domingo, 21 de dezembro de 2008

Com os olhos voltados para o norte (5): financiers brancos e pretos



Este projeto semanal está sendo super cansativo, mas é super divertido também. O bom é que hoje, quando eu sentei para assar os financiers (sem frutas, brancos e pretos, a pedido das crianças) já não tinha em casa nenhum biscoito de ontem, anteontem, nem de antes de anteontem. Tá, eu guardei meia dúzia de pães de mel para mim. De resto, foi-se tudo pois nós estamos aproveitando e dando de presente para a família e os amigos que aparecem por aqui. Ontem fomos à casa dos pais do Per e levamos duas caixas de biscoitos. Uma para os pais dele e outra para uma das irmãs dele que não mora em Trondheim e estava aqui apenas este final de semana. Veja uma das caixas com os amanteigados com o cartão que Estela colocou...



Uma semana celebrando Natal, assando biscoitos e sem nenhum financiers incluído nesta festa não seria uma semana nesta casa afinal de contas. Aqui em casa as crianças amam financiers e sempre pedem. Eu também amo e fiz do jeito que elas pediram. Mas nunca faço de duas cores ao mesmo tempo e sem frutas, mas hoje fiz uma fornada grande e ainda deixei um pouco de massa para assar amanhã. A massa de financier conserva muito bem de um dia para o outro e pode ser feita de um dia para o outro sem problemas. Como os bolinhos fazem parte da tradição norueguesa, aqui vão os nossos bolinhos.



Financiers Brancos

250 gramas de manteiga sem sal
1 3/4 xícara de farinha de amêndoas
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
10 claras de ovos
1 colher de chá de essência de baunilha (usei as raspas de meia fava)
Pitada de sal

Como:

Derreter a manteiga e deixar a manteiga cozinhando em fogo baixo até ficar bem dourada, mas cuidado para não queimar. Fique ao lado, de olho na manteiga. Reserve. Peneire as farinhas, o açúcar e o sal. Bata as claras com um fouet até formar picos moles. Adicione as farinhas as claras aos poucos e vá mexendo (com a mão, não com a batedeira) para incorporar. Por fim adicione a manteiga e a essência de baunilha e vá mexendo com cuidado até incorporar todo a manteiga a massa. Encha 2/3 das forminhas com esta massa para fazer os financiers brancos. Asse por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180C. Use forminhas especiais para financiers ou forminhas de muffin ou tarteletes. Unte sempre com bastante manteiga.



Se for usar fava de baunilha adicione as raspas à manteiga e cozinhe a baunilha na manteiga. A manteiga cozinhando com a baunilha exala um perfume fantástico que se espalha pela cozinha e seduz qualquer um ao seu redor, lembre disso! Este perfume vai para os financiers quando você adicionar a manteiga à massa. Enquanto eu escrevo em sinto o perfume que exalam destes bolinhos parados aqui ao meu lado. Chocolate com baunilha é um perfume poderoso e irresitível.

Salpique um pouco de açúcar de confeiteiro sobre os bolinhos com uma peneirinha antes de servir os financiers.



Financiers Pretos:
Uma receita de financiers brancos
Mais 1/2 xícara de cacau em pó

Adicione o cacau em pó à massa de financiers brancos e mexa com cuidado até incorporar todo o cacau. Encha 2/3 das forminhas untadas com bastante manteiga e asse a 180C por 15 minutos. Se desejar adicione chocolate meio amargo bem picado à massa e os financiers ficarão brancos com pedaços de chocolate.

Obs. A massa de financiers pretos fica mais grossa do que a de financiers brancos e assa alguns minutos mais rápido.

Obs 2. Salpique um pouco de açúcar de confeiteiro com baunilha sobre os bolinhos para decorar.



Rende de 36 a 40 financiers em formas de tartelette.

4 comentários:

Valentina disse...

Adoro esta troca de presentes comestíveis que rola no natal.

Isabel disse...

Hummm, adoro. A minha mãe costuma fazer os brancos, mas agora fiquei com vontade de fazer os de chocolate. E a saga continua...

Heloísa disse...

Claudia,
Parabéns por estar conseguindo fazer aquilo a que se propôs. Estou achando incrível, um tipo de biscoitinho a cada dia.
Beijo

Magia na Cozinha disse...

Claudia ficacaram muito bonitos lado a lado. Eu nunca comi Financiers, mas imagino que sejam uma delícia!
A caixinha de presente ficou uma tentação e imagino que a presenteada deva ter adorado!
Bjs :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...