamente. As maças ainda não tem futuro aqui em casa, é que não podemos deixar as frutas crescendo demais pois as duas macieiras ainda são bem pequenas e ficam tão carregadas de maças que ameaçam os pequenos galhos. Além do peso, o crescimento das frutas demandam muita energia da árvore que deixa de crescer para produzir as frutas. Precisamos remover as maçazinhas, mesmo diante da tristeza das crianças para que a árvore cresça mais rápido.

Hoje foi dia de praia e não deu para acabar as postagens engatilhadas. Quem sabe amanhã.

Comentários

Gina disse…
Fico aqui viajando na imagem das suas flores, na descrição das fruteiras e confirmando as maravilhas que estão à nossa disposição. Só isso já compensa tantas coisas de nosso dia a dia.
Bjs.
Claudia Lima disse…
Eu nunca vi esta flor ai vivo, mas certamente é deslumbrante. A cor, então, nem se fale. É encantadora!
Que beleza que vcs podem contar com todas estas frutas em casa.
Estas frutinhas silvestres aqui são super caras.
Este ano foi a primeira vez que vi groselhas no mercado. Fiquei encantada, louca para provar. Imagino que sejam bem azedinhas.
Ficam lindas na decoração de pratos tb.
Aqui o verão está castigando, o que alivia um pouco são as chuvas quase que diárias.
Aproveitem!
Bjs :)
Nina disse…
Poxa!

Faz tempo que não comento!
Mas estou sempre por aqui! Amo seus posts (o da Pororoca estava ótimo), viajo nas suas receitas!

E agora estas flores, lindas!
Como tudo o que vc toca, né?

bjo!
Luciana disse…
Claudia, que maravilha, frutas, flores, ...
Adoro essa flor, linda demais. Agora com suas explicacões me animei em colocar umas no jardim, mas como não tenho espaco vou ver se coloco em vaso. Elas são lindas, fechadas, abertas, um show.
Apaixonante.
Beijo
Isabel disse…
As peónias são lindíssimas. Também adoro. Finalmente o verão chegou aí, que delícia, já dá para uma prainha e tudo! Feliz verão para vocês!
Sarah disse…
Claudia, que lindaaaaaaaaaaaa!!! Seu jardim é fantastico!!!
Bjos
Victória disse…
Lindas flores!!! Que privilégio ter um jardim tão lindo...
Verão por aí e aqui neste outro hemisfério um friozinho e uma chuva inesperada....
Bom verão para vocês!
Bjos
Noémia disse…
As suas peónias são lindíssimas. Muito mais bonitas do que as minhas ...que são rosa. Realmente tem que as tratar com cuidado que elas merecem bem!:)
Cláudia, suas peónias são lindas, têm uma cor fantástica. Se parecem um pouco com as dálias, serão da mesma família?
Quando puder tire uma foto com folhagem das groselhas e das framboesas, tenho umas plantinhas que nasceram num vaso na minha varanda, no ano passado joguei no vaso umas groselhas bolorentas e umas groselhas secas, agora que nasceu a plantinha não sei qualqu das duas nasceu, sei que tenho 5 plantinhas iguais, embora só uma pareça estar a dar-se bem, pois cresce a olhos vistos.
Bjs e boa colheita
Moira
Cininha disse…
Que lindas essas flores, uma cor fantástica.
Já vi que não sou só eu que passo horas com a máquina atraz das flores e bichinhos :-)
Mari disse…
Claudinha, que flores fantásticas!!! Sou apaixonada pelas tuas fotos.. uma mais perfeita que a outra.
E que bênção estar sempre rodeada de flores tão lindas... que delicia!!
Super beijo,

Mari
Ventoemprosa disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas