Bolo cremoso de tangerina e limão...



Esta postagem já não era mais para ser, mas está sendo, apenas porque o bolinho em questão é tudo de bom. Foi um bolo relâmpago, que passou por aqui voando sem deixar recado. Foi devorado em questão de minutos e se tivesse feito mais teria ido todo, mas a porção desta receita é bem pequena e rende apenas seis bolinhos que eu assei em forminhas refratárias. Renderam quatro formas maiorzinhas e duas pequenas que comemos ainda mornos nas forminhas mesmo, como um pudim. Mas estes bolinhos podem ser desenformados mas devem estar totalmente frios, para não quebrarem por inteiro.



Uma gripe tomou conta da casa esta semana e eu não escapei. Desde sexta que eu estou um bagaço, "derrubada" mas trabalhando para lá e para cá como um zumbi, meio viva apenas, mas mesmo assim ainda deu para que eu acabasse esta postagem e ontem a noite eu ainda assei um outro bolinho-cremoso que deve aparecer por aqui numa outra postagem mais tarde, será? Pode ser. Enfim, depois de uma semana linda de muito sol, mas fria e muito seca, seca mesma eu caí. Pensei estar alérgica com o ar ultra-seco dos últimos dias mas a coisa degringolou e virou gripe mesmo com sinusite, dores de cabeça e uma leve febre desde sexta. Por que eu iria escapar? Mas mãe que é mãe sabe que não pode ficar doente senão a casa e a família param e aí eu fico ainda pior. Tamos aí, derrubou na área é penalti diz um grande amigo meu...



Bolo cremoso de tangerina e limão


2 ovos separados
100 gramas de açúcar
200 ml de leite (usei desnatado)
80 ml de suco de tangerina
30 gramas de farinha (duas colheres de sopa bem cheias)
1 colher de sopa de raspas de tangerina (fica bem suave(
1 colher de chá de raspas de limão VERDE...
pitada de sal

Como:

Num pote bata as gemas com o açúcar, adicione as raspas, o suco de tangerina, o leite e a farinha. Adicione as claras em neve com a pitada de sal e mexa suavemente com uma espátula ou colher de pau para incorporar sem perder volume. Divida a massa em seis potinhos individuais untados com bastante manteiga e esfarinhados. Use potinhos refratários para pudim, cremes ou suflê e coloque-os num tabuleiro grande, coloque água fervendo na forma sem cobrir mais do que metade da lateral dos potinhos e asse por 30 minutos a 180C em forno pré-aquecido ou até que fiquem levemente dourados.

O resultado é um bolo cremoso que fica no meio do caminho entre um bolo e um pudim e que pode ser desenformado quando estiver totalmente frio.

Comentários

Laély disse…
Deve ficar com um perfume maravilhoso!
Vou fazer, mas aqui em casa, precisa dobrar a receita.
Abelha Maia disse…
Ficou com um aspecto excelente.
bjss
Fabiana disse…
Claudia,
é incrivel como os blogs tem me ajudado a deixar a insegurança de lado e experimentar o novo.
Nunca usei tangerina nas minhas receitas, mas ficou tão lindo, que essa também vai para o meu caderninho de receitas.
Espero que melhore da gripe, porque
realmente, mãe, não pode ficar doente.rs...rs..
bjs
Camila Hareide disse…
Hum, esse vai rolar amanhã,mas quentinho com café, pra combinar com esse friaco todo! Já tô até sentindo o cheirinho!

Família que engripa unida... Sabe cumé! É época de gripe, né não? Melhoras a todos...

beijo
Verena disse…
Claudia,
espero que já estejam melhor e que a mamãe já esteja de pé...manda o zumbi embora!
Mais um bolinho que me deixou babando...adorei! E suas forminhas refratárias são fofas...
Beijos e melhoras!
Claudia Lima disse…
Claudia ficaram um charme! Os potinhos são tão lindos que nem é preciso desenformar só para ter o prazer de apreciá-los.
Aqui tangerina é uma coisa rara. Quando aparece, é ácida. O suco pronto a gente encontra em alguns mercados.
Espero que melhorem logo da gripe. Aqui o calor continua...
Bjs :)
Juliana disse…
Oi Cláudia, é a primeira vez que visito seu Blog. Vim após uma busca sobre geléias no google. Simplesmente adorei!
Seus textos são muito bem escritos, têm um ritmo e fluidez muito atraentes. O que me fez simpatizar com você mesmo sem conhecê-la.
Além do prazer por cozinhar me identifiquei com várias coisas por aqui. Sem contar a letra A escarlate da campanha do Dawkins.
Vou voltar mais vezes.

um abraço
Gina disse…
Dois sabores que me agradam tremendamente, tangerina e limão. Uni-los só pode resultar em algo fabuloso.
Melhoras a todos!
Bjs.
Cininha disse…
Bem eu vinha cuscar a receita do chocolate e encontrei esta que está com um ar divino, adorei e a tangerina para mim é novidade, mas vou experimentar.
Essas forminhas são mesmo um arraso como voce diz;-) dá vontade de ir já comprar hehe ainda bem que aqui não há nada assim bonito hehe
bjs
moranguita disse…
bem mas que maravilha este bolo. e eu tenho tangerinas em casa e limoes verdes com fartura hehe

ainda estao todos verdes vou ter de aproveitar para fazer esta delicia um deste sdias ai vou vou.
beijinhos claudia
Luciana disse…
Acho que ficou uma delícia, e a textura parece tudo de bom. Só gostaria de saber onde está o meu dom pra culinária doce, nõ consigo encontrar.

Beijo
Gostei muito desses bolinhos cremosos e também dos de gianduja do post seguinte. Um e outro devem ser uma delícia.
Bjs
Laranjinha disse…
Cláudia,

adorei esta receita. Fiz hoje para o meu lanche. Excelente.

Um beijinho,

Postagens mais visitadas