Bolo de mel com pêras



Ontem acabei fazendo apenas uma das sobremesas que havia pensado pois a s crianças não comeram muito já que tinham uma festa de aniversário para ir e voltaram sem muita fome. Fiz um flognarde de chocolate branco e ameixas que ficou uma delícia (flognarde ou clafouti não dão erro) e que era parte de um projeto de resgate de uma ganache de chocolate branco que zicou na quinta-feira. Não deu para publicar a postagem da flognarde em português pois me deu um cansaço ontem e aí passou o meu entusiasmo. Se por algum acaso alguém estiver interessado, o link para a postagem em inglês está aqui



Como público aqui em casa foi pequeno ontem, a planejada segunda sobremesa ficou para hoje: bolo de mel com pêras (com a unificação da língua portuguesa que já foi assinada pelo Presidente Lula o acento circunflexo vai desta para a melhor, será que eu me acostumo a viver sem ele?)

Este é um bolo do estilo do bolo de pão de mel mas que eu simplifico reduzindo a variedade de especiarias para não ficar com o gosto muito forte. Retiro noz moscada, cravo e mantenho apenas canela, mel e açúcar mascavo. Ficou uma delícia com pêras, mas ainda prefiro com cobertura de chocolate, como vendia no restaurante natural de Ipanema de onde esta receita é inspirada.



Bolo de Mel com Pêras


3 ovos
1/2 xícara de açúcar branco
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
100ml de mel
100ml de óleo de girassol (milho ou canola!)
100 ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Uma boa pitada de sal
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
1/2 colherzinha de café de noz moscada (opcional)
1/2 colherziha de café de cravo moído (opcional)
Uma pitada de aniz moído (opcional)
2 pêras grandes

Aqueça o forno a 180C.

Num pote misture farinha, fermento, canela, noz moscada, cravo e sal e reserve. Num outro pote bata com um batedor de mão (fouet) os ovos com os açúcares (branco e mascavo) até ficar bem aerado e dobrar o volume. Adicione então o óleo, o leite e o mel e bata bem até incorporar todos os ingredientes. Por fim vá adicionando a mistura de farinha aos poucos, duas colheres de cada vez, mexendo sempre para ir incorporando. Untar com manteiga e farinha uma forma de bolo inglês/pão retangular ou outra de sua preferência. Descascar e picar as pêras em pedaços pequenos, arranjar as peras sobre a massa do bolo e salpicar um pouco de açúcar sobre as pêras. Assar por 40-50 minutos a 180C ou até que enfiando um palito de fósforos este saia seco.



Rende de 10 a 12 porções.

Comentários

Valentina disse…
Amo pêras. E gostei deste bolo.So colocarei os ingredientes que tirastes.; o )
Glau disse…
super bom gosto o seu!
bjos
Claudia Lima disse…
Parece magnífica, mas eu colocaria as especiarias que tiraste de bom grado, pois adoro!
Preciso descobrir mais detalhes sobre esta falada mudança das regras na língua portuguesa. Vc sabe onde posso checar?
Bjs :)
Anônimo disse…
Não gosto muito do novo acordo, mas não há nada a fazer... Ou antes farei como fez a minha avó há uns anos atrás num outro acordo, continuarei a escrever da minha maneira, dirão apenas que é teimosia de velho, nada mais. Agora este Bolo convence-me, embora eu não tirasse as especiarias, mas isso é apenas o meu gosto.
Bjs
Claudia disse…
Então é isso!

O povo adora especiarias mesmo, não é? Então meu povo, é só adicionar umas pitadas (meia colherzinha de café) de noz moscada, cravo moído e até mesmo um pouco de aniz ou erva doce!

Mas olha, para as frescas como eu, informo que este bolo já tem um sabor marcante já que o açúcar mascavo, o mel e a canela dão um sabor que fantástico!

Garotas, obrigada pela visita!

Cláudia
parece delicioso! as peras molinhas....hum!
bjo
Esse bolo de mel com pêras, deve ficar uma delícia, embora eu goste do toque especiado da receita!
Ficou mesmo com um ar molhadinho e fofo como eu gostO!:)...
Eu ainda continuo com as Pêras... estou condenada a ser o "velho do Restelo"
Claudia,
Suas receitas são irresistíveis, e as fotos lindas.
beijo
Heloisa

Postagens mais visitadas