Com os olhos voltados para o norte (1): ninhos amanteigados de chocolate



Como declarei algumas postagens atrás, vou prestar uma homenagem aos povos antigos do da Noruega e seguir uma tradição bem norueguesa. Vou assar sete tipos diferentes de biscoitos ou bolos de hoje até o dia do Natal e vou publicar diariamente o resultado aqui. Esta será minha homenagem especial aos povos antigos noruegueses, em especial ao povo Sami que eu tanto admiro.

Serão sete biscoitos ou bolos, um por dia, de hoje até o dia 23 de dezembro. Alguns dos biscoitos serão publicados com receitas outros serão direcionados para as receitas de alguém em outro blog ou site. O biscoitinho de hoje é um amanteigado de chocolate bem dinamarquês. Quem nunca ganhou ou deu de presente para alguém uma lata de 'Danish butter cookies'? Aquelas latas, em geral vermelhas, são um clássico de final de ano em qualquer canto do planeta eu imagino. Aqui os amanteigados dinamarqueses são encontrados em qualquer esquina e as receitas disponíveis em todo lugar. Eu estava atrás de uma receita que eu pudesse reproduzir em português, sem sofrimento. Na realidade eu acabei usando uma receita de amanteigado de chocolate muito parecida com uma da Martha Stewart por isso eu reproduzirei a receita do site da Martha em português aqui com um link para a versão original em inglês. Uma coisa legal do site da Martha é que esta receita tem o vídeo e dá para ver o passo-a-passo da receita. Fiz algumas alterações na receita da Martha. A principal é que eu usei uma ganache de blød nougat, o nougat dinamarquês, um tipo de pasta gianduia para rechear os biscoitos ao invés da ganhache de baunilha. Além disso eu usei apenas uma colher de chá de sal normal ao invés de duas colheres de sal grosso e um pouco menos de chocolate e de açúcar do que a receita dela indica.




Ninhos de Chocolate


(você pode assitir ao vídeo com a receita dessees biscoitos no site da Martha Stewart. Apenas em inglês aqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cacau em pó (100% cacau)
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de extrato natural de baunilha
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 gemas
2 colheres de sopa de creme de leite
1/2 xícara de açúcar cristal para enrolar os biscoitos


Bater a manteiga com o açúcar até formar uma mistura bem cremosa e aerada. Adicionar as gemas, a baunilha e o creme de leite e continuar batendo até incorporar. Misturar a farinha, o cacau e o sal e peneirar. Adicionar a mistura de farinha peneirada à mistura de manteiga, aos poucos, misturando uma colher de pau ou com as mãos, se preferir use o processador ou continue na batedeira. A mistura vai ficar bem grossa e com as mãos pode derreter um pouco. Melhor com a colher. Quando a massa estiver bem incorporada faça bolinhas com uma colher de chá de massa, como se fosse fazer um brigadeiro. Passe as bolinhas no açúcar cristal e transfira para uma forma com papel manteiga. Antes de assar os biscoitos faça um buraco no biscoito com o dedo polegar. Não faça fundo demais para evitar quebrar os biscoitos (Veja a foto e assista ao vídeo). Asse os biscoitos a 180 graus por 10 minutos e então inverta a posição da forma dos biscoitos no forno e asse por mais 8 ou 10 minutos. Se os biscoitos tiverem crescido demais refaça os buraquinhos de novo com o dedo ou com uma colher antes de levar os biscoitos de volta ao forno para assar até que estejam durinhos ao toque.
Rende de 5 a 6 dúzias de biscoitos, dependendo do tamanho da bolinha. Mantenha os biscoitos em pote fechado por no máximo cinco dias.





Quando estiverem assados retire os biscoitos da forno e encha os ninhozinhos com o recheio antes de esfriarem totalmente.


Ganache de Nougat
:
50 gramas de blød nougat ou nougat dinamarquês (massa de avelãs e açúcar)
50 gramas de chocolate meio-amargo (mínimo 57% cacau)

Derreta o nougat/gianduia (ou nutella) e o chocolate em banho maria e vá misturando até incorporar bem os dois. Coloque meia colher de chá desta ganache nos ninhozinhos dos biscoitos. Deixe esfriar e sirva imediatamente.

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudia eu vi ela fazendo uma receita parecida com esta na semana passada. Ela colocou um creme de chocolate tb.
Parecem fantásticos, especialmente com este ganache. Quem resisti?
Aqui encontro o ano todo os biscoitos dinamarqueses e adoramos!
As latinhas agora vem com várias decorações natalinas. Eu tinha várias, mas acabei jogando fora. Este ano, no entanto, estou guardando algumas, já que tenho feito biscoitos com freqüência.
Bjs :)
Devo dizer que adoro os seus blogues (não sei qual deles o principal), e que apesar de visitante ainda recente vou fazer escala por aqui mais vezes. A Noruega para mim mais não seria do que cenário para um filme minimalista, pós-moderno, mas ainda assim agradam-me estes sabores a saudade, e este quente-e-frio da bossa-nova abraçada às noites longas de inverno.
Isabel disse…
Cláudia, que lindos os biscoitos e a homenagem também.
Anônimo disse…
Cláudia,
Acho que esses biscoitinhos vão passar a fazer parte da minha tradição natalicia. Que bom aspecto!
Beijinho
♥ mesa para 4 disse…
Ficaram lindos...mas tb só podia...abraço
Claudia,
Que cara de delícia.
A gente fica tentada a fazer tudo, o problema é que não dá tempo para comer todas essas coisas boas.
Beijo
Glau disse…
Clau, me encantei por este daqui... já viu que aparece um chocolatinho e meus olhos brilham..

querida, tudo bem por ai?
bjao
estes biscoitinhos de chocolate com a sua ganache de nougat estão a uma trinca...várias...

...mas que aspecto, Cláudia!

Devem ser deliciosos!...e ficaram tão lindinhos assim pequeninos!...:)

Fico contente por poder aprender algumas receitas nórdicas para o Natal!:)
Claudia,
Encontrei esta receita tua num blog sem qualquer referência ao teu nome. Acho uma injustiça que continuem roubando receitas e fotos sem pedir autorização e sem sequer remeter para o seu dono. Dá uma espreitadela, não se se não terão mais: http://www.chocomaniacos.com/2009_07_01_archive.html
Beijo
Moira

Postagens mais visitadas