domingo, 16 de novembro de 2008

Creme de baunilha com banana no copo




Eu ontem estava preocupada com a sobremesa que comeríamos hoje e, mesmo tendo assado uns bolinhos para as crianças, eu queria uma coisa gostosa para eu comer. Na quinta feira eu tinha feito um doce de banana com canela que ficou tudo de bom, bem pouco doce e com uma cor linda. Queria fazer alguma coisa para acompanhar com o doce de banana, mas simplesmente não rolou nenhuma idéia interessante na minha cabeça.



Pensei em fazer uma delícia de banana, com creme de leite e suspiros, que eu amo, mas além de trabalhoso é doce demais para o meu atual momento. Não sei se ainda aguento comer delícias de banana como eu comia antes. Aqui
tem uma receita parecido com o que eu chamo de Delícia de Banana. Mas o creme de banana que eu fiz ontem e deixei gelando para comer hoje é uma inspiração deste creme aqui:




O resultado final é bem diferente de ambas receitas, claro. Afinal eu queria recriar um pouco do sabor da Delícia de Banana da minha infância e experimentar o Spiced Cream with Apple Compote criado pela Beatrice do Tartine Gourmande promete.




Fiz então um creme de baunilha para servir sobre o doce de banana com canela que eu fiz dias atrás. Na base uma camada fina de doce de banana e sobre ele uma camada também fina de creme de baunilha. Ao invés de ovos usei gelatina pois queria mais sabor de creme do que de creme de ovos (custard). Botei para gelar em copos para água.



Creme de baunilha com banana

Para o doce de banana
10 bananas maduras (banana D'água no Rio e Nanica em SP)
300 ml de água
2 tubinhos de pau de canela
300 gramas de açúcar (aqui fica a seu gosto a quantidade)

Derreta o açúcar juntamente com a canela na água e quando ferver. Adicione as bananas, mexa, abaixe o fogo e deixe as bananas cozinhando por uma meia hora, ou 40 minutos, em fogo baixo mexendo de vez em quando. A cor vai começar a mudar lentamente, de baixo para cima, com as mexidas a cor vai se misturando As bananas vão se desfazer e aí vira mais doce do que compota. Deixar esfriar e servir com queijo, pães ou creme de baunilha.


Para o creme de baunilha
300 ml de creme de leite fresco ou de lata
100 ml de leite desnatado
Raspas de meia fava de baunilha
80 gramas de acúcar com gelatina (se não achar este açúcar use 1 colher de chá de gelatina em pó).

Se for usar gelatina em pó salpique a gelatina sobre uma colher de sopa de água fria num pires e deixe a gelatina se desfazer por uns cinco minutos. Enquanto a gelatina amolece raspe a fava de baunilha e adicione ao creme de leite. Adicione o leite e o açúcar, misture e leve ao forno médio e vá mexendo até ferver. Adicione a gelatina derretida ao creme e leve um pouco mais ao fogo para a gelatina se desfazer totalmente. Penere o creme cozido antes de dividir nos copos para retirar qualquer pedaço de gelatina que tenha ficado. Se for usar o açúcar já com gelatina simplesmente adicione este ao creme, leite e raspas de baunilha e mexa o creme em fogo médio até ferver. Divida nos copos e deixe esfriar um pouco antes de botar para gelar. Endurece bem rápido.

Copo de creme de baunilha e banana

Coloque uma camada de doce de banana não muito grossa na base de um copo de água, de cachaça ou de cerveja. Aqueles da Nadir Figueiredo usados para servir cachaça, e antigamente café, em boteco ficam tão lindos quanto o Rosendahl dinamarquês. Coloque sobre a banana uma camada do creme de baunilha e deixe esfriar um pouco antes de levar a geladeira. Servir gelado com um cheirinho de canela em pó com uma calda de chocolate branco.



Como se pode perceber, ao invés de trabalhar eu estou bundando e escrevendo postagens nos meus blogs. Vou adiar a entrega do artigo pois é simplesmente impossível forçar meu cerebro a produzir com o meu corpo neste estado.

8 comentários:

Cláudia M. disse...

Cláudia, esse doce de banana com canela deixou-me com água na boca. Acho que nem precisava do creme de baunilha... se bem que está com óptimo aspecto. Tb gosto da ideia de servir as sobremesas em copos, fica mto bonito devido à transparência. E esses seus pratinhos com flores são um mimo, também. Tudo lindo.
Espero que esteja melhor da gripe e da disposição. Estive a ler o seu post de 6ª feira, e consigo compreendê-la mto bem. Eu imagino a neura com que eu ficaria se aqui anoitecesse às 15 horas... aqui agora começa a escurecer às 17h30, e mesmo assim já não gosto... por acaso vc não é do signo Leão? Pareceu-me, qdo vc disse que precisa do calor e da energia do sol, comigo acontece o mesmo (nasci em Agosto...). Espero que consiga ultrapassar essa tristeza que o Outono lhe provoca. Eu até gosto desta estação (aqui não é tão rigoroso, claro), mas acho que é um pouco como vc diz, só se consegue suportar o Outono+inverno, na esperança de que a Primavera chegue depressa, e com ela, a renovação.
Beijinhos

Vivian disse...

estava aqui procurando algo pra fazer com as bananas que estao estragando na fruteira e te achei. Obrigada pela receita, era isso que estava precisando, algo bem simples e sem segredos !!
Muito bom o teu blog

boa semana

Magia na Cozinha disse...

A combinação das bananas com o creme me parece perfeita. Gostei muito!
Tenho bananas carameladas prontas na geladeira, vou comer, mas sem o creme... Estou com preguiça de fazer agora, pois já é tarde!
Bjs :)

Bia Belliard disse...

Este doce me lembra a minha infancia, e é o que estou precisando neste momento ! Adorei a musica e te ler, me sinto a vontade aqui ! bjinhos

Glau disse...

Claudinha, entre os 2 pavês eu fico com o bicolor! ele é mais encorpado! e faz um sucesso danado! não tem quem não goste!

Menina, to com uma fome louca e eu simplesmente amo bananas.. comeria uns 2 potes da sua sobremesa!

Mas eu queria comentar.. que vista maravilhosa vc tem!

Bjos querida e boa semana! Vc melhorou?

Glau

Nina disse...

Obrigada pelo aviso!

Eu nem imaginava, como vc percebeu!

Já estou apagando o post e retirando as referências!

beijos!

Claudia disse...

Glaucia, ficou muito bom e eu ainda adicionei umas raspas de chocolate branco. Ficou realmente do jeito que eu gosto.

A vista do fjord me inspira.

Claudia

Thais disse...

Gente, quanta receita gostosa
a Nina me indicou seu blog
adorei!
quando puder me faça uma visita
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...