A vida como ela é, vista da cama



A gripe que o Per trouxe da China me pegou e me derrubou totalmente. Estou na cama desde sábado me levantando para fazer umas coisinhas aqui e outras ali. Com febre, dor de garganta, dor de cabeça, dores de ouvido, entupidaça, sem voz, na realidade com voz de dragão, cansada e sem disposição para fazer nada que leve mais do que 10 minutos. Hoje todo mundo saiu cedo de casa e eu fiquei. Acordei na hora de sempre, tomei café sozinha, na cama, e por aqui estou. Vivendo na cama estes dias onde além de mim também vivem meu computador, fios, câmera, pratos, lenços de papel, remédios, óculos, cachecol, ainda tem o edredon, travesseiros, um casaco e um creme para mãos. Fiquem só imaginando pois esta foto eu não deixo ninguém fazer.

Entre uma levantada e outra, ontem a noite, eu fiz uma sopinha de abóbora com cenouras, batatas e cebola roxa que ficou tudo de bom. Acabei de tomar um prato agora que me fez sentir bem na hora. Pena que o bem estar da sopa não dure muito. Coloquei massinha (pasta) e um pouquinho de requeijão. Ficou tudo de bom. Eu também adicionei um pouco mais de água pois ontem tinha ficado muito grossa. Gosto de sopas ralinhas.



Sopa de legumes

6 cenouras médias
1 cebola roxa grande
5 batatas médias
500 gramas de abóbora cortada em cubos
1/2 xícara de massinha para sopa em formato de estrelinhas
Sal, pimenta do reino e salsinha a gosto

Bote todos os vegetais na panela e cubra com 4 ou 5 litros de água. Deixe ferver e cozinhe até ficarem bem cozidos. Deixe esfriar um pouco e bata os vegetais cozidos no liquidificador com a água do cozimento até formar um creme. Volte com o creme para a panela e adicione sal, pimenta do reino e salsinha e deixe. Quando ferver adicione a massinha, abaixe o fogo e deixe a massa cozinhar por 4 ou 5 minutos. Sirva cada prato com uma boa colherada de creme de leite, creme azedo, requeijão ou outro creme de sua preferência.

Se preferir refogue um pouco de alho picado e cebola em uma ou duas colheres de azeite antes de voltar o creme batido para a panela. O refogado dá mais sabor à sopa.









Estou de volta à cama e pretendo ficar um pouco mais por aqui. Mas comecei a fazer umas trufas e espero ser capaz de finalizar algumas mais tarde. Fiz um creme de chocolate meio amargo com nougat e uma ganache de chocolate branco. Vamos ver o que vai rolar. O Nougat não me saía da cabeça e eu precisava tentar fazer umas trufas com ele. E fiz. Agora esperar gelar para mergulhar no chocolate.

Desde que eu vi as trufas que a Leonor do Flagrante Delícia publicou no domingo que eu estou na fissura de comer trufas. E ainda teve a Gláucia que esta semana também andou comendo trufas no café da manhã, meu prato de café da manhã favorito por sinal é trufa negra (de chocolate amargo tá?) com uma bela xícara de café amargo. Mas vou banhar as trufas em chocolate depois de enroladas e então eu passarei no cacau por isso o meu processo vai ser demorado. Vai dar mais vontade mas eu vou saber esperar. Aqui o arsenal que está sendo usado na produção das trufas.




Espero poder acabar algumas esta noite. Por hora estou deitando de novo pois o esforço de hoje já me deixou para lá de cansada.

Comentários

Cláudia Marques disse…
Cláudinha, mas que corajosa! Tão doentinha, e ainda teve energia para fazer tudo isso? Deus do céu! Essa sopinha está mesmo boa para dar energia a uma "doentinha".
Espero que rapidamente melhore. Da próxima vez que seu marido viajar, diga-lhe para trazer algo mais agradável do que uma gripe...
Acho o máximo vc estar na cama imaginando (e indo fazer) coisinhas boas para comer.
Beijinhos e as melhoras.
Anônimo disse…
Olá Cláudia,
nada como um bom caldinho quente para ajudar a recuperar de um gripe. Adorei a vista da sua janela.
As suas melhoras. Bjs
Moira
Claudia,
Adorei a sopa e a sua vista da janela. Que linda!
Beijos.
Claudia Lima disse…
Também gosto desta sopinhas. Ontem fiz uma sopa só de legumes. Gosto de dourar um pouco de cebola no óleo antes de colocar os vegetais na panela. Dai refogo um pouco para pegar o gosto, tempero e acrescento a água. O resto é como vc faz.
Na hora de comer coloquei arroz de jasmim e polvilhei com queijo ralado. Ficou bem gostoso!
Trufas dá um trabalho louco! Vc tem coragem, estando tão gripada. Os chocolates estão tentadores!
Tenho certeza que vão ficar deliciosas!
melhoras!
Bjs :)
Claudia disse…
Cláudia, eu fico na cama só pensando em comida mas estou sem paladar algum! Um certo desespero não sentir o sabor das coisas.

Moira, sim uma sopa alivia demais a garganta e a cabeça mas tu sabes que eu agora estou é louca para comer uma rabada com agrião!

Helô, minha casa é de frente para o fjord e aquele cantinho é onde eu sempre me sento, sozinha ou acompanhada, uma das janelas da cozinha.

Cláudia Lima, eu faço sopa sempre como você faz, refogo cebola e as vezes alho antes de colocar água e legumes mas na segunda eu fiz sopa de doente e feita por uma doente. Bem rápido e fi o Per que acabou a sopa (bateu e adicionou a pasta e serviu).

Inferno total ficar doente e cheia de coisas para fazer. Mas aqui em Trondheim está todo mundo doente.

Obrigada pelas visitas garotas!
Daninha disse…
Oi Clau, espero que voce se recupere logo. Aqui em SP está dando uma gripe chata também.Várias pessoas doentes. Eu como tomo leveduras imonológicas peguei bem de leve e já está indo embora. Adorei aquela revista desserts, menina! Não conhecia... Baixei o pdf de todas. Muito obrigadinho pela digca... beijinhos e melhoras...

Postagens mais visitadas