Fim de festa, calmaria, o vazio do outono, mate com romã e presentes



A festa terminou e eu fiquei muito cansada, estive gripada talvez seja por isso, enfim, deu tudo certo e como sempre acontece fiz comidas demais. Tivemos muitas sobras e poucas bocas para comer tudo por aqui no dia seguinte. Vou falar um pouco sobre o cardápio mais adiante. Uma coisa que eu sempre esqueço é que crianças não comem em festa, ficaram correndo, se fantasiando, planejando e não comeram nada. O pudim de chocolate feito para as crianças, a pedidos, sobrou quase inteiro. Fiz potinhos demais, talvez, os adultos comeram o pudim de fava de baunilha com groselhas que estava tudo de bom e não se animaram com o pudim de chocolate. Além disso tinha muitos bolos, fiz bolos demais, biscoitos demais e ainda ganhamos um bolo de marzipã e framboesa que fez o maior sucesso. Como não foi meu aniversário eu não ganhei presentes, Per ganhou montes de presentes, muitos, mais do que ele se sente confortável para ganhar. Engraçado isto, não? Mas existe gente que se sente desconfortável com muito presentes. Eu definitivamente não estou neste grupo...



Gosto de receber mas gosto de dar presentes também. E estou ansiosa para produzir os presentes que eu vou enviar na próxima semana. Ontem eu recebi o nome da pessoa de quem me tornarei amiga invisível e adorei, adorei a pessoa na hora, sem nunca ter visto, lido, nem ouvido a nega. Não sei se posso comentar quem é... preciso conferir as regras do evento, ler as postagens do ano passado e ver como as pessoas trataram isso. Mas o que posso adiantar é que serei a amiga invisível de uma senhorita espanhola que tem um blog de sobremesas, sim, SO-BRE-ME-SAS e de quem eu nunca tinha ouvido falar! Ela idolatra os mesmos ingredientes que eu e vou poder enviar o presente que planejei e já tenho certeza de que ela vai gostar. Espero que a minha leitora, aquela que vai receber o segundo presente, também goste de criar sobremesas pois, como anunciei, o segundo presente será idêntido ao primeiro.



Se alguém por aí chegou aqui no blog agora, por acaso, e não sabe do que eu estou falando eu explico. Você tem até segunda feira, dia 2 de novembro, até as 22:00 horas horário de Brasília, para colocar um comentário qualquer nessa mensagem e amanhã eu vou sortear uma pessoa da lista de comentários e anunciar a sortuda no dia 3 de novembro. A pessoa sorteada vai precisar me mandar um email com dados pessoais, nome, endereço completo para receber um presente que será idêntico ao presente que eu vou enviar para o envento AIG e algumas informações sobre ela. E mesmo que a sorteada seja uma anônima eu vou ter que publicar o nome real da pessoa e falar quem ganhou, se tem blog, se não tem, onde mora, informações basiquinhas sobre a premiada... faz parte.




A belezura que vocês veem (soa estranho, mas consulte você mesma o link) nas fotos é o pudim de fava de baunilha servido com groselhas do meu jardim (as groselhas foram colhidas, congeladas e, na manhã da festa, decongeladas e resistiram perfeitamente. A adição das groselhas azedinhas foi uma grande idéia e o pudim ficou uma delícia e causou sensação na festa. Foi uma nova versão do meu pudim de baunilha de sempre. O meu problema? Eu vivo alterando as minhas receitas, mesmo as boas. Vivo trocando gemas por claras, claras por ovos inteiros e ovos inteiros por gemas apenas, por exemplo. Faz parte do meu show, não consigo evitar. Quando eu vejo já alterei. O pudim que eu faço normalmente leva ovos inteiros e gemas, mas desta vez resolvi usar só gemas. Ficou perfeito, usei uma mistura de leite integral e desnatado, talvez o melhor tivesse sido usar leite semi-desnatado direto, mas usei uma mistura de leite integral com 3,4% de gordura e leite desnatado com 0,1% de gordura e seis gemas apenas, ao invés de 3 ovos e duas gemas. Ficou uma maravilha na minha opinião de adoradora de doces de ovos.



Outra sensação da festa foram as romãs. Eu tinha comprado algumas romãs para servir com o pudim de baunilha mas resolvi servir este pudim com as groselhas. Foi então que eu provei e decidi bater os gomos de romãs com mate frio e servir gelado. Além disso eu servi os gomos de romãs com os sorvetes. O mate com romãs ficou fantástico, primeira vez que fiz e adorei e ainda surpreendi meu público. Além disso eu tinha uma pequena seleção de sorvetes no freezer produzidos especialmente para a festa e deu super certo a idéia de sorvetes de frutas com romãs. O sorvete de banana ficou ótimo, mas o de framboesa ficou um espanto de tão bom. Sem dúvida é o melhor sorvete que eu já fiz na minha vida, ficou tão bom, mas tão bom que eu não sei se sou capaz de fazer outro sorvete tão bom. O creme de leite é um diferencial importante no sorvete, sem dúvida, deixa mais cremoso, mas a produção de sorvete sem máquina é uma coisa sempre surpreendente, de resultados inesperados...



O sorvete de banana eu já tinha feito antes, sob influencia de um sorvete de banana que a Gasparzinha publicou umas semanas atrás. A receita da Gasparzinha é feita com creme de leite, açúcar e máquina de sorvete e eu resolvi inventar uma receita de sorvete de banana que combinasse mais com o meu gosto já que não gosto da idéia de bananas "cruas" com creme de leite e por isso eu usei iogurte e mel, o par perfeito para bananas. Acho que sorvete de bananas cozidas, ou caramelizadas, fica tudo com creme de leite, um sonho, mas bananas frescas, amassadas ficam melhores com iogurte e mel, acho eu. Vivendo e experimentando...



Enquanto o outono lá fora corre solto e me devora, me enche de ira e de desespero eu tento ocupar minha mente com outras coisas para esquecer. Sei que existem aqueles que admiram essa estação de passagem, de parada, mas eu odeio. Odeio a sensação que antecede a morte (o inverno), o processo da devastação, a interrupção antes do fim, de bloqueio, de final de produção, uma parada forçada. Outono é um elevador enguiçado num prédio sem escada, a fita que arrebenta no cinema antes do final, um engarrafamento de 100km em dia de chuva na Marginal Tiête, a Previdência Social em greve quando se precisa de um documento importante, chuva em dia de domingo no Rio, qualquer situação que te faça perceber o tempo perdido sem qualquer chance de busca, um tempo de parada forçada, um tempo triste. Não aceito esta estação, acho o outono pior do que o inverno e tenho vontade de sumir. Hoje eu queria estar longe, sei lá, por aí, pelos trópicos, num canto qualquer sem outono...



Pudim de fava de baunilha com gemas

1500ml (um litro e meio) de leite semi-desnatado
1 copo de 250 ml de açúcar (reduza se preferir)
Uma fava de baunilha inteira (adicione o sabor que preferir, pode ser amburana, casca de limão, de laranja, licor de amendoas)
12 gemas (eu calculo 4 gemas para cada 500ml)

Como:

Reserve 15 forminhas refratárias individuais ou ramequins. Aqueça o forno a 180C e ferva cerca de um litro de água numa panelinha. Em outra panela, de fundo grosso, coloque o leite, adicione as raspas da fava de baunilha e a fava vazia. Deixe cozinhar em fogo médio, até fever, mas mexa o tempo todo para evitar que a mistura grude na panela ou que queime. Quando ferver desligue o fogo, retire a fava de baunilha e reserve. Num pote grande bata as gemas com o açúcar com um batedor de mão (fouet) até esbranquiçar levemente. Adicione uma xícara do leite fervido às gemas e bata vigorosamente para incorporar o leite e temperar as gemas e, desse modo, evitar que elas talhem. Adicione então o resto do leite batendo o tempo todo, sem parar, até adicionar o leite totalmente. Divida a mistura nas forminhas individuais refratárias reservadas. Coloque as forminhas com creme de ovos num tabuleiro grande e encha o tabuleiro com a água fervida, ainda quente, enchendo até metade da altura dos potinhos/forminhas. Leve para assar por 30 minutos ou até que assente. Deixe esfriar, leve à geladeira e deixe gelar por umas duas horas antes de servir.

Obs. pode ser desenformado se for adicionada uma calda de caramelo ao fundo das forminhas. Também pode ser servido com caldas diversas.

Obs 2. Você também pode adicionar açúcar ao topo do pudim e caramelizar com um maçarico e vai virar um creme brulê. Eu não gosto de creme brulê com creme de leite, prefiro o pudim feito com leite e gemas apenas e acho que esta receita vira um creme brulê leve e fantástico por causa do sabor intenso da baunilha.




Mate com romã

1 litro de água
duas colheres de sopa bem cheias de erva mate torrada em pó (para aquelas que gostam, também pode ser feito com chá preto)
gomos de uma romã grande
açúcar a gosto
gelo a gosto


Como:

Coloque a água para ferver numa panela e quando estiver fervendo adicione o mate em pó, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o mate em infusão até esfriar. Quando estiver frio, ou quase frio, coe o mate e coloque num liquidificador ou processador, adicione gelo, açúcar a gosto (eu coloco uma colher de chá para agradar as crianças) e os gominhos de romã. Bata até espumar e desmanchar levemente os gominhos de romã. Você não quer moer os gominhos, apenas separar a polpa da fruta da semente. Peneire e sirva bem gelado. Se preferir, sirva quente. Romã é uma maravilha para a garganta.




Sorvete sem máquina de banana

3 a 4 bananas d'água grandes bem maduras
Suco de meia banda de limão verde
100 ml de mel
300 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de cachaça
1 colher de chá de extrato natural de baunilha

Como:

Amasse as bananas e adicione o suco de limão. Num liquidificador, ou num processador, bata o iogurte com o mel, a banana amassada e a baunilha até formar um creme homogêneo. Transfira a mistura para um pote limpo e leve para o freezer e deixe gelar por uma hora. Retire do freezer e coloque a mistura novamente liquidificador ou no processador, adicione a cachaça e bata bem. Devolva a mistura ao pote e leve-o para o freezer/congelador. epois de duas horas no freezer retire e mexa a mistura vigorosamente com um fouet, garfo ou colher e devolva a mistura de volta para o freezer e mexa mais uma ou duas vezes a mistura até que ela endureça totalmente. Retire o pote de sorvete do freezer/congelador pelo menos 15 minutos antes de servir.

Sirva com gomos de romãs maduras

Rende cerca de meio litro de sorvete



Sorvete sem máquina de framboesa


200 ml de purê de framboesas peneirado
200 ml de iogurte natural desnatado
300 ml de creme de leite
200 ml de leite (uso sempre desnatado)
100 ml de açúcar, use mais de preferir
1 colher de sopa de cachaça
1 colher de chá de extrato puro de baunilha

Como:

Num processador ou liquidificador coloque o purê de frutas, o iogurte e a baunilha e e bata até formar uma mistura homogênea e reserve. Ferva creme de leite com o leite e o açúcar e deixe esfriar. Quando estiver frio processe a mistura de creme com a mistura de iogurte. Coloque a mistura num pote limpo com tampa e leve a geladeira por umas duas horas. Retire a mistura da geladeira e bata bem com uma colher ou com um mixer manual, adicione a cachaça e leve para o freezer para gelar. Depois de duas horas no freezer retire e mexa a mistura vigorosamente com um fouet, garfo ou colher e devolva a mistura de volta para o freezer e mexa mais uma ou duas vezes a mistura até que ela endureça totalmente. Retire o pote de sorvete do freezer/congelador pelo menos 15 minutos antes de servir. Sirva com gomos de romãs maduras

Rende cerca de um litro de sorvete.

Comentários

Glau disse…
Clau, a sua associação de ideias é ótima.. leio seu texto e parece que estou te vendo na minha frente!
Af, fico espantada como tenho um gosto parecido com o seu.. adoro sorvete, sou fanática por groselhas (sou até motivo de chacota por esta minha escolha), sou mega exagerada nas festinhas que preparo (se bem que da última vez me contive), detesto outono e adoro dar presentes! :)
Parabéns pela festa.. deve ter sido realmente maravilhosa! Vc é demais..
bjos
Gina disse…
Cláudia, finalmente posso saborear bastante sorvete, porque o sol resolveu aparecer e ficar na casa dos 30, o que é muito pra Curitiba.
Esse sorvete de banana me atrai. Vou experimentar o próximo com a cachaça, apesar de já ter achado muito cremoso sem ela.
Quanto ao outono, sou como você, não suporto frio, dias cinzentos, essa temperatura enjoada daqui, que você conhece.
Pena que as nossas romãs não são tão bonitas quanto essas. Fico impressionada quando vejo num programa de culinária uma romã suculenta, bem vermelinha...
Sabe que também fico meio sem graça com muitos presentes? Isso aconteceu no meu aniversário de 2008. Mas gosto de presentear.
Bjs.
Isabel disse…
Cláudia,
tal como eu esperava, você preparou autênticas maravilhas! E muito inesperadas: a romã com o mate e com os gelados; as groselhas azedinhas com o pudim de baunilha. Inesperado mas muito atraente e apetecível. Se eu estivesse nessa festa não sei se sobraria assim tanta comida!
Bjs
Noémia disse…
Isso não foi uma festa, foi um banquete. Como não havia de sobrar comida, com tanta, tanta coisa boa!?
Adorei a tua definição do Outono. Percebi perfeitamente o que sentes pelas imagens que dás. Eu por acaso adoro esta estação mas também tirando alguma rara chuva, ainda temos por aqui muito calor! :)
Claudia Lima disse…
Tudo o que vc descreve sobre o outono e o que sinto sobre o verao. Detesto!
Se eu pudesse mudava ate de planeta tamanho e o desespero e irritacao que sinto.
Mas como nao da o jeito e aguentar o tirao com bom humor e paciencia.
As sobremesas ficaram maravilhosas. Como aqui esta super quente, eu tomaria um dos sorvetes.
Gostei muito da ideia do cha de mate com roma. Aqui tem o suco pronto para vender, mas e super caro.
Fico feliz de saber que a festa foi um sucesso!
Desculpe a falta de acentos. Estou no pc do marido.
Bjs :)
Fabiana disse…
Claudia,
Quanta delicia num post só!!!
Fico imaginando a cara do pudim de chocolate que sobrou....ah seu eu tivesse aí..rs...rs...
bjs
Cláudia,
Depois de ler todos os pormenores só me ocorre dizer que as festas em tua casa são deliciosas.
Também já sei que é minha amiga invisível :) estou radiante pois também tem gostos idênticos aos meus.
Beijocas
Unknown disse…
Adorei as receitas que fez na sua festinha. Tenho a certeza que os seus convidados adoraram, pois são só delicias. Depois do seu texto fiquei tentada a fazer o gelado de framboesas, e como eu não tenho máquina de fazer gelados é a receita ideal.

Bjs
Realmente, essas sbremesas ... vou tentar faze-las!
Não sei se vou encontrar franboesas por aqui! Mesmo assim vou tentar! Beijos!!!
Verena Garcia disse…
Que groselhas maravilhosas!!!!!!
Olá, muito prazer. =)
Claudia disse…
Glau,

nunca tive dúvidas que somos muito parecidas...

Gina,

Eu sei que Curitiba é muito fria mas sorvete aqui está bem mais frio e eu não estou nem aí, talvez por isso tenha ficado doente. Olha, romã tem que ser madura senão...

Isabel,

sobrou pois eu fiz umas entradas ótimas, depois teve o prato principal do almoço que um amigo português cozinhou, arroz de mariscos com muito camarão e aí minhas sobremesas sobraram... As romãs ficaram ótimas com mate, mate é perfeito com frutas...


Noémia,

A festa foi ótima e o povo adorou, o Per principalmente, e valeu a pena todo o trabalho. Ajuda a enfrentar o outono monótono...

Clauzinha,

Mate fica super bem com frutas, eu amo, precisava experimentar com romãs que são tão gostosinhas e saudáveis. Claro que amei. Vale a pena.

Fabiana,

o pudim eu coloquei em potinhos pequenos e tenho umas fotinhas que fiz ontem, mas não publiquei, servi com iogurte e raspas de chocolate e ficou tudo...

Moira,

A festa foi boa e teve um convidado especial, um amigo de Portugal que vive aqui com uma mulher norueguesa veio cozinhar um arroz de mariscos que ficou uma maravilha, você teria adorado!

Que bom que a pessoa escolhida para você é do teu agrado!!! No meu caso foi perfeita...

Cacahuete,

Faça o sorvete sim, ficou uma delícia, com aroma forte de baunilha e tão cremoso e perfumado. Framboesas estavam doces e elas são puro perfume e ficam perfeitas em sorvete. O povo amou!

Heloísa,

Se você achar framboesas congeladas vale a pena usa-las para o sorvete pois ficam boas do mesmo jeito.

Verena,

As groselhas estavam congeladas e conseguem ficar lindas mesmo depois de descongeladas, umas belezinhas...

Beijos,

C.
Mari disse…
Claudia querida, encontrei algumas semelhanças entre nós neste post... também adoro dar e receber presentes, e sou o exagero em forma de pessoa quando dou festas... Marcelo sempre briga comigo que faço comida demais, mas se esbalda de tanto comer!
E os sorvetes, e as sobremesas? Ai meu Deus, meu coraçãozinho (e o outro que tá batendo dentro de mim) não aguenta assim... uma pena não encontrar groselhas in natura aqui no Brasil... vou ter que experimentar o pudim sem elas, uma pena!!!
Você tem um talento ímpar, tanto para escrever, como para cozinhar... o pouco que você falou sobre a festa me deu a certeza de que ficou um absurdo de linda e perfeita.
Super beijo,

Mari
Beth/Lilás disse…
Claudia,
Você arrebentou com tantas delícias!
E este mate com romã deve ser algo dos deuses, vou ter que achar romãs esta semana para fazer também.

Quanto à sua descrição do outono, só se for o outono daí, pois aqui sempre é maravilhoso, não tenho reclamações, no entanto, o verão é que pra mim parece tudo isso, o verdadeiro inferno na terra, odeio só de pensar o calor indecente e o estado em que fico nesta época aqui no Rio!
Ah, se pudéssemos trocar de lugar nestas temporadas!

abraço carioca
Susana Gomes disse…
Cláudia, que festança!
Tb já fiz o gelado de banana cm iogurte e gostei, só tenho pena de não gostar de frutos silvestres porque esse outro gelado está com um aspecto...
Aliás, tudo me tenta neste post! :)

Beijinhos.
Ale disse…
Claudia,sua festa estava maravilhosa. Aliás,diria que não foi apenas uma festa e sim um banquete gastronômico. Que receitas maravilhosas!!! Consigo perceber em você um carinho e atenção com seus convidados através das receitas que prepara. Parabéns e até a próxima receita.
Beijos,
Ale Dias
Luciana disse…
Adorei suas delícias, sou doidinha por sorvetes, só de ver já fico querendo, ainda bem que estou sem sorvete no refrigerador, senão ia correndo me deliciar, e abusei semana passada, então agora só semana que vem.
Meu marido também se sente desconfortável com muitos presentes, a não ser que seja no Natal, porque aí é troca, mas no niver dele ele não gosta, tanto que nem fizemos esse ano, mas ele não pensa que também é troca, porque vamos a aniversários e levamos presentes.
Eu gosto de presentear, mas tem sido meio difícil saber o que dá.
Estou curiosa pra ver os presentes que as sorteadas vão receber.
Menina, aqui tá uma tempestade atrás da outra, muito vento, chuva, frio...
Beijo
moranguita disse…
claudia tanta delicia junta

quem me manda andar ausente uns dias que quando chgeo engordo so de olhar para as fotos.,
beijocas

Postagens mais visitadas