Bolo de mel com pêras
Ontem acabei fazendo apenas uma das sobremesas que havia pensado pois a s crianças não comeram muito já que tinham uma festa de aniversário para ir e voltaram sem muita fome. Fiz um flognarde de chocolate branco e ameixas que ficou uma delícia (flognarde ou clafouti não dão erro) e que era parte de um projeto de resgate de uma ganache de chocolate branco que zicou na quinta-feira. Não deu para publicar a postagem da flognarde em português pois me deu um cansaço ontem e aí passou o meu entusiasmo. Se por algum acaso alguém estiver interessado, o link para a postagem em inglês está aqui
Como público aqui em casa foi pequeno ontem, a planejada segunda sobremesa ficou para hoje: bolo de mel com pêras (com a unificação da língua portuguesa que já foi assinada pelo Presidente Lula o acento circunflexo vai desta para a melhor, será que eu me acostumo a viver sem ele?)
Este é um bolo do estilo do bolo de pão de mel mas que eu simplifico reduzindo a variedade de especiarias para não ficar com o gosto muito forte. Retiro noz moscada, cravo e mantenho apenas canela, mel e açúcar mascavo. Ficou uma delícia com pêras, mas ainda prefiro com cobertura de chocolate, como vendia no restaurante natural de Ipanema de onde esta receita é inspirada.
Bolo de Mel com Pêras
3 ovos
1/2 xícara de açúcar branco
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
100ml de mel
100ml de óleo de girassol (milho ou canola!)
100 ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Uma boa pitada de sal
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
1/2 colherzinha de café de noz moscada (opcional)
1/2 colherziha de café de cravo moído (opcional)
Uma pitada de aniz moído (opcional)
2 pêras grandes
Aqueça o forno a 180C.
Num pote misture farinha, fermento, canela, noz moscada, cravo e sal e reserve. Num outro pote bata com um batedor de mão (fouet) os ovos com os açúcares (branco e mascavo) até ficar bem aerado e dobrar o volume. Adicione então o óleo, o leite e o mel e bata bem até incorporar todos os ingredientes. Por fim vá adicionando a mistura de farinha aos poucos, duas colheres de cada vez, mexendo sempre para ir incorporando. Untar com manteiga e farinha uma forma de bolo inglês/pão retangular ou outra de sua preferência. Descascar e picar as pêras em pedaços pequenos, arranjar as peras sobre a massa do bolo e salpicar um pouco de açúcar sobre as pêras. Assar por 40-50 minutos a 180C ou até que enfiando um palito de fósforos este saia seco.
Rende de 10 a 12 porções.
Comentários
bjos
Preciso descobrir mais detalhes sobre esta falada mudança das regras na língua portuguesa. Vc sabe onde posso checar?
Bjs :)
Bjs
O povo adora especiarias mesmo, não é? Então meu povo, é só adicionar umas pitadas (meia colherzinha de café) de noz moscada, cravo moído e até mesmo um pouco de aniz ou erva doce!
Mas olha, para as frescas como eu, informo que este bolo já tem um sabor marcante já que o açúcar mascavo, o mel e a canela dão um sabor que fantástico!
Garotas, obrigada pela visita!
Cláudia
bjo
Ficou mesmo com um ar molhadinho e fofo como eu gostO!:)...
Eu ainda continuo com as Pêras... estou condenada a ser o "velho do Restelo"
Suas receitas são irresistíveis, e as fotos lindas.
beijo
Heloisa