Revelações, biscoitos e bacalhau em pó japonês



Os últimos dias foram surpreendentes, entre outras coisas descobri com pesar que Per é alérgico a castanha do Brasil. Ele comeu uns dois macarons, falou que o sabor estava diferente, estranhou e não me falou mais nada. Como eu tinha um pacote de castanha do Brasil em casa resolvi usar estas castanhas em algumas outras receitas. Já tinha feito os macarons, os crocantes do sorvete de pera (feitos com os pedaços maiores das castanhas, aqueles que não passaram pela peneira) e anteontem eu fiz um biscoitinho de baunilha e castanha do Brasil que ficou uma maravilha e foi aí que recebi a notícia.



Eu desci da cozinha (que fica no andar de cima) e coloquei um prato lindo com os biscoitos na mesa, de frente para ele. Ele pegou um biscoito mas, antes de colocar na boca, perguntou (e ele nunca pergunta nada antes de comer) "são feitos com o que?" E eu com cara de susto, devia estar com cara de susto, respondi a pergunta com outra: "como assim feitos do que?" e ele: "o que você colocou nestes biscoitos?" E eu, quase impaciente: "castanhas do Brasil, baunilha, manteiga, açúcar..." e ele me interrompeu e falou: "eu não posso comer essas castanhas, minha boca ficou dormente na hora quando eu comi o outro (os macarons)". A dormência é a primeira reação que ele tem quando fica alérgico, quando come pêssegos por exemplo, fruta a qual também é alérgico. Conclusão, nada de castanhas do Brasil para o meu amor...



Mas eu vou fazer mais destes biscoitinhos até o final do ano já que ficaram ótimos, mas não vou poder oferecer ao meu querido, assim como todas as demais delícias de castanha. Fiz um pudim com leite de castanhas do Brasil e o resultado acabou em fracasso pois sobrou quase inteiro já que eu não estou querendo comer muito e as crianças também não se animaram. Talvez eu publique um dia desses. O biscoitinho eu também servi com compotinha de maças, e também comi os últimos macarons com a mesma
compotinha de maças.



Adoramos a compotinha de maças picadinhas, serve para um monte de coisas e ficou linda como recheio para estes macaronzinhos, ainda que fiquem um pouquinho molhadinho já que o doce é pura calda.


Biscoito de baunilha e castanhas do Brasil


100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
80 gramas de açúcar
40 gramas de castanha do Brasil torrada
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Raspas de meia fava de baunilha ou um colher de chá de extrato puro
130 gramas de farinha de trigo
1 ovo

Como:

Misture a manteiga com o açúcar, a farinha de castanha, o bicarbonato e a baunilha (raspas ou colherada) e bata bem até formar uma massa homogênea. Adicione a farinha, aos poucos e com uma colher de pau mexa para incorporar. Adicione por fim o ovo e mexa até incorporar. Coloque a massa num saco de confeiteiro com um bico de estrela médio faça círculos de massa numa forma forrada com papel manteiga, ou um daqueles tapetinhos de silicone, deixando espaço de 2cm entre cada biscoito pois eles vão dar uma inchadinha, mas não muito. Asse em forno pré-aquecido a 200C por 7 a 8 minutos ou até que as bordinhas do biscoito fiquem douradas. Retire do forno mesmo que o biscoito ainda esteja molinho e deixe esfriar na forma antes de remover que ele vai endurecer.

Rende 40 biscoitos.



Eu resolvi colocar um pouco da compotinha de maças no biscoito e provar e ficou tudo de bom. Como na postagem anterior, eu salpiquei uma paçoquinha de amêndoas bem torradinha sobre as maças. Se preferir experimente usar uma paçoquinha de amendoim...



Outro dia eu mencionei o bacalhau em pó cor de rosa japonês que eu amo e resolvi apresentar umas fotos do pózinho rosa para matar a curiosidade de certas garotas. Eu não anotei o nome em japonês que a minha amiga falou ao telefone e não consigo me lembrar agora. Preciso voltar a consultar minha fornecedora deste pózinho de bacalhau cor de rosa, minha amiga Noriko, que me traz vários pacote sempre que volta de Tóquio.



Eu provei este peixe em pó pela primeira vez num almoço na casa dela preparado por estudantes japoneses que vieram participar de um congresso e ficaram hospedados na casa da minha amiga. Eles prepararam um almoço simples onde serviram como entrata um pratinho pequeninho de arroz com cogumelos, algas secas e este pózinho mágico por cima. Eu comi e repeti diversas vezes o pratinho de arroz e fiquei totalmente enfeitiçada pelo pó de bacalhau. É o típico condimento japonês, uma alternativa simples que torna um produto caro (bacalhau importado) viável para uma grande quantidade de pessoas de uma forma que o povo japonês adora: pó de peixe salgado.



Eu infelizmente não fotografei nenhuma receita minha com o tal pó de bacalhau, já falei que por uma infinidade de motivos eu simplesmente não consigo fotografar pratos salgados, mas prometo fotografar da próxima vez que fizer. Fica ótimo sobre sopas, saladas e arroz. Dá um tom totalmente japonês a qualquer prato.

Comentários

Lau Verrengia disse…
Ah, é uma pena mesmo teu amor não poder comer as castanhas e as delícias que você tem feito com elas.
Os biscoitinhos parecem saborosos, quero muito experimentar esta receita.
E que delícia devem ser os macarons com a compota...
que vontade. rs

Beijos

Lau
Flavia Pantoja disse…
Putz, que meleca... Mas tomara que não seja grave a tal alergia...
Bem, ja estou com tuas castanhas!!! Aí fui chamar a atençao do papai sobre o nome na embalagem estar Castanha do Pará e ele me disse que apesar da legislaçao ter passado com o novo nome Castanha do Brasil bla bla bla, no Brasil o povo so reconhece como Castanha do Para (no exterior é Brazil Nut...). Entao ele vai deixar Do Pará mesmo... Ai ai...bem tudo certo com tanto que sobre castanha pra mim !! eheheh
Vou fazer os macarons semana que vem e estava pensando em rechear com ganache de chocolate branco perfumado de laranja. Adoro castanhas com laranja, ou flor de laranjeira tbem fica excelente!
bjs!
Claudia disse…
Lau,

experimente sim, use raspas de baunilha que fica tudo.


Flávia,

Fiquei chateada, mas ele é super sensível mesmo, vamos ver o que rola.

Sabe que eu pensei em rechear os macarons com mousse de limão pois acho que o sabor das castanhas pedem, gritam, por um sabor cítrico para equilibrar. Tu não imagina a felicidade que eu fico de receber as castanhas do Brasil, vou usar para fazer biscoitos diversos, dar de presente e divulgar a castanhas entre o povo daqui, vai ser o máximo!

Mil vezes obrigada!

Beijos,

C.
Sarah disse…
Clau, que lindo ess pó de bacalhau! Nunca tinha visto!!!

Já anotei a receita do biscoito..deve ficar uma delicia! É horrivel qdo em casa alguém não pode comer determinado alimento ou não gosta...

Bjos
Claudia Lima disse…
Claudia os biscoitos ficaram com um formato lindo. Tenho certeza que eu iria adorar.
Lamento que seu marido seja alérgico. É bom ter cuidado mesmo.
Eu estou começando a achar que estou ficando alérgica à maçã e pêssego, pois toda vez que como, sinto uma sensação esquisita na garganta e ouvidos. E acontece mesmo que eu remova a casca das frutas.
O pozinho de bacalhau é super girlish. Como será que fica rosa?
Bjs :)
Claudia,
Que curioso esse pó de bacalhau. Nunca tinha ouvido falar.
E os biscoitinhos lindos, como sempre.
Beijo.
Unknown disse…
Não conhecia esse pó de bacalhau cor de rosa, mas parece-me ser altamente.

É uma pena o seu marido ser alérgico, porque esses biscoitos estão uma tentação. Já anotei a receita.

Bjs
Mari disse…
Claudinha querida, espero que a alergia do Per não tenha sido nada de sério! Uma pena ele ter intolerância a castanhas do Brasil, e não poder se deliciar com esses biscoitinhos tão lindos, e tudo de tão gostoso que vc faz... como lá em casa ninguém é alérgico, com certeza eu vou fazê-los!!
Fiquei fascinada pela cor deste pó de bacalhau... e deve ser uma delicia! Será que na Liberdade (no Mercado Towa) eu consigo encontrar, ou só no Japão mesmo? Adorei... :)
Bjo grande,

Mari
Gina disse…
Cláudia, acho os biscoitos com castanha do Brasil dos mais saborosos. E olhe que faço em torno de 30 sabores! Houve uma época que até vendia. Uma pessoa me disse que o cunhado é muito exigente e adorou o biscoito de castanha.
Alergia é algo muito sério e, ao mesmo tempo, lamentável, pois se perde tantas delícias como essas.
Bacalhau em pó cor de rosa? A gente tem muito que conhecer por esse mundo afora...
Bjs.
Tem um selinho para você lá no meu blog.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/
Isabel disse…
Cláudia,
não fazia a menor ideia de que havia esse bacalhau em pó, ainda por cima cor de rosa. Costumamos dizer que os portugueses inventaram 1001 maneiras de fazer bacalhau, mas os japoneses inventaram essa bem original!
Bjs
Café com Bolo disse…
Oi Cláudia,muito prazer!
Conheci seu blog através da Gina do Nacozinha e estou encantada! Quanta coisa gostosa e linda!
Já sou sua seguidora...e te convido a tomar café com bolo comigo lá no meu blog.
Bjs

Postagens mais visitadas