Fondant de marácuja com leite condensado feito em casa



Morangos, framboesas, groselhas e ameixas amadurecem calmamente, mas o nível de ansiedade da Estela é altíssimo. Ela acorda cedo todos os dias para ser a primeira a colher as groselhas e morangos que já amadureceram. As ameixas e framboesas são bem lentas, só em agosto vão ficar no ponto. Hoje saímos para pedalar, fomos até uma praia bem longe de casa e passamos por montes de arbustos de framboesas selvagens carregadas, mas todas ainda cinzas, nenhum arbusto no ponto. Mas nos mercados eu já vi framboesas norueguesas para vender, Per diz que são de estufa. E deve ser mesmo. Já os morangos noruegueses estão em todos os mercados, doces e ultra vermelhos, parecem ser mais vermelhos do que qualquer outro.



Nós aqui ainda estamos cercados por algumas flores. Na floração tardia temos, além das rosas que já mencionei, muitos lírios cor de abóbora que nascem todos os anos no canto mais escondido da casa e por isso são sumariamente cortados e colocados em vasos. Faz duas semanas que minha sala está com um vaso enorme sempre cheio de lírios. E o mais legal é que nos últimos dois anos os passarinhos parecem ter espalhado sementes dos lírios pelo jardim pois já nasceram tres galhos de lírios em tres cantos diferentes do jardim. Hoje eu cortei dois deles para refrescar meu vaso da sala. Uma lindeza.



E também temos uma outra flor amarela, que eu não sei o nome, que forma um paredão diante da casa de bonecas. É uma flor alta, parece uma espécie de palma, e eu adoro cortar um "bouquezão" delas para colocar num pote antigo de coletar leite. Eu estaciono o pote diante da minha porta de entrada e eu acho que fica tão lindo.



Combinando totalmente com os tons amarelos e alaranjados eu fiz um fondant de maracujá que nada mais é do que um bolo cremoso de maracujá. Era para ser um pudim mais como é o resultado de uma experiência acabou ficando denso como um fondant. No processo eu me desesperei e adicionei umas colheradas de amido de milho e a coisa muito de textura e ficou mais intensa. Usei suco de maracujá concentrado, brasileiro, o que deu aquele sabor característico do maracujá azedo. Uma dica que eu dou na receita é: faça seu próprio leite condensado, vale a pena. Eu nunca tinha feito antes de mudar para cá, mas já tinha provado pois muita gente no Brasil faz leite condensado há muitos anos. A receita que eu fiz é famosa, aquela do programa da Ana Maria Braga e já foi usada por um monte de gente que eu conheço e que funciona super bem. Eu gosto.



Fondant (bolo cremoso) de maracujá

400ml de leite condensado (veja receita abaixo)
200 ml de suco de maracujá puro (usei aquele concentrado da cesta básica)
200 ml de creme de leite não fresco, com teor de gordura médio. Se preferir use leite
4 ovos
2 colheres de sopa de amido de milho

Como:

Misture o leite condensado, o suco de maracujá e o creme de leite com um batedor de mão ou no liquidificador. Adicione os ovos um por um e bata entre cada adição para incorporar. Por fim adicione o amido peneirado e misture bem para incorporar totalmente sem deixar pelotas de amidos. Distribua em forminhas ou potes refratários untados e asse a 160C por 30 a 40 minutos.

Rende 6 a 8 bolinhos, dependendo do tamanho da forminha.
Sirva com calda de chocolate ao leite e frutas.




Leite condensado

(adaptada de receita do programa Mais Você).

1 copo de 250 ml de leite em pó
1 copo de 250 ml de açúcar
1/2 copo (125ml) de água fervendo
1 colher de sopa de manteiga SEM SAL

Como:

Num pote de vidro grande misture leite em pó e o açúcar, adicione a água fervendo e mexa bem para dissolver o leite e o açúcar. Adicione a manteiga e mexa bem para derreter totalmente. Deixe esfriar e leve para gelar por tres ou quatro horas antes de usar.

Se por algum motivo ficar grosso adicione algumas colherinhas a mais de água fervendo. Se ficar pedaçudo transfira a mistura para a panela e mexendo sempre dê uma esquentada no fogo baixo para desfazer e deixe esfriar.

Observação: Eu ainda não enviei as amburanas pois duas senhoras premiadas não me mandaram os respectivos endereços por isso estou aguardando as duas para ir ao correio e enviar todos os pacotinhos de uma vez. Espero que essa semana a coisa role.

Comentários

Noémia disse…
Adorei as suas flores!
Essa leiteira com as flores amarelas à entrada da porta, para além de ficarem lindíssimas, dão um ar de boas vindas e são muito convidativas!
O doce deve ser bem bom e ficou muito fotogénico. Não sabia que se podia fazer assim o leite condensado!
Claudia Lima disse…
As suas flores são realmente lindas! E ter todas estas frutas é um luxo só!
Aqui eu encontro suco de maracujá concentrado no mercado brasileiro, mas faz tempo que não vou lá.
Tem outros sabores tb. Acho ótimo que eles vem sem açúcar.
Já o leite condensado tem várias marcas, embora seja muito pouco consumido nas receitas americanas.
Este tipo de sobremesa são as favoritas do meu marido. Ele adora creminhos assim. Eu tb gosto, pois acho leve e nutritivo.
O leite condensado nunca fiz em casa.
Bjs :)
Camila Hareide disse…
Eu mandei, eu mandei o endereço, você recebeu? E queria também contar que, seguindo sua receita de geléia de banana com chocolate, e sua recomendação de que fazem ótimos presentes, vou fazer muitaaaa e mandar de takkekort para todos os que nos mandaram presentes de casamento... Acho que vai ficar bem pessoal!

E vou tratar de provar essa receita de leite consensado. Tô com a geladeira abarrotada de morangos (compramos 10 caixas) e preciso dar cabo deles. Geléia, congelado com iogurte (sorvete), e, porque não, com leite condensado caseiro!

abraço!
Edilia disse…
Lindas flores que você tem, o seu bolo de maracujá esta um espetáculo,
parabéns.
Edilia
Verena disse…
Claudia,
adorei os bolinhos! Maracujás são uma paixão para mim e fico imaginando que saborosos devem ser!!!!
Nunca fiz leite condensado em casa...vou testar! Dá para fazer brigadeiro com ele? Já fiz requeijão e para quem está com saudades e não acha perto (fora do Brasil) fica muito interessante!
Um beijo e parabéns, suas flores são lindas como você! As amarelas na porta da frente estão dignas de revista de decoração!
Beijos!
Unknown disse…
Olá minha amiga!

Adorei a receita do leite condensado! Espero um dia conhecer groselhas natural.
Eu fico com esse bolinho com chocolate...rsrs

Grande beijo
Carolina Andrade disse…
Wows, gostei de tudo. Tinha a receite do leite condensado mas nunca me aventurei a fazer. Quem sabe? Grande beijo
Dani disse…
Adoro doces com maracujá, este me parece delicioso e interessante!
Também mandei o endereço, no mesmo dia em que vi o post!

Beijos,
Claudia disse…
Noémia,

A leiteira é mesmo linda, não? Mesmo sem flores. E experimente fazer o leite pois não tem erro. Muita gente que eu conheço faz no Brasil, mais simples e mais fácil do que comprar. Eu passei a fazer pois aqui eu não acho fácil. Bj.

Clauzinha,

Aqui não há mercado brasileiro e os sabores de sucos são bem limitados. Tem como comprar algumas polpas congeladas, mas também poucas. E leite condensado são caríssimos, importados e custam o preço de 3 a 4 litros de leite, dependendo do mercado. Foi melhor começar a fazer. Para você que curte adoçantes, dá para fazer diet, com stévia . Bj.

Camila,

Eu recebi teu email, são duas portuguesinhas que pelo visto saíram de férias e não mandaram o endereço. Mas experimente fazer o leite condensado, se você achar leite ninho por aí. Aqui eu encontro as latonas enormes na loja dos árabes e vem da França. Bj.


Edília,

As flores do norte não são tão dramáticas em tão variadas como as dos trópicos, mas eu me diverto com o que tenho. E maracujá fica bom até com Maguary. Bj.

Verena,

Eu ouvia as pessoas falarem que fazim leite condensado etc... e nunca me animei pois é barato e fácil de achar no Brasil. Mas aqui não e mesmo sem usar muito leite condensado eu as vezes preciso para uma coisa ou outra e experimentar fazer foi bem legal pois aqui uma latinha de 400 ml de leite condensado custa o mesmo que 3 ou 4 litros de leite, dependendo da loja que se compre. Vale a pena fazer.
Eu nunca tentei fazer brigadeiro, fiz canjica e doce de leite. Mas na minha mãe já fez brigadeiro com leite condensado caseiro. Vou tentar fazer requeijão também. Uma ótima idéia. Bj.

Ana,

Se você adicionar chocolate a mistura vira um bolo cremoso de brigadeiro. Eu queria uma coisa com maracujá por isso experimentei e ficou uma delícia. As groselhas são azedinhas e as crianças amam, mas olhe, as frutas do norte são bem menos variadas e muito mais pobres do que as dos trópicos. Experimente com as muitas que você tem perto de você, muito mais interessantes. Bj.

Carol,

No Brasil é tão fácil comprar, para que fazer, né? Mas aqui comprar é caro e difícil pois não vende nos supermercados só em lojas de imigrantes chineses e árabes. Por isso comecei a fazer. Bj.


Dani,

Recebi teu endereço. Obrigada. Para quem tem acesso aos maracujás vale a pena, deve ficar mais suave do que com suco concentrado. Bj.

Claudia
Victória disse…
lindas flores!
Delícia de maracujá...
bjo
Gina disse…
As receitas estão ótimas e devidamente arquivadas, mas o meu deleite (foi sem querer, mas sabe que combina com seu post...rsrs?!) foram as flores no galão de leite.
Me deliciei lembrando do tempo que meu pai recebia queijos minas diretamente de lá e também galões desses, só que não com leite e sim com mel.
Um dos meus prazeres é passear pela redondeza fotografando e até colhendo frutas que dão nas ruas.
Encontrei, por coincidência, arbustos que dão umas sementes bem interessantes. Coletei 1 galho de cada arbusto, vermelho, amarelo e roxo e fiz um arranjo para a sala com eles. Ficou bem interessante, vou fotografar e publicar.
Seus posts combinam comigo, fico feliz de vir aqui.
Bjs.
Mari disse…
Claudinha querida,
Difícil saber o que me encantou mais nesse post: se as flores maravilhosas, se as frutas vermelhas que tanto amo em abundância, ou se a sobremesa fabulosa que você fez!! A receita já está anotadíssima, e com certeza, vou fazê-la antes que o desejo de grávida aqui aperte demais.. risos.
Estava com saudade! É bom demais estar de volta.. :)
Bjo grande,

Mari
Helena disse…
Olá Claudia
Lindo quadro de flores!
A sobremesa além de saborosa,tem uma apresentação excelente!
Adorava ter todos esses frutos,que adoro,assim....
Bj
Luciana disse…
Passando pra apreciar mais uma vez a receita e as fotos, matando minha gula por aqui, já que estou com a boquinha fechada pros doces e acucares, mas olhar também já mata a saudade e o desejo e suas fotos são lindas, a descricão da receita, adoro tudo isso.
Beijo
Ligia disse…
Olá Claudia,
fiquei com inveja das tuas frutas vermelhas tão bonitas! Aqui em SP mesmo sendo época de morangos, eles estão tão sem graça... Fiquei com vontade de testar essa tua receita, inclusive fazendo o leite condensado em casa - aliás, vou passar a receita pra umas amigas gringas que sofrem coma a falta de leite Moça nos supermercados ;-)
Ligia
Cláudia,

:) (sim, sou eu outra vez!)

Sou uma apaixonada por maracujá. acho que já tinha dito... Assim, sendo, esse bolo cremoso parece-me uma manjar divino!... de morte, mesmo!

A calda de chocolate de leite combina na perfeição com o seu fondant e faz-me ficar ainda mais babada com essa sua criação!

Posso imaginar a ansiedade da Estela por colher todos esses frutinhos...
Quando era pequena, adorava apanhar amoras na aldeia...
Lembro-me perfeitamente de sair de casa com um púcaro de um metal muito velho (onde as ía guardando) e de chegar a casa com as mãos completamente manchadas de sumo de amora.
O destino delas era entregue às mãos da minha avó que fazia o meu doce favorito.
Nada poderia saber tão bem...:)

As suas flores estão lindas, nem parece que algum dia houve neve por aí!

Beijo!!
Beatrizinha disse…
Claudinha!
É a Bia, sobrinha da Maria Fernanda!
Mas uma vez estou passando aqui pra dar uma olhadinha!Uma graça!Não deu pra olhar direito sabe...Mas depois volto com mais calma!Um dia eu ainda tomo coragem para fazer uma dessas suas receitas maravilhosas!oaieoaieoa
Mas pra mim são muito desenvolvidas...uiuiui
iuaeiuaiea


bjos!

Bia Carvalho
Beatrizinha disse…
Claudinha!
É a Bia, sobrinha da Maria Fernanda!
Mas uma vez estou passando aqui pra dar uma olhadinha!Uma graça!Não deu pra olhar direito sabe...Mas depois volto com mais calma!Um dia eu ainda tomo coragem para fazer uma dessas suas receitas maravilhosas!oaieoaieoa
Mas pra mim são muito desenvolvidas...uiuiui
iuaeiuaiea


bjos!

Bia Carvalho
Susana Gomes disse…
Que fotos tão bonitas!
Flores e doces - uma sequência perfeita.

Eu tb faço por vezes o leite condensado em casa, com a mesma proporção de ingredientes, só não uso manteiga.
Vou usar na próxima vez, deve deixá-lo mais encorpado.

Beijinhos. :)

Postagens mais visitadas