Bolo de mel coberto com chocolate



A semana começou cheia de sol e até um certo 'calor', assim, um calorzinho. Segunda feira entrou arrepiando com temperaturas entre 2C e 4C, a neve e o gelo derretendo a olhos vistos, a maior ilusão. Ilusão perdida, afinal, estamos na Noruega e quando você pensa que talvez a primavera esteja chegando 'o lugar' te manda um lembrete. Não senhora, aqui ainda não é começo de primavera. E foi assim. A terça-feira amanheceu nevando, cidade totalmente branca e fria. Temperaturas abaixo de zero para lembrar que aqui a primavera não começa antes do fim de abril.

Uma situação de emergência, tive que parar para abastecer o carro eu mesma, euzinha, na neve, no vento e no frio. Maior vacilada minha já que esqueci de lembrar ao Per para abastecer o carro. Sim, eu guio o veículo mas ele é quem abastece já que por essas playas não há frentista e cabe ao ser humano dono do carro abastece-lo de combustível com as próprias mãozinhas. Olha, falem mal de mim se quiserem, eu não me importo, mas entre as coisas que eu mais sinto falta do Brasil estão os simpáticos frentistas de postos de gasolina. Gente fina, amiga, cheia de amor para dar e energia para ajudar em troca de uns trocados. Saibam que até no Japão, minha amiga Noriko de Tóquio me informa, tem frentistas em quase todos os postos, serviço tradicional. Em Tóquio parece que a moda agora são frentistas mulheres jovens e lindas, exatamente como foi como no Rio e São Paulo uma época. Cada coisa.



Enfim, nada de mão amiga, pago com o cartão numa máquina fria, preciso tirar as luvas para colocar a senha, faz um frio escabroso por causa do vento e eu, bobinha, ali parada sem gorro. Explico. Eu tinha feita um coque lindo no meu cabelo naquela manhã, meu cabelo estava lavado, macio e cheiroso. Não estava numa de colocar gorro, nem chapéu. Não me lembrei que ia ter parada no posto na hora do espelho. Parar para abastecer o carro, pegar aquele vento naquele lugar descampado, sem gorro, foi pedir para ficar doente. Uma dor de ouvido terrível me pegou na mesma noite. Hoje estou melhor. Me deu uma super vontade de comer pão de mel. Fiz um bolo de mel com especiarias que tem cheiro e sabor de pão de mel mas que fica bem mais macio. A cobertura de chocolate é um 'plus'! Uma delícia. E dá-lhe especiarias, afinal, aqui o inverno ainda está rolando solto...




Bolo de Mel com Chocolate


3 ovos
1/2 xícara de açúcar branco
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Uma boa pitada de sal
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
1/2 colherzinha de café de noz moscada (opcional)
1/2 colherziha de café de cravo moído (opcional)
100ml de mel
100ml de manteiga sem sal derretida ou, se preferir, use óleo de girassol, milho ou canola
100 ml de leite

Aqueça o forno a 180C.

Unte com manteiga uma forma retangular pequena, cubra com papel manteiga, unte o papel e reserve. Se preferir fazer bolinhos individuais forre 12 forminhas de empada ou de muffins com forminhas de papel e reserve.

Num pote misture farinha, fermento, canela, noz moscada, cravo e sal e reserve. Num outro pote bata com um batedor de mão (fouet) os ovos com os açúcares (branco e mascavo) até ficar bem aerado e dobrar o volume. Adicione então o óleo, o leite e o mel e bata bem até incorporar todos os ingredientes. Por fim vá adicionando a mistura de farinha aos poucos, duas colheres de cada vez, mexendo sempre para ir incorporando.

Assar por 30 minutos a 180C ou até que enfiando um palito de fósforos este saia seco.

Deixe esfriar antes de cobrir com a cobertura de chocolate


Cobertura de Chocolate

150 gramas de chocolate amargo com pelo menos 52% de cacau
50 gramas de manteiga com sal

Derreta chocolate e manteiga em banho maria mexendo para ajudar a derreter e evitar que a mistura esquente demais e queime. Quando chocolate e manteiga tiverem derretido e formado uma mistura homogênea retire do fogo e deixe esfriar. Com uma espátula espalhe a mistura de chocolate sobre o bolo já frio e deixe endurecer um pouco antes de cortar.

Rende de 10 a 12 porções.


Comentários

Sarah disse…
Claudia, adorei o post..o bolo...qq dia desses vou fazer esse bolo! Deve ficar mto bom!
Bjos, Sarinha
Olá Cláudia!!:)

Por aqui o tempo também ficou bem melhor, mas o que me deixou mais preplexa foi ouvir a minha mãe contar que ontem estiveram 28ºC no Porto!(coisa bastante anormal para a época do ano)

Custa-me imaginar a alegria de 2ºC ou 4ºC ou associar essa temperatura a algum prenúncio primaveril...acho que vivesse aí não teria outro remédio senão hibernar! eheh!

Depois essa aventura com o carro...eu também adoro que haja alguém que me possa por a gasolina (não censuro). Quando tenho frio fico tão paralisada que entro no carro e não consigo por imediatamente o cinto de segurança...(a minha vez da censura)

Depois de tanto frio e tanta aventura esse bolo de mel especiado deve ter sido como uma benção... está com um aspecto super fofo e a caldinha de chocolate fica-lhe a matar!

Hum...que reconforto!:)

Beijo!
Cininha disse…
Um belo fim para tanta peripécia, esse bolinho com chocolate e esses aromas bem quentinhos, gostei.

Pois é por aqui no domingo o termómetro do meu carro chegou a marcar 30º de temperatura exterior :-) mas para o fim de semana já diz que vem chuva outra vez :-(

Quanto aos "frentistas" (gostei do nome :-) por aqui também já vão escasseando, só alguns postos de combustivel é que têm.
É a evolução, menos empregados menos despesa :-)
bjinhos
Gina disse…
Clau, sabe que adoro as especiarias? Mas aqui em casa a mistura de gengibre, canela, cravo... não agrada a todos, infelizmente.
Bolo de mel é delicioso.
Agora, quanto ao frio, meu Deus, não suporto nem o de Curitiba!
Beijos.
Anônimo disse…
Oi cláudia,
Que peripécias!
Eu não ponho gasolina, não tenho carro e não dirijo. Digamos que sou meio ave rara neste mundo :)
Mas se conduzisse também não gostava de pôr gasolina, odeio o cheiro.
Mas no final essas peripécias acabaram num belissimo bolo de mel que só por si já deve ser uma maravilha, com essa calda de chocolate faz-me ficar de desejos hehehe
Em relação ao meu amigo, está tudo na mesma, continua no hospital há uma semana ainda não foi operado a uma perna partida, não sei se por ser deficiente, está a ser tratado como um indigente, e como não tem família, nós perguntamos e ninguém nos dá informações, nem respostas. É o serviço de saúde português no seu melhor. Sinto-me revoltada!
bjs
Moira
Claudia disse…
Sarinha,

Que bom que você gostou. Este é o meu jeito 'falador' de dar receitas, não consigo ir direto aos assuntos. Se fosse uma conversa ia ser do mesmo jeito. Bj.

Leonor,

Ouvi dizer que fez uma onda de calor durante o final de semana e chegou aqui. Loucura ver temperaturas com 2C e 4C como dias de 'calor', mas quando as temperaturas ficam tempo demais abaixo de zero cada vez que sobem faz uma diferença absurda. Mas aí, depois volta a cair e com ela vai todo o nosso entusiasmo. Mas até o final de abril a primavera chega de verdade.

Beijinhos para você também.

Alcina,
A onda de calor do final de semana foi animadora mas não durou por aqui. Sabes que esta semana aqui em Trondheim tem uma copa do mundo de sky cross country e biathlon e os jornais ontem estavam celebrando as últimas nevascas (o que não quer dizer que as montanhas não estejam cheias de neve). Sinceramente, não aguento mais enfiar uma bota e andar pela neve, estou é cheia!!!

Beijos

Gina,

Você sabe que o pior frio que eu já passei na minha vida foi durante um mês de outubro em Curitiba. A primavera estava chuvosa, a temperatura caiu e o apartamento que eu estava era muito frio, não tinhamos casaco suficiente e foi o maior horror. Não dava para sair na rua. Nunca mais passei tanto frio na vida, mas também estou sempre bem munida de casacos. Curitiba me pegou de calças curtas, melhor, de mangas curtas!

Beijos,

C.
Claudia Lima disse…
Puxa, aqui já está fazendo 80ºF, esquentou bastante. Hoje, felizmente, foi um dia bem mais fresco.
Aqui não tem frentistas nos postos, mas estou tão acostumada que nem me lembro que eles existem em outros lugares.
Este bolo está maravilhoso! Eu adoro todos os ingredientes!
Bjs :)
Isabel disse…
Cláudia, sabe que aqui também cada vez mais os postos de gasolina são self-service. Nas cidades principalmente. Na província ainda vai havendo aqueles homenzinhos simpáticos que fazem tudo e nem é preciso sair do carro. Agora é tudo automatizado, perdem-se muitos postos de trabalho tradicionais assim, né?
Ai que clima mauzinho, esse aí do norte. A onda de calor passou por aqui, mas aqui deu para subir até 25. Foi tão bom! Mas no fim de semana já vai chover e descer a temperatura. Mas nada que se compare com esse gelo daí.
O bolo de mel é tudo de bom, adoro mel e tudo o que leva mel. Esse eu vou querer experimentar. Está a coisa mais linda do mundo.
mais um mezinho e a primavera chega aí, coragem!
Bjs
Isabel disse…
Voltei para falar das especiarias. Eu agora descobri o gengibre em pó e não passo sem ele. Tenho feito muffin todos os domingos e sempre com gengibre. Quando eu fizer esse teu bolo delícia vou usar gengibre também!
Bjs
Edilia disse…
Lindo bolo dá vontade de comer.
Edilia
Tangerina disse…
Claudia,

Conheci o seu blog há pouco tempo e já estou freguesa :) adoro suas receitas!
Esse pão de mel então...tem um ar fantástico...mas aqui estão
25º...imagina.

Beijinhos,

Carlota
Unknown disse…
Cláudia querida, já virei fã dos seus doces, e já vou logo anotando a receita de pão de mel. Infelizmente terei que tirar umas coisinhas que aqui em casa não gostamos, já o mel nós amamos.
Ficou um bolo lindão.


Bjus
Nana disse…
Claudia,

fiquei com dó de você com esse frio todo, aqui começou a esfriar, já está um tempo que dá para sobreviver querida.
Logo logo o sol aparece de vez e faz uma Claudia feliz.
Agora o seu bolo me fez babar amiga.
Bjs
Cláudia Marques disse…
Cláudinha, esse bolo tem tudo para ser maravilhoso! Eu só não punha o cravinho, não consigo evitar relacioná-lo com dentista...
Mas de resto, acho que com esses ingredientes, deve ser imperdível! E a cobertura? aiaiai

Acho o máximo os adjectivos com que qualificas o frio: escabroso, assassino, etc. Com certeza seria o mesmo que eu sentiria por essas bandas...
Beijos
Di disse…
Aiiii!!!

È um crime eu ter passado aqui a esta hora da madruga, 1:50h, estando com insonia...

È de suspirar...

È apenas uma visita rapidinha...

Passando para dizer que mudei o endereço do meu blog (de novo), pois achava grande demais, http://agoravai-di.blogspot.com/


=*

*Depois venho ler com mais calma seus ultimos posts... seus ultimo pegadinhos de gula (para mim), suas ultimas doses de prazer... nusss!!!
Olívia disse…
nossa, só de ler já fiquei com frio e olha q aqui no brasil estamos sofrendo com os termometros na casa dos 30º!
beijos
Juliet disse…
So uma OBS de Israel: aqui cada posto de gasolina tem numero x de bombas com frentista e tem numero y de "auto servico". Se vc quiser ajuda do frentista, a gasosa sai um tiquinho mais cara! Livre arbitrio! hehehe
Beijos

Postagens mais visitadas