Bolo de banana com pedaços de chocolate



Uma amiga americana muito querida, expatriada como eu, costuma fazer este bolo de banana na casa dela. Desde que provei-o pela primeira vez decidi adotar e passei a fazer quando há bananas sobrando em casa. Além disso virou uma espécie de clássico nas festas da escola das crianças. Banana e chocolate, tem coisa melhor? Minha amiga adiciona nozes de diversos tipos à massa, eu adiciono apenas pedacinhos de chocolate. Na escola das crianças a paranóia em relação as alergias a nozes é impressionante. Todo mundo parece ser alérgico e na escola não se deve levar nada com nozes (i.e.: avelãs, nozes, castanhas, amendoas e o inimigo: amendoim). Mas você pode adicionar o que desejar. Chocolate de todas as cores, qualquer tipo de noz, uva passa de todas as cores ou o tipo de frutas secas que preferir. Ainda dá para adicionar coco seco que também fica legal. Por influencia de uma receita de biscoito que fiz algumas vezes percebi que fica bom com a adição de coco seco à massa.



Bolo de banana com pedaços de chocolate

Receita da minha amiga Sarah...

(copo de 250ml)

60 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo de açúcar
2 ovos grandes
4 bananas maduras amassadas (usei 3 bananas d'água grandes)
250 ml de creme azedo (aí é que está, se não tiver creme azedo use iogurte, kefir, cultura, coalhada, creme de leite, leite ou água mesmo)
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
uma boa pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
100 gramas de chocolate ao leite ou chocolate amargo picado (dessa vez eu usei um pouco de cada um dos tipos de chocolate)




Como:

Aqueça o forno a 180C. Unte um forma média do formato que preferir com manteiga e salpique farinha. Se prefeir forre 24 forminhas de muffin ou empada com forminhas de papel.

Bata bem manteiga e açúcar. Adicione os ovos e bata mais um pouco até formar um creme bem clarinho. Adicione as bananas amassadas e bata até incorporar. Misture farinha, sal e fermento e adicione um copo de farinha. Adicione então o copo de creme (ou leite) e por fim adicione o segundo copo de farinha. Adicione a baunilha e mexa para incorporar. Adicione os chocolates ou frutas secas, um de cada vez e mexa com uma colher de pau para incorporar.

Transfira a massa para a forma ou divida-a nas forminhas de papel sem encher mais do 3/4 da forma. Eu encho apenas metade pois gosto de bolinhos mais baixinhos e por isso rende uns dois bolinhos a mais.

Rende 24 bolinhos ou uma forma retangular média.



Cobertura de chocolate

200 gramas de chocolate ao leite (usei com 37% de cacau) ou o chocolate que preferir
4 colheres de sopa de manteiga (usei com sal)

Derreta em banho maria sem deixar o chocolate ferver. Retire do fogo e cubra o bolo já frio. Deixe endurecer levemente antes de cortar.




Obs. Eu fiz um tabuleiro grande raso e sobrou massa para estes quatro bolinhos que aparecem nas fotos. O bolo grande eu decorei com açúcar de baunilha, cortei em quadradinhos e servi em outra ocasião.

Comentários

Helena disse…
Olá Claudia
Adorei a versão mini.Costumo fazer mas com os frutos secos,um dia destes vou experimentar com chocolate...
Bom domingo!
Cláudia Marques disse…
Olá Cláudia

já fiz vários bolos de banana, e gostei sempre do resultado.
Mas não me lembro de ter feito tb com chocolate, não sei porquê...

a semana passada a minha irmã comprou uma tablete de chocolate com recheio de banana, beeeem, que delícia. É uma dupla que não falha!
Bjs
Claudia Lima disse…
Ficaram lindos em tamanho mini! As forminhas tem um formato super delicado.
Aqui os Bolos de Banana são muito populares e apreciados por todos. Eu faço de vez em quando tb.
Aqui em casa felizmente não temos alergias às nuts, mas aqui as pessoas tb tem e todos os produtos vem com alerta sobre isto para evitar que alguém coma e passe mal.
Bom domingo!
Bjs :)
Luciana disse…
Claudia, não conhecia o seu blog e quando entro dou de cara com uma combinação das mais maravilhosas, banana e chocolate!!!
Eu amo!!!
Já vou experimentar essa receita que deve ser muiiiito boa!!

adorei o blog
beijos
Lu
Carolina Andrade disse…
Clau, que forminhas mais lindinhas, o bolo ficou demais nelas!! Grande beijo
Noémia disse…
Bolinho de banana e chocolate, maravilha! O grande deve ter ficado muito bom mas o pequenos, ...ficaram superfotogénicos! Dá vontade de lhes dar uma trinca!
Não percebi essa de não poder misturar frutos secos aos bolos para a escola.Julguei que os nórdicos tinham a mania das nozes,etc.
Essa das alergias é a doença da moda. Agora todo o mundo é alérgico a alguma coisa!:)
Simone Izumi disse…
Ai que forminhas fofuchaaassss....
C., a combinaçao de bananas e chocolate é bombástica de boa, não?
Amo muito tudo isso...
beijim,
si
Susana Gomes disse…
Claúdia, os mini estão bem delicados, mas confesso que prefiro os quasrados, simples, sem chocolate.
Devem ser tãaaao bons!!
:)

Beijinhos
Mari disse…
Claudia, eu sou apaixonada por bolo de banana, de qualquer jeito... essa sua receita, parece maravilhosa!!
E esses bolinhos pequenos amiga, que coisinha mais linda ficaram!! Sou vidrada nessas versões mini dos bolos, acho que ficam um mimo só!!
E essas suas fotos, como sempre, uma perfeição só!!
Super beijo,

Mari
Já fiz um bolo de banana com chocolate mas não gostei muito, acho que é porque a banana fica mole. Mas que fica com bom aspecto isso fica, acho que vou ter que experimentar outra receita para ver se já gosto mais.
Bjs
Moira
Verena disse…
Claudia,
que lindos ficaram os bolinhos e o do tabuleiro ficou tão suave com o açúcar baunilhado e as flores! Deve ser uma delícia, também nunca experimentei com chocolate.
Um beijo grande!

Postagens mais visitadas