Com os olhos voltados para o norte (4): pão de mel coberto de chocolate



Ontem eu falei que faria uma receita bem brasileira. É brasileira no sentido de que nós, brasileiros, amamos nosso pão de mel, que nada mais é que o pain d'epices francês que é idêntico ao honningkake norueguês(honningkage em dinamarquês) e os nomes mudam por onde o pão de mel passa. Eu usei uma receita dinamarquesa pois estou aqui com um livro de receitas de biscoitos dinamarqueses (depois eu volto para falar deste livro).

Fiz em formato de estrelas e cobertos com chocolate meio amargo (57% cacau) e ficou tudo de bom. Além de facílimo de fazer a massa é um sonho de verão para se trabalhar, abre que é uma beleza e permite os mais audaciosos formatos e usos. Acho que eu me empolguei e abri um pouco demais, ou seja, ficou um pouco fina, mas ainda macia. Se deixar ao vento deve endurecer demais por isso depois de coberto com o chocolate deve ser conservado em recipiente fechado.

Uma beleza eu achei. Modesta eu, não? Como eu não resisti fiz um, apenas um, ao meu agrado, no formato tradicional adotado no Brasil e ficou quase, mas quase a altura do pão de mel Pan. Alguém mais prefere o redondo?



Pão de mel coberto com chocolate

150 gramas de mel
150 gramas de açúcar mascavo
125 gramas de manteiga
2 ovos
500 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de cravo (opcional)
1/2 colher de chá de noz moscada (opcional)
1/2 colher de chá de gengibre (opcional)
Raspas de um limão (FUNDAMENTAL)


Para a cobertura
100 gramas de chocolate meio amargo (no mínimo 57% cacau)

Leve ao fogo médio o açúcar mascavo, a manteiga e o mel até derreter todo o açúcar. Deixe esfriar. Bata os ovos e adicione à mistura de mel quando esta estiver fria. Adicione as raspas de limão e misture bem para incorporar tudo. Misture a farinha de trigo, o bicarbonato e as especiarias e vá adicionando à mistura de mel aos poucos. Depois de adicionar toda a farinha misture com as mãos para formar uma massa homogênea, dando uma leve sovadinha. Se a massa ainda estiver um pouco grudenta adicione um pouco mais de farinha de trigo, aos pouquinhos. Enrole num papel ou filme plástico e leve para a geladeira por uma hora. Aqueça o forno a 190C. Abra a massa sobre uma superfície limpa e levemente esfarinhada. Corte estrelas ou outro formato da sua preferência com espessura de 1 cm. Transfira as estrelas para uma forma forrada com papel manteiga e asse por 10 minutos. Deixe esfriar e decore com chocolate derretido e resfriado (temperado). Conserve em recipiente fechado para manter a maciez do pão de mel. Rende 24 estrelas.




(Chão de estrelas)


(Jogo da velha)

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudia eu adoro Pão de Mel, mas nunca fiz.
Estes ficaram lindos e fofos! Amei o formato de estrela, meu super favorito!
Bjs :)
Boa noite, Cláudia!

Eu adorei esse pão de mel com a cobertura de chocolate!...
A sua descrição conseguiu entusiasmar-me!:)
...esses biscoitos devem ser mesmo deliciosos!!!
...fico com os dois!!:)

Acho o máximo a sua ideia de fazer todos os dias um biscoitinho típico!

...vou seguindo atentamente!:)
Anônimo disse…
Ao ver tanto biscoito lindo no seu Blog começo a ter vontade de experimentar... Acreditas que eu nunca fiz biscoitos ou bolachas na minha vida?
Estes estão de fazer crescer água na boca.
Bom fim de semana!
Moira
Cláudia Marques disse…
D. Cláudia, isto não se faz!
Estou tão triste... nunca provei pão de mel (coberto com chocolate... huuummm), mas depois da sua descrição, pode crer que vou experimentar. Ai, que aspecto delicioso. Uma pessoa vem aqui, e sai a babar... estão lindos, lindos!!
Que grande saga de biscoitos. Se eu os tivesse todos à frente, não conseguia escolher: teria de provar todos!
Bjs
Unknown disse…
Menina, quantas coisas!
Eu já estou cansada por você hehehe
Se eu não conseguir passar aqui depois, queria te desejar feliz natal e um ótimo ano novo.
Agora vou correr com a preparação da minha pequena ceia.
Bjs
Claudia,
Realmente esses pães de mel estão fantásticos. Pena que agora eu não esteja com tempo para fazê-los.
Beijo

Postagens mais visitadas