Chocolate em dose dupla para levantar a moral...



Não precisa dizer muito. Para entendedores meia palavra basta, ou melhor, meia frase basta: chocolate... moral... vida melhor. Sim, para mim a vida melhora com chocolate. Em todos os sentidos. Aqui, nesta esquina do planeta, nada pode ser mais revigorante para enfrentar dias gelados e escuros, muito escuros. São quase nove da manhã mas a noite insiste em ficar por aqui e me fazer companhia. Eu não consigo tomar café da manhã enquanto o dia não clareia. Fiquei assim de repente, deixei de ter vontade de comer enquanto está escuro lá fora, simplesmente não rola. A fome só chega quando o dia raia de verdade. E ainda estamos no meio de novembro, daqui até o final de dezembro ainda tem muito chão para o escuridão... Chocolate nela, chocolate e doces de ovos, muitos ovos com chocolate...



O bolo é aquela coisa de sempre, uma mousse (chocolate com ovos e manteiga) assada que vira um bolo tipo fondant que é um sonho de inverno pois é denso e melhor se comido quente. Mas pensando melhor, bolo de chocolate escuro denso se encaixa perfeitamente em qualquer situação da vida. Assim como um suspiro de chocolate amargo. Faz tempo que vinha tentando achar a fórmula do suspiro de chocolate perfeito, e achei. Aqueles suspiros com cacau em pó puro ficam bons, mas amargam de um jeito que as crianças não aceitavam. O segredo é usar uma bela barra de chocolate na mistura de claras e açúcar e deixar o pó de cacau de lado. Ficou uma coisa de louco e consegui fazer as crianças gostarem de suspiro de chocolate. Finalmente um suspiro de chocolate para arrebatar multidões, se joga...



Bolo fondant de chocolate

125 gramas de chocolate amargo (usei com 70% de cacau)
100 gramas de manteiga (usei com sal)
3 ovos
1/2 copo de 250ml de açúcar (use mais ou menos se preferir, mas não muito menos)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de extrato de baunilha, um pouco de café forte ou licor de sua preferência(opcional)

Como:

Aqueça o forno a 180C. Unte quatro forminhas individuais refratárias para suflê ou pudim ou um refratário pequeno com manteiga, salpique um pouco de açúcar e reserve. Em banho maria derreta o chocolate com a manteiga. Bata os ovos com o açúcar até incorporar bem. Adicione a baunilha, café ou licor se for usar e bata para incorporar. Adicione a mistura de chocolate e manteiga e bata para incorporar. Por fim adicione as duas colheres de farinha para dar uma liga. Mexa até incorporar e distribua a massa nos potinhos ou no pote preparado. Leve para assar por uns 20 minutos ou até que enfiando um palito ele saia seco. Sirva com uma bela colherada de iogurte.

Cuidado para não assar demais e secar muito o bolo.

Rende 4 porções pequenas



Suspiro de chocolate dos meus sonhos


3 claras (cerca de 90 gramas)
1 copo de 200ml de açúcar (cerca de 180 gramas)
80 gramas de chocolate amargo (usei com 70% de cacau)

Como:

Forre duas formas grandes com papel manteiga e reserve. Derreta o chocolate em banho maria e deixe esfriar. Misture as claras com o açúcar e comece a bater com um batedor de mão num pote sobre banho maria até que a mistura alcance cerca de 60C no termômetro. Usei termômetro de carne mesmo pois não tenho de doce. Se você souber a temperatura que precisa enfie o termômetro de assados (lavado, claro!) no açúcar e confira, não é a melhor solução mas ajuda. Remova do banho maria e com uma batedeira bata bem até formar um suspiro duro mas não muito seco (eu deixei secar um pouco demais). Adicione por fim o chocolate derretido e com uma espátula mexa suavemente para incorporar o chocolate sem que as claras não percam volume. Mexa até incorporar totalmente. Se por acaso você bateu demais a massa do suspiro vai começar a secar nas bordas, mas não se desespere, prossiga transfirando para um saco de confeiteiro e forme suspiros no formato que desejar nas formas preparadas. Eu fiz uns círculos que cresceram demais e ficaram com cara de outra coisa. Se preferir faça bolinhas com uma colher ou corte a ponta de um saco plástico e forme apenas umas pontinhas no papel.

Asse a 140C se forem suspirinhos bem pequenininhos, ou 150C se forem maiories, por 10 minutos. Quanto mais baixa a temperatura menor a chance dos suspiros racharem ou quebrarem. Quando prontos os suspiros soltam do papel sem nenhuma dificuldade.

Rende cerca de 50 suspiros grandes.

Obs. A quantidade de açúcar é normalmente duas vezes a de claras. Então calcule a partir da quantidade de claras que você tenha disponível no momento.


Comentários

miosotiis disse…
Bom dia!

Por aqui, de manhã, já estava um sol lindo, mas os últimos dias têm sido de chuva, sempre muitos escuros.

E sinto, até, uma certa tristeza...
Trabalho em casa e de Verão o sol ilumina a minha sala até às 20.30. De Inverno, pelas 16 tenho de acender a luz...

Um dia claro, de sol, arrasta mais sorrisos! Embora seja durante os dias de Inverno que mais me apeteça ligar o forno... ;D

Um bom dia!

*
patrícia
Paula disse…
fabuloso, me ha gustado mucho ;)

Saludos. Paula
http://conlaszarpasenlamasa.cultura-libre.net
Fabiana disse…
Claudia,
Ontém, comprei os meus ramequins.
Não tinha nada parecido para levar ao forno, e encontrava tantas delicias, que não resisti.
E encontro esse seu bolo, que é ideal para usar os meus ramequins e para a minha ansiedade de chocólatra.
Os suspiros também está maravilhosos, mas como sempre os meus suspiros não deram certo, resolvi esperar mais um pouco, para uma nova tentativa...rs..rs..
bjs
Glau disse…
ai Clau, os dias escuros começaram com tudo, né? É isso ai, minha nega, força na cabelereira.. sem deixar o desânimo dominar..

não preciso dizer nada a respeito do bolinho e do suspiro..vc já sabe minha opinião! :)

bjao e um abraço bem quente pra vc,
Glau
Anônimo disse…
É recomendado comer uma certa porção de chocolate por dia, faz mto bem sim! :D
Engraçado q nunca tinha visto suspiros de chocolate, devem de ser deliciosos...
Beijinhos doces**
Ale disse…
Concordo plenamente com você!!! Chocolate é bom a qualquer momento do dia e em qualquer situação. Melhora a vida, traz alegria e satisfação!!! Bendito chocolate!!!
Beijos.
Ale Dias
Pierre Corneille disse…
Não conhecia seu blog, mas adorei e já estou seguindo, parabéns. E esse bolo fondant já está na minha lista para fazer.
Sarah disse…
Chocolate faz bem em qq momento né, querida!??!?!

anima aêeeeeeeeee...hehe

Bjossssss
Camila Hareide disse…
Chocolate é comigo mesma! Esse bolinho será testado em breve, muito breve... A escuridão aqui é mais escura ainda! Duas da tarde e o sol já se foi... Tô estranhando bastante, fora a vontade louca de dormir MOITO!!! Enfim, com café e chocolate duramos até a primavera...

Lembrei de ti em Oslo, achei uma loja de chás, cafés e cacau em pó. Cacau puro aromatizado com amêndoas, laranja, frutas vermelhas... Comprei uma lata do puro e uma do com laranjas, e o chocolate quente é de chorar. Mas, claro, são franceses e carinhos, mas as embalagens são lindas latas. Aqui a loja, se vc quiser ver. Não sei se vendem pela net, mas quando for a Oslo, parada obrigatória...

http://www.black-cat.no/default.asp?c2=138&c=113&navn=Sjokolade&kategori=S%F8tt%20og%20Godt&menuid=

beijo
Cláudia,
Bolo fondant de chocolate é o meu preferido, alimenta até a alma :)
Suspiro de chocolate nunca provei, mas gosto muito com groselha :)
Essas taças são lindas e têm as cores dos bordados de Viana do Castelo.
Beijos
Moira
♥ mesa para 4 disse…
É uma dose dupla de delícias sem dúvida :*
Unknown disse…
E verdade o chocolate levanta mesmo a moral de uma pessoa, optimo para dias deprimentes. Este bolo ficou com um aspecto interior fantastico. Os suspiros devem ser muito bons.

Bjs
Anônimo disse…
Pronto, agora vou ter que fazer esses suspirinhos, tá vendo? ;)
Nunca tinha visto suspiro com chocolate derretido, achei muito interessante.
Aqui no Brasil a gente quase não sente a mudança das estações, deve ser dureza mesmo enfrentar esse invernão daí, mas pense que aqui NÃO TEM GIANDUIA.
bj
Paula
Camila Hareide disse…
Só voltei pra dizer que fiz os bolos, e comemos (TODOS OS 4) com iogurte de gengibre (Tine Jul Favourites)... Deu certíssimo! Obrigada, Deusa do Chocolate!
Mari disse…
Claudia querida, dei risada com vc, dizendo q os suspiros pareciam outra coisa.. kkkk... juro que quando vi, fiquei tão encantada que não tive uma imaginação fértil assim!
Achei q ficaram lindissimos, e o bolo, então... sem comentários, babei!!!
Vou amar conhecê-la pessoalmente... e você cozinhar para mim? Uh-lala, quanta honra!!! Menina, que sorte vc teve de nada te apetecer no final da gravidez... eu ando um verdadeiro pac man, só nao como pedra pq meus dentinhos se quebrariam a primeira mordida.. risos.
Me avise direitinho qdo vc chegará em SP, que eu te envio meu telefone, para podermos nos ver!
Bjo grande,

Mari
Claudia Lima disse…
Eu tb acho que chocolate é um bem para qq hora. Acabei de devorar o penúltimo melhor muffin de chocolate que já comi na vida.
Aqui o outono está sendo quente este ano. As temperaturas estão acima da média, mas escurece cedo.
Bjs :)
Gina disse…
Ainda bem que tem uns chocolatinhos para levantar o astral, né?
Olhe, esses suspiros ficaram bem legais.
Hoje foi bem quentinho para o padrão da cidade e fiquei com forno ligado até 23h, mas não via a hora de sair da cozinha. Agora tem uma brisa deliciosa vindo da janela ao meu lado.
Além de comer chocolate, o que mais de interessante você pode fazer nesse outono...? Think about...!
Esse mundo tem tantas diferenças, né? Meu astral também melhora 1000%quando a temperatura sobe.
Bjs.
Noémia disse…
Olha Cláudia, arranja aí uma dose reforçada de chocolate duplo para mim, por favor?
Aqui os dias também andam curtos e negros a noite seja às 17h30 e dura,dura,dura!:)
Adorei essas fotos dos seus doces, uma verdadeira tentação!
Cláudia Marques disse…
Cláudia, mas o que é isto?????

Não sei como é possível que este post me tenha passado despercebido. Agora fiquei doente! :))

bjs

Postagens mais visitadas