quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Morangos congelados, não, não é uma sobremesa nova...



Trondheim é uma cidade linda, adorável, mas o clima aqui é uma desgraça e faz muito, mas muito, muito frio. O frio começa em novembro quando obrigatoriamente começa a primeira fase de neve. É quando a temperatura caí e fica ao redor de 0C. Mas a coisas tem estado bem mais preocupantes do que o normal. O frio resolveu ser mais intenso este ano e a temperatura tem estado entre -2C e -6C durante o dia. Ontem quando fiz as fotos de Trondheim a temperatura estava -1C e 0C e estava difícil clicar as fotos sem luva e achar o foco das fotos, acabei usando o automático várias vezes. Hoje eu não conseguiria fazer aquelas fotos que fiz ontem pois não daria para ficar sem luva o tempo todo.

O frio passou por cima do período de neve e desceu direto para o gelo. Inferno total!!! Minha idéia de inferno é um lugar muito gelado, quente é a imagem que eu faço do paraíso. Mas aqui não houve meio termo. E meu morangos pagaram o pato. Não que eles fossem durar muito com a neve. Claro que não. Mas eu ainda tinha vários galinhos com frutinhas crescendo. Os morangos vão voltar no ano que vem, vão voltar mais lindos provavelmente, mas eu sofro. Per Olav gosta de frisar que os morangos precisam hibernar debaixo de neve um tempo, que é esse período coberto, hibernando, que garante que eles sejam tão doces aqui. Sim, os morangos noruegueses são muito mais doces do que os brasileiros e do que os belgas, holandeses e franceses que se compra aqui. A doçura dos morangos da Noruega, inclusive destes que nascem no meu jardim, se explica pela baixas temperaturas que ajudam o morango a desevolver seus açúcares.

As cores, texturas e formas que se formam com as folhas e frutas cobertas de gelo são lindas, mas não o suficiente para apagar a dor dos morangos congelados da minha mente.
Eu afinal de contas sou uma filha dos trópicos acostumada a vegetações permanentes, perenes, exuberantes o ano inteiro. Extremamente difícil para um pessoa como eu aceitar a mortandade dos invernos nórdicos.

















5 comentários:

Cláudia M. disse...

Olá Cláudia. Descobri hoje os seus blogs, através do "Bistrô Pimenta". Já guardei os links dos 2em port., mas ainda só vi com atenção este, que ADOREI! Achei piada vc dizer que gosta mais de comer do que cozinhar, pq eu costumo dizer o mesmo. Mas para quem não gosta mto de cozinhar, vc faz umas comidinhas bem apetitosas... fiquei com água na boca. Eu o que gosto mais de fazer é doçaria, sou mto gulosa, mas tb adorei os seus pastéis de forno, deve ser uma delícia. E adorei tb as fotos da cidade onde mora, deve ser maravilhosa, mesmo. O pior é o frio... Imagino que para uma brasileira, habituada àquele calorzinho, deve ser bem difícil. Eu adorava visitar o norte da Europa (e tb o Brasil, claro), mas as temperaturas daí assustam-me bastante; além disso, tenho muito medo de avião! Bem, deixa parar de escrever, outro dia eu volto. Gostei muito de passar por aqui. Bj

Magia na Cozinha disse...

Tadinhos! Mas fazer o que, não é mesmo?
É a natureza...
Bjs :)

Claudia disse...

De uma Cláudia para outras duas:

Claudia M. a Noruega vale uma visita durante a primavera ou verão quando a luz vira e os dias ficam quase intermináveis. A natureza é linda e o povo merece admiração de todos pelo respeito que nutrem pelos outros povos do mundo. Nunca vi uma gente tão do bem.

Claudia Lima,
Parabéns pelo novo presidente. Vai encher este país de entusiasmo de novo. Por aqui eu sofro meus morangos. Minha maneira de renegar o inverno.

Cláudias, obrigada pela visita.

Abs,

Cláudia

Glau disse...

Qta Claudia por aqui, eu não tenho este nome, mas confundem mto o meu com esse.. Glaucia = Claudia para mtas pessoas! :)
Enfim, por mais que faça parte da natureza dá um dó de ver os moranguinhos assim congelados!
Uii, que frio que deve estar fazendo ai..

Bjos, Glau

Dienifer disse...

Oii, eu estou muito animada para começar o cultivo de morangos mas estou sem intrução e achei vc !!! Ficaria muiito grata se pudesse me falar q adubo vc usa e q agrotoxicos vc me recomenda ..me add no msn pra gente conversar ...espero respostas !! BeiijO e tudo de bOm !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...