Tertuliando: rocambole de chocolate aos dois brigadeiros
Eu adoro a Moira, a dona do Tertúlia de Sabores, aquelas coisas estilo "nunca te vi sempre te amei" que só a internet é capaz de proporcionar. Exatamente isso. Quando ela convocou seus leitores para celebrar o aniversário do blog eu me animei na hora mesmo sabendo que eu sou difícil com datas e compromissos, adoro uma vida sem agendas. Mas, enfim, resolvi "tertuliar" e aqui estou eu, "tertuliando". Para celebrar resolvi escolher uma receita que falasse comigo e enquanto eu procurava me lembrei que tinha guardado a receita de uma sobremesa que me cativou na hora que eu vi. Claro que seria uma sobremesa, que eu já desisti de pratos salgados. Se tem uma coisa que não me emociona são sopas, assados e "cozinhados" salgados diversos. Por isso eu escolhi esta receita para tertuliar.
A receita original é um rocambole de chocolate recheado com um doce de limão que é na verdade uma espécie de "curd" de limão (aquele doce amanteigado dos ingleses) com uma cobertura de chocolate ao rum. Moira usou na receita dela uma ganache de chocolate. Eu delirei e recheie o meu rocambole com brigadeiro de limão e cobri com brigadeiro de chocolate. Abrasileirei totalmente o doce e batizei-o de rocambole.
As últimas modificaçoes foram de forma, e não de conteúdo, já que não segui as instruções para preparar a massa e preparei meu rocambole como pão de ló, separei as claras das gemas, não usei fermento e usei menos açúcar. Por fim, ao invés de usar amêndoas fatiadas, eu cobri o meu rocambole com uma paçoca de amêndoas, acentuando ainda mais a brasilidade do doce, como se para ser brasileiro já não bastasse ele ter sido feito por mim.
Rocambole de chocolate com recheio de brigadeiro de limão e cobertura de brigadeiro de chocolate
A receita da Moira você encontra aqui: Receita para tertuliar, a minha você pode ler abaixo...
Massa do rocambole
4 ovos separados
50 gramas de açúcar
50 gramas de farinha de trigo
30 gramas de cacau em pó sem açúcar
pitada de sal
2 colheres de sopa de água (usei fria)
Como:
Aqueça o forno a 180C. Coloque as claras e o sal num pote e com a batedeira bata até elas ficarem em neve, bem duras e reserve. Num outro pote bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar e dobrar o volume. Peneire a farinha e o cacau. Adicione metade da mistura de farinha e cacau às gemas bata para incorporar. Adicione a água e bata mais um pouco e adicione então a segunda parte da farinha com cacau às gemas. Por fim adicione as claras à mistura de cacau e gemas e mexa com uma espátula para não reduzir demais o volume da massa. Coloque a massa numa forma retangular média untada e forrada com papel manteiga também untado com manteiga. Asse por 25 minutos a 180C ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar levemente e transfira para uma superfície limpa, sobre uma folha de papel manteiga limpa. Coloque o recheio que preferir, no caso eu usei um brigadeiro de limão. Depois de recheado enrole a massa, com a ajuda do papel e deixe repousar coberto por alguns minutos. Cubra com a cobertura na hora de servir.
Dica: deixe a massa enrolada com papel ou uma toalha limpa até a hora de servir, desse modo evita que o rocambole fique seco demais.
Brigadeiros de limão e de chocolate
Brigadeiro de limão:
200 ml de leite condensado
200 ml de leite desnatado
1 colher de sopa de manteiga
suco e raspas de meio limão verde
Brigadeiro de chocolate:
200 ml de leite condensado
200 ml de leite desnatado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cacau em pó
Como:
Primeiro faça o brigadeiro de limão e deixe esfriar para rechear. Leve os leites, a manteiga, o suco e as raspas de liµao ao fogo médio e com uma colher de pau mexa até que a mistura ferva. Deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos ou até que a mistura engrosse e cubra a colher com uma camada grossa de creme. Retire do fogo e deixe esfriar. Repita a operação na hora de fazer o brigadeiro de chocolate.
Como era de se esperar o rocambole foi um sucesso aqui em casa, acabou em tempo recorde, sem chance de sobras para fotografar amanhã. Foi tudo num instante e as crianças já pediram bis.
Moira, feliz aniversário para o Tertúlia... e obrigada pela receita!
Comentários
Sabe que eu sou de lágrima fácil, por isso emocionei-me com as suas palavras.
A escolha foi perfeita e agoa sou eu que vou levar esse brigadeiro de limão que me fez crescer água na boca.
Obrigada pela sua participação.
Um grande beijo
Moira
Adorei a sua versão. Muito interessante a adição de leite aos brigadeiros. Deve ficar mais suave e menos doce. Eu prefiro.
O brigadeiro de limão deve ficar muito bom, eu ainda não provei.
Parabéns pela sugestão!
Bjs :)
Seu blog dá agua na boca...je quero saber quando você faz aniversario, estou atualizando minha agenda. Responda por gentileza pelo e-mail: miraalmeida@globo.com
Beijos.
Almira
Amei a receita :)
Ah! Passa lá no Tigela que deixei um presentinho para você,ok?
Abraços!
Besos.
Salu2. Paula
http://conlaszarpasenlamasa.cultura-libre.net
Fiquei aqui desejando o seu rocambole e imaginando o gostinho desse brigadeiro de limao, vou ter q fazer!!!!!!!!
bjks
bjssss
Que maravilha, um doce luso-brasileiro só podia ser bom, hihi
Bjs
Fiquei com agua na boca!
Que delicia de rocambole.
Nunca fiz brigadeiro de limão, mas estou super curiosa e já vai estar no meu caderninho de receitas.
Linda as fotos do seu rocambole.
bjs
Nesse convite da Moira, acabei optando por um pão.
Até que enfim vejo você participar dessas trocas entre os blogs...rsrs! Fico até feliz com isso, pois você sempre tem receitas ótimas, com posts interessantes. Além disso, a Moira realmente merece essa nossa homenagem.
Bjs.
Bjs e bom fds
Lindo seu rocambole e linda sua homenagem.
Beijos.
Amei tudo, tudo, tudo...
Eu também gosto mais de fazer doces do que salgados... e de comê-los, também... rsssssssss
Bjo enorme
Mari
Quando puder me dê o prazer de uma visita:
www.eternosprazeres.blogspot.com
Abraço das Minas Gerais
ficou lindíssima a tua torta, ou rocambole :)
Era precisamente o doce do Tertúlia que eu tinha elegido para tentar reproduzir... mas acabei por não ter tempo e optar por alguma coisa mais simples mas que tb ficou mto bom.
Mas essa torta já me tinha fascinado assim que a vi lá no blog da Moira (aquele creme de limão, hummmm) e agora esta versão (este creme de limão....) só fez aumentar a minha lista. Hei-de fazer qdo tiver oportunidade.
bjs
a Moira é uma querida mesmo e o Tertúlia merece todo esse afago!
As fotos estão lindas e de babar!
Parabéns para o Tertúlia e para essa receita maravilhosa!
Beijocas!
Obrigada pelos desejos de melhora, a febre melhorou, e voltei a comer.
Acho que a sua opinião faz sentido, tenho problemas de tireoide, e faz um tempo que não tomo a minha homeopatia, a que uso para controlar. Por via das duvidas, encomendei uma dose após ler o seu comentário. Tenho de tomar e relaxo, vai ver foi isso mesmo!
Beijocas!
Foi desatenção minha, mas já fiz a correção do post e agora está correto e também deixei uma resposta para você por lá (deve ser o calor dos tópicos me torrando os neurônios). Muito obrigada pela visita e pela leitura atenta!
Eu tenho lido notas aqui e ali do seu Sabor Saudade e vou voltar com tempo e calma para apreciar e degustar o que sai da sua cozinha. A segunda feira está feroz como sempre!
Um abraço
Cherry
PS:
Gosto muito do Tertúlia de Sabores também!
e um sabor que a doro e contrasta muito bem com o limao.
maravilha mesmo.
boa semana
beijocas
Eu, ao contrário de si, adoro salgados, mas com estas fotos lindas quem consegue resistir aos doces?
Este recambole está mesmo apetitoso e não me admira nada que tenha ido em três tempos! Só há uma solução é fazer "bis".:)
Já há um tempinho que aqui não passava, como voce disse agora sou mais uma de tantas mulheres com uma criança para cuidar trabalhando, não é fácil, principalmente na minha situação, de tantos anos de relax e dolce far niente, mas tudo vai entrar nos eixos e voltar aqui é um alento para a alma :-)
bjinhos
Adorei o resultado, de deixar muita água na boca! :)
Beijinhos.