Morangos congelados, não, não é uma sobremesa nova...
Trondheim é uma cidade linda, adorável, mas o clima aqui é uma desgraça e faz muito, mas muito, muito frio. O frio começa em novembro quando obrigatoriamente começa a primeira fase de neve. É quando a temperatura caí e fica ao redor de 0C. Mas a coisas tem estado bem mais preocupantes do que o normal. O frio resolveu ser mais intenso este ano e a temperatura tem estado entre -2C e -6C durante o dia. Ontem quando fiz as fotos de Trondheim a temperatura estava -1C e 0C e estava difícil clicar as fotos sem luva e achar o foco das fotos, acabei usando o automático várias vezes. Hoje eu não conseguiria fazer aquelas fotos que fiz ontem pois não daria para ficar sem luva o tempo todo.
O frio passou por cima do período de neve e desceu direto para o gelo. Inferno total!!! Minha idéia de inferno é um lugar muito gelado, quente é a imagem que eu faço do paraíso. Mas aqui não houve meio termo. E meu morangos pagaram o pato. Não que eles fossem durar muito com a neve. Claro que não. Mas eu ainda tinha vários galinhos com frutinhas crescendo. Os morangos vão voltar no ano que vem, vão voltar mais lindos provavelmente, mas eu sofro. Per Olav gosta de frisar que os morangos precisam hibernar debaixo de neve um tempo, que é esse período coberto, hibernando, que garante que eles sejam tão doces aqui. Sim, os morangos noruegueses são muito mais doces do que os brasileiros e do que os belgas, holandeses e franceses que se compra aqui. A doçura dos morangos da Noruega, inclusive destes que nascem no meu jardim, se explica pela baixas temperaturas que ajudam o morango a desevolver seus açúcares.
As cores, texturas e formas que se formam com as folhas e frutas cobertas de gelo são lindas, mas não o suficiente para apagar a dor dos morangos congelados da minha mente.
Eu afinal de contas sou uma filha dos trópicos acostumada a vegetações permanentes, perenes, exuberantes o ano inteiro. Extremamente difícil para um pessoa como eu aceitar a mortandade dos invernos nórdicos.
Comentários
É a natureza...
Bjs :)
Claudia M. a Noruega vale uma visita durante a primavera ou verão quando a luz vira e os dias ficam quase intermináveis. A natureza é linda e o povo merece admiração de todos pelo respeito que nutrem pelos outros povos do mundo. Nunca vi uma gente tão do bem.
Claudia Lima,
Parabéns pelo novo presidente. Vai encher este país de entusiasmo de novo. Por aqui eu sofro meus morangos. Minha maneira de renegar o inverno.
Cláudias, obrigada pela visita.
Abs,
Cláudia
Enfim, por mais que faça parte da natureza dá um dó de ver os moranguinhos assim congelados!
Uii, que frio que deve estar fazendo ai..
Bjos, Glau