Com os olhos voltados para o norte (3): biscoitos amanteigados de amendoas



Hoje foi quase impossível publicar esta postagem. A massa de amendoas que deveria ter aberto que é uma beleza e permitido cortar corações e estrelas simplesmente não abriu de jeito algum. A massa quebrou que foi uma beleza. Umas duas horas de geladeira e o famoso rolo e os biscoitos estrelados viraram rodelas tradicionais. Mas tanto esforço valeu a pena pois estes amanteigados ficaram muito gostosos. Como a massa mistura amendoas e farinha de trigo ficou levemente crocante e ao mesmo tempo amanteigada, daquela que defaz na boca. Pouco doce e muito perfumada. Uma delícia.



O terceiro biscoito da semana, numa sexta feira de festa na escola das crianças e saída de férias em Trondheim mais umas mil coisas para fazer em casa foi uma loucura, mas acabou tudo bem. Ter conseguido publicar a receita de hoje significa que estou bem perto de conseguir publicar as sete postagens diárias, com biscoitos diferentes, em homenagem ao povo Sami. Foi quase impossível, mas rolou e o biscoito ficou super gostoso o que justificou o esforço ainda mais. E aqui vou eu. Amanhã tem mais e será uma receita bem brasileira.

Amanteigados de amendoas

150 gramas farinha de amendoas
120 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga temperatura ambiente
75 gramas de açúcar
1 colher de chá de açúcar de baunilha



Para a glace da cobertura
50 gramas de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de água quente
avelãs torradas e picadas (pode usar pistachios)

Peneirar a farinha de amendoas, de trigo e açúcares e misturar. Adicionar a manteiga picada em cubos e misturar com a ponta dos dedos até forma uma massa homogênea. Formar um cilindro de massa, enrolar em papel manteiga e levar para a geladeira por no mínimo uma hora. Cortar rodelas de 1 centímetro de espessura e assar em forma forrada com papel manteiga por 12 minutos ou até que as bordas dos biscoitos fiquem levemente douradas. Fazer a glace misturando a água ao açúcar e colovar sobre os biscoitos depois de frios. Salpicar avelãs picadas ou pistachios moídos por cima. Rende 3 dúzias e dura 3 dias se mantidos em recipiente fechado.



Comentários

Glau disse…
estou adorando esta série de biscoitos.. não importa se era pra ser coração, estrela pq a carinha deles parecem estar incríveis mesmo!

As cças e eu entramos de férias.. nem acredito, mas to correndo com o Quitandoca. Ainda bem, ne?

bjos querida
Claudia Lima disse…
Claudia mesmo não tendo saido no formato que vc desejava, ficaram muito bonitos e apetitosos.
Fico com água na boca de imaginá-los se desmanchando na minha boca.
Bjs :)
Unknown disse…
Querida, esse seu mini projeto está indo bem hehehe
Depois vc ficará um ano sem ver amendoas.
Se quiser mandar um pouquinho para cá o endereço é kkkk
bjss
Contornou esse "probleminha" com a massa de uma forma perfeita!

Assim redondinhos e com essa cobertura ficaram tão lindos, que eu dispenso as estrelinhas que não chegaram a sair!...

Que delícia de biscoitos que nos tem dado...nem sei quais escolher...:)
Isabel disse…
Cláudia, é preciso muita energia para fazer biscoitos diferentes todos os dias, ainda mais com tudo o resto para fazer também! Isso prova que estás cheia de força e de coragem e que o Inverno não te deitou abaixo.
Quanto aos biscoitos, cada um é melhor que o outro, que maravilha!
Bjs

Postagens mais visitadas