Xarope de Groselha, com e sem Açúcar





O melhor verão de todos os tempos está terminando por aqui. Muito calor e sol, tudo bem acima do padrão escandinavo desta estação, onde verão não é sinônimo de calor. Há verões por aqui quando os dias são apenas menos frios do que o inverno, com um pouco menos chuva em dias mais longos, mas de sol cansado. Sol cansado? Vai entender o que eu quis dizer com isso... Mas parece que o ano de 2014 teve o verão mais quente dos últimos 70 anos, e foi sensacional. Como de costume, colhemos montes de groselhas nos arbustos do nosso jardim. Groselha é uma frutinha suculenta, de sabor levemente terroso, azedinha, de vermelho profundo e por isso é muito usada em geléias, molhos e no famoso xarope feito do suco a partir das frutas cozidas e reduzido. O xarope é em geral consumido como refresco.



Os arbustos carregadinhos de groselhas são lindos demais...


Apesar da minha convicção a cerca dos benefícios de viver uma vida sem adição de açúcar, eu preciso frisar que faço diversas coisas com açúcar, entre elas faço geléias e xaropes de frutas. Eu concordo com Dr. Robert Lustig e nesta entrevista ele coloca claramente que não se deve banir o açúcar, mas aceitar que assim como outras drogas, bebida e cigarros, o açúcar é uma substância que vicia e o excesso de açúcar é principal causa de uma série de doenças que afetam a sociedade moderna. Com açúcar, todo cuidado é pouco. Por isso, se você puder leia a entrevista e depois compre o livro do Lustig. Ele vai mudar a sua vida. E por isso, por mais que eu evite açúcar, eu também faço coisas com açúcar para o Per e as crianças, muito poucas, mas faço. As geléias e licores em geral também servem como presente para os amigos e familiares.


Os gatinhos são a melhor companhia para uma colheita de groselhas...


Em geral, quando temos groselhas, eu faço geléia de groselha e a minha receita você encontra aqui. Mas as crianças não gostam de geléia de groselha, preferem comer as frutinhas frescas ou o refresco de groselha feito com o xarope e por isso este ano eu fiz apenas xarope, COM e SEM adição de açúcar. As receitas abaixo são praticamente idênticas, a única diferença é a adição de açúcar o que deixa o xarope mais denso, melado e com validade mais longa. O xarope de groselha adoçado, se engarrafado em vidro esterilizado e depois fervido para ser lacrado contra ar, pode ser guardado por seis a nove meses fora da geladeira, se protegido do sol e calor. O xarope sem açúcar pode se engarrafado corretamente pode ficar na geladeira por cerca de dois a três meses.



Xarope de groselha SEM Açúcar

1,5kg de groselhas frescas ou congeladas
500 ml de água
Raspas de uma baunilha ou meia colher de chá de baunilha em pó
Duas colheres de sopa de suco de limão verde ou amarelo



Xarope de Groselha COM Açúcar

1,5kg de groselhas frescas ou congeladas
400 ml de água
300 gramas de açúcar
Raspas de uma baunilha ou meia colher de chá de baunilha em pó
Duas colheres de sopa de suco de limão verde ou amarelo


Como:


Coloque as groselhas e a água numa panela de fundo grosso e deixe cozinhar em fogo médio-baixo até ferver, abaixe o fogo se necessário e deixe as frutinhas cozinharem até que as groselhas se desfaçam totalmente. Se preferir use um amassador de batatas para ajudar e esmague as groselhas enquanto elas cozinham. Se a água começar a evaporar rápido demais adicione um pouco mais de água. Enquanto as groselhas cozinham coloque uma peneira grande de metal sobre um pote ou jarra e forre com uma toalha de linho ou um pano de drenar queijo. Quando as groselhas estiverem bem desfeitas e macias transfira as frutas para a peneira forrada com o pano de linho grosso e deixe-as drenar por cerca de duas horas, ou uma noite toda. Se deixar pingar a noite inteira cubra e coloque na geladeira para evitar moscas ou poeira. Não pressione as groselhas para evitar que o xarope fique nebuloso pois você quer um líquido vermelho transparente.

Depois de drenar o suco das groselhas, transfira para uma jarra medidora e confira a quantidade de suco obtida. A quantidade de suco vai determinar a quantidade de açúcar. Se você for preparar um xarope sem açúcar, não vai precisar calcular mais nada. A receita da minha sogra diz que a quantidade de açúcar do xarope deve ser igual a metade daquela de suco, por exemplo: se você obtiver 800ml, adicione 400ml de açúcar (duas xícaras de 200ml). Mas eu não segui esta regra. Eu obtive 800ml de suco de groselhas mas usei apenas cerca de 300ml de açúcar (uma xícara de 250ml bem cheia).

Para o xarope sem açúcar: Coloque os 800 ml de suco, a baunilha e o suco de limão de volta na panela e deixe que ferva. Reduza o fogo para médio-brando e cozinhe por 15 a 20 minutos.

Para o xarope com açúcar: Coloque os 800 ml de suco, os 300ml de açúcar, a baunilha e o suco de limão de volta na panela e deixe que ferva. Reduza o fogo para médio-brando e cozinhe por 10 minutos. Cuidado para não cozinhar mais do que o necessário para não virar geléia.

Desligue o fogo e coloque o xarope quente em dois ou três vidros esterilizados (i.e. fervidos por 10 minutos e com as tampas lavadas com água fervendo) e ainda quentes. Feche os vidros sem pressionar demais e deixe esfriar totalmente. Quando esfriar as tampas vão "popar" e formar vácuo. Se usar garrafas, use a mesma técnica. Xarope com açúcar pode resistir até 9 meses se os vidros forem propriamente esterilizados e lacrados. Xarope sem açúcar pode resistir até 3 meses, em geladeira, se os vidros forem propriamente esterilizados e lacrados.



E no fim eu dei uma decoradinha as garrafas com masking tape para simular um lacre e embelezar um pouco o vidro.




Na hora de servir adicione um dedo de xarope para um copo de 250 ml de água gelada. Se você fez o xarope sem açúcar e desejar adoçar use um adoçante de sua preferência. Eu recomendo gotas de stevia pura e/ou stevia com eritritol. Cuidado com as misturas de stevia com adoçantes artificiais.

Sirva com gelo...

PS. A receita das panquecas de trigo saraceno virá na próxima postagem.

Comentários

Yolanda disse…
Que frutinha linda, gatinho é companhia sempre, amo, bjs.
Claudia disse…
Yolanda, sim, os gatos estão sempre por perto... meus filhores...

Bj.
nossa, que delicia! Queri tanto umas sementes de groselha...
Danizona disse…
Pena que em São Paulo ... Temos tempo cronometrado e pouco acesso a estas coisas simples
Unknown disse…
Cláudia, seus leitores estamos com saudades de aventuras, cheiros, cores, sabores em texto e imagens por aqui!
Feliz Ano Novo, cheio de saúde e fartura!
Grande abraço de uma leitora saudosa,
nilton disse…
Cláudia, olha como fui esbarrar no seu blog.
Moro em Lumiar, distrito de Nova Friburgo - RJ, e um vendedor, um senhor de idade, subiu a enorme ladeira aqui de casa para vender empadão de frango. Para azar dele sou vegetariano. Ofereci suco, água, biscoito, café... nada. Iniciamos um papo e ele falou que gostava mesmo era de salada de fruta com groselha. Entrei no computador para deixar pronta a iguaria para a próxima "visita" que ele fizer. Achei o sabor saúde. Que espaço sensacional. Li um pouco. Gostei mais. Li seu perfil. Mais ainda.
Respirei na cadeira, botei a luva e iniciei um projeto antigo: montar verdadeiramente minha horta orgânica.
Essa vida é mesmo muito interessante. Uma brasileira do outro lado do mundo incentivando um conterrâneo a fazer seu movimento no Brasil por causa de um empadão de frango.
Obrigado pelo compartilhar.
Valeu!
Bj
Tiago Melo disse…
Boa tarde.
Sou produtor de groselhas e tentei fazer o xarope de groselha a partir da sua receita. Estava à espera que ficasse como o que compramos nas lojas. O que posso fazer para ficar mais grosso e açucar posso colocar mais?

Obrigado
Liciane disse…
Não consigo encontrar groselhas frescas no Rio de Janeiro. Alguém saberia me dizer onde tem? obrigada!
Anônimo disse…
Boas. Onde encontro groselha?
e-mail robertodelcorvo@gmail.com
Grato

Postagens mais visitadas