Seguem secas, as ameixas do jardim...



No fundo do nosso jardim tem dois pés de ameixas lindos, um terceiro está crescendo e muitos outros surgirão no terreno do vizinho já que muitas foram as sementes ali deixadas... Com dois pés altamente produtivos nós enchemos muitas bacias com ameixas e, ao que tudo indica, eu surtei no lance das ameixas. Me deixei levar totalmente pelo projeto de salvar todas as ameixas que colhemos e fiz o que pude para doa-las, come-las e cozinha-las da melhor forma possível. Das delícias produzidas com as apenas duas não foram publicadas aqui. Ficaram de fora dois projetos que se revelaram nada fotogênicos.



Se alguém por acaso perdeu as postagens das ameixas, aqui estão os links, e mais abaixo a última aventura: ameixas secas feitas em casa.

Tortinhas de aveia e ameixas
Geléia de ameixas
Bolo de iogurte e ameixas
Molho agridoce de ameixas
Licor de ameixa



Secar ameixas foi uma brincadeira deliciosa que durou muito mais tempo do que eu imaginei. Se você tem um desidratador de frutas e legumes o processo será fácil, mas se você tem apenas a sua cara de pau e vontade de salvar todas as ameixas que brotaram no seu jardim no seu forno comum, aí a coisa fica bem mais complicada. Mas vai dar certo. No forno comum você vai precisar achar a temperatura certa, acompanhar feito urubu as ameixas secando e ajustar o tempo necessário.



As minhas ameixas secas ficaram mais umas passinhas lindas e macias, do jeito que eu gosto. Em nada se parecem com aquelas ameixas pretonas enormes e azedas que eu compro. Minhas ameixas viraram umas passinhas doces e lindas pois minhas ameixas são miudinhas, um pouco maiores do que cerejas. Infelizmente só eu e Per gostamos de comer ameixas secas e estamos totalmente apaixonados por nossas ameixinhas passas. Como era de se esperar, ficam ótimas com iogurte e mel.



Secando ameixas

3 a 4 xícaras de ameixas maduras, lavadas e secas
1 tabuleiro grande limpo e seco


Como:

Coloque as ameixas no tabuleiro e leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 80C e deixa-as secando por cerca de 24 horas. Eu comecei deixando elas secarem 12 horas a 50C mas foi muito baixo, quando aumentei a temperatura elas logo reagiram bem melhor. Por isso eu acho que o melhor é começar com uma temperatura bem baixa, observar como as tuas ameixas reagem e ir aumentando a temperatura se for o caso. A duração total do tempo de secagem vai variar dependendo do forno e do tamanho das ameixas usadas.

Obs. Secar ameixas em casa, em forno comum, é um ato de amor, apaixonado e dedicado o que quer dizer que vai demorar e uma bela hora você vai ficar sem paciência. Mas não desista pois vale a pena as muitas horas de espera.

Comentários

Gina disse…
E a saga das ameixas continua...
Demorado, mas velo visto vale a pena.
Minha saga atual é com a amora. Por falar nisso, fiz a sua receita de sorvete de mirtilo, adaptada para a amora, ficou parecidíssima e que sabor! Amanhã continuo com a 3a. receita de amora... rsrs!
Bjs.
Claudia Lima disse…
As ameixas ficaram realmente com um aspecto excelente. Logo se vê que ficaram bem macias.
Por coincidência, estou lendo o seu post, comendo aveia com ameixas secas, leite e mel. Adoro!
Bjs :)
Anônimo disse…
Que excelente ideia! Adorei...
Estão com um aspecto fantástico!
Beijinhoe bom fim de semana *.*
Isabel disse…
Cláudia,
como você me surpreende com o seu empreendorismo na cozinha! Secar ameixas em casa?! Que maravilha. Ficaram lindas e super apetitosas. Eu gosto muito de ameixas secas, mas as de compra são tão boas que nunca me tinha passado pela cabeça fazer em casa.
Podemos aplicar-te o ditado popular na perfeição: "A necessidade aguça o engenho".
Se você não encontra à venda a seu gosto, você faz. É isso que eu mais admiro no teu blog.
Bjs
Luciana disse…
Ai, que vontade de ameixa!!!
Cláudia, ontem uma amiga me disse que visita seu blog, e me perguntou o que é polvilho, qual o nome usado aqui, se você encontra pra vender aqui?
Eu meio que fiquei sem saber responder, mas arrisquei que seria goma e disse que ia te perguntar. Ela fala espanhol, mas consegue entender, ama suas receitas.

Beijo
Talita disse…
Que coisa boa! A imaginação já voou, imaginando o que eu poderia fazer com elas.
Cláudia Marques disse…
"Se vc tem apenas a sua cara de pau", essa me matou... quer dizer que vc tem uma grande cara de pau, é isso? :))
Tenho aqui um monte de coisas para ver com muita atenção, mas venho aqui espantada (espantadíssima, aliás) pedir-lhe que, qdo tiver tempo, me enviei por e-mail a "receita" do queijo mascarpone. É claro que EU NÃO SABIA QUE PODIA FAZÊ-LO EM CASA :(
Sabe que foi a 1ª vez que o usei, mas adorei aquele doce.

bjs
Claudia disse…
Gina,

Você usou iogurte e mel no sorvete também? Deve ter ficado um sonho. Adoraria provar, não me lembro de ter provado sorvete de amora. Eu sempre colhia mas fazia geléia, caldas e vitaminas com elas.


Clauzinha,

Ameixas secas são uma delícia para a manhã, com mel e iogurte ou leite. Eu e Per amamos. Mas eu gosto de fazer uma caldinha preta com elas também, fica ótima.

Marlene e João,

Eu também achei uma ótima alternativa, se tivesse acreditado que ia dar tão certo teria secado mais do que um tabuleiro.

Isabel,

Eu adoro ameixas secas mas estas foram secas mais para aproveitar do que pelo fato das ameixas compradas não serem totalmente do meu gosto. A maioria é bem boa, as últimas que eu comprei é que estavam muito azedas. Mas fazer é sempre bom, de tudo um pouco.


Luciana,

Elas estão aqui todos os anos. Venha nos visitar e colher umas frutinhas. Respondi no teu blog sobre o polvilho.


Talita,

Eu adoro ameixas com iogurte mas dá para fazer uma calda para pudins ótimas com ameixas secas, fica bem boa.


Claudia,

Secar ameixas em casa no forno comum foi um pouco de cara de pau pois eu nem sabia quanto tempo levaria e segui as instruções para secar no desidratador. Mas no fim deu certo. Vou te mandar a receita de mascarpone por email. São dois ingredientes apenas.

Beijos a todas,

C.
angela disse…
adorei ler seu post dia deste vivi momentos assim com café em gãos, mas valeu a pena, bjs
Unknown disse…
Estas ameixas ficaram lindas!!!

Jocas
moranguita disse…
eu adoro ameixas e agora quano nao frscas e mesmo sequinhas.
adorooooooooooooooo
Carolina Andrade disse…
Dona seca ameixas, que paciência heim amiga. Se bem que em si tratando de cozinha também tenho e muita. Beijo grande
Petit Artiste disse…
Sabe, voce nao vai acreditar, mas foi a 1a. vez que vi ou reparei direito, nas fotos de ameixas frescas. Ai como sao lindas. Engajada a sua tentativa de salvar as suas ameixas secando-nas mas agora que descobri como sao lindas as frescas fiquei com agua na boca!
Anônimo disse…
Só pra dizer que estamos a secar ameixas no fogão. Ja nao sabiamos que mais fazer com eleas ehehehh
Rosario

Postagens mais visitadas