Pastéis de amendoim: flagrante delícia...



Desde que vi estes pastéis no blog Flagrante Delícia, da talentosa Leonor de Sousa Bastos, que eu não conseguia dormir direito. A imagem destes pastéis ficou marcada na minha memória-afetiva-gustativa-palatativa desde então. É uma receita que mexe com sabores marcantes da minha vida, sabores que habitam as profundezas do meu ser desde a minha concepção.

Para explicar tamanha fissura preciso confessar que doces de gemas e doces portugueses de gemas são meus doces favoritos. Doces como quindim, ovos moles de Aveiro, fios de ovos, baba de moça, toucinho do céu, barriga de freira, ouriço e todos os outros. Eu amo, amo e amo tudo que leva muita gema, crua ou cozida. Sim, gemas são minha mais extremada paixão. Enquanto doces de gemas são minha grande paixão, os doces de clara ou 'suspirados' são minha segunda paixão e por assim sigo a vida, quebrando ovos.



Tudo vai fazer sentido quando eu contar que o doce favorito da minha mãe é o toucinho do céu, um doce português feito de gemas, açúcar e amendoas. Nenhum sabor se planta no seu eu interior mais profundo por acaso!

Estes pastéis de Leonor reúnem gemas, açúcar levemente caramelizado e amendoins torrados e moído tudo envolvido por uma massa finíssima e uma crocante camada de açúcar. Ficou uma delícia e eu comi o primeiro quente, quase queimando a língua, para conferir o sabor. Sei que vai ficar bem melhor quando esfriar mas por hora é exatamente o que eu esperava.




A receita está no blog da Leonor e o link para o Flagrante Delícia está aqui para a página em português. A receita é exata, não rende nem mais, nem menos e o sabor é maravilhoso. As raspas de limão, usei o limão siciliano, dão um perfume importante que não compete com o amendoim. O limão complementa com um toque cítrico fantástico. A massa é fácil de fazer e de trabalhar, especialmente gelada por isto leve à geladeira por uma horinha pelo menos.

Experimente!

Comentários

♥ mesa para 4 disse…
Adorei a tua experiencia com os pasteis receita da Leonor, ficaram excelentes...um grande beijinho...e já agora moras num dos meus paises preferidos.
Boa noite, Cláudia!!:)

Fiquei excitadíssima mal soube que ía fazer os pastéis de amendoim...já não podia esperar para os ver de "carne e osso"!:)

Ficaram super bem!!!:) Lindos!

Fico contente que tenha gostado da receita e muito honrada com as suas palavras...Obrigada!

Beijinho!
Glau disse…
acho que em outra encarnação nós fomos irmãs! :)
Claudia Lima disse…
Eu gosto muito de amendoim, mas ainda n!ao conhecia esta sobremesa.
Tb adoramos quindim aqui em casa. Até já postei uma ótima receita no meu blog, que faço de vez em quando.
Bjs :)
Claudia,
Que delícia!
Eu também adoro os doces portugueses. Vamos ver se algum dia me aventuro a fazer esses "pastéis".
beijos
Cláudia Marques disse…
Devem mesmo ser deliciosos, estes pastéis. Os ingredientes seduzem-me, e estão com um aspecto...
Ai essa listinha dos doces portugueses (e brasileiros), cada um melhor que o outro. E depois eu é que sou a gulosa...
Cláudia, eu respondi-lhe sobre os ingredientes que não conheço no post dos morenos de Basel.
Beijinhos
Eli disse…
Eu estou realmente muito encantada com seu blogue!

Adorei a receita!

www.saboresdalica.blogspot.com
Isabel disse…
Eu também adoro doces com ovos. Quando era criança adorava comer gemada, não sei se vocês fazem no Brasil, é só gema com açucar. Era uma maravilha. Ao ler o seu post, fiquei com vontade de ir a correr comer ovos moles e de experimentar esses de amêndoim que também parecem óptimos.
Bjs
Claudia disse…
Garotas,

A receita da Leonor é ótima e o resultado maravilhoso. No dia seguinte ainda fica melhor, como eu previa.

Leonor, obrigada pela dica!

Mesa para quatro,
sua mesa está reservada, volte sempre!

Glau, me sinto sua irmã mais velha! Sério mesmo!

Claudia Lima, já tinha visto tua receita de quindim. Certas receitas eu não deixo passar. Mas eu preciso de forminha para quindim antes de tentar, queria aquelas com furinho no meu.

Helô, vale a pena tentar, bem no jeito das receitas portuguesas tradicionais mas tem um quê a mais...

Claudia M.
Doces de ovos são herança portuguesa na cozinha brasileira, totalmente influencia lusitana!!!

Eliana,
Que bom que te ver por aqui. Sinta-se em casa!!!

Isabel,
Gemada, claro, comi muito quando era criança! Sabe que quando eu era pequena minha mãe fazia gemada com chocolate e me enganava para eu não ver que tinha gemas no leite. Mal sabia ela que eu gostava mais sem chocolate!

Abraços,

C.

Postagens mais visitadas