Pudim de tapioca com baunilha em fava e calda de ameixa: imagine a melhor sobremesa do mundo...



Imagine a melhor sobremesa do mundo. Que cores ela teria? A minha seria branca e vermelha... Assim como a sobremesa da foto.



Imagine um cuzcuz de tapioca cozido com leite, leite de côco, um cheirinho de açúcar e raspas de uma fava de baunilha do Taiti.




Imagine agora as melhores ameixas sulafricanas e frescas que você já comeu na sua vida, aquela ameixa bem doce, de sabor suave, sem nenhuma parte azeda, nem mesmo ao redor da semente...




Pegue as ameixas mais doces que você já provou e faça a melhor calda de frutas do mundo com elas. Fez?



Deixe a calda esfriar um pouco...




Agora adicione a calda ao cuzcuz de tapioca com baunilha.



Acha que o doce ainda pede um pouco mais de cor e de sabor?




Adicione então alguns pistaches picados. Não fica um conjunto lindo? Agora coma. E me diga se não é a melhor sobremesa do mundo? Hoje esta é a melhor sobremesa do mundo. Nada se compara ao meu cuzcuz de tapioca com baunilha e calda de ameixas frescas.





Cuzcuz de tapioca com baunilha e calda de ameixas frescas



800 ml de leite desnatado
200 ml de leite de côco
1/2 xícara de pérolas de tapioca (sagu)
3 colheres de sopa de açúcar cristal
Raspas de uma fava de baunilha


Como:

Coloque as pérolas de tapioca (sagu), o leite, o leite de côco, o açúcar e as raspas de baunilha numa panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até ferver. As bolinhas de tapioca devem cozinhar e ficarem bem macias e transparentes. Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo sempre, até que a mistura engrosse. Cuidado para não grudar no fundo da panela.

Divida o cuzcuz em potinhos ou vidros. Rende de 6 a 8 potinhos, dependendo o tamanho do pote que se use. Deixe esfriar e leve para gelar. Sirva gelado com calda de frutas.

Se quiser adicione também a fava de baunilha à mistura mas assim que o leite ferver, antes de começar a engrossar, retire a fava. Lave e seque a fava e coloque-a dentro de um pote de açúcar e deixe-a ali por alguns meses, sem mexer. O açúcar vai adquirir o perfume da baunilha.

Calda de Ameixas

3 ameixas rosas frescas picadinhas
3 colheres de sobremesa de açúcar cristal
6 colheres de sobremesa de água

Leve as frutas com a água e o açúcar ao fogo baixo numa panelinha e mexa bem. Deixe ferver e retire do fogo. Deixe esfriar e sirva junto com o cuzcuz.

Rende calda para 6 potinhos de cuzcuz.



Use potes diferentes e sirva com caldas diferentes. Além da calda de ameixas eu fiz calda de maracujá o que agradou a gregos e troianos.

Comentários

Anônimo disse…
Branco e vermelho são sem dúvida cores para ter a melhor sobremesa do mundo. Tenho que ir comprar tapioca rapidinho, para ver o que estou a perder, agora imagina que eu nunca tinha passado pelo Sabor Saudade...
Obrigada Cláudia por nos brindar com coisas tão boas.
Bjs
Moira
Sarah disse…
Cláudia, parabens!!!
Que super produção...super sobremesa! Deve realmente ser a melhor sobremesa do mundo!
Bjos, Sarinha
Cláudia,
Tá demais!
E eu, que nunca tinha chamado o sagu de tapioca!
Faltou você dar a quantidade do sagu utilizado na sua receita.
Beijos
Claudia disse…
Helô,

Não é mesmo! Esqueci!

Correção já!

C.
Claudia disse…
Moira,

Obrigada pelas suas visitas. Saiba que somos duas a aprender pois o Tertúlia é uma grande inspiração para mim. E olhe, tapioca é sabor simples e caseiro, um conforto. Beijos.

Sarinha,

Hoje eu tinha montes de fotos e estava com pouco tempo para escrever e, por incrível que pareça, não deu trabalho algum. Beijos.

Helô,

Fiz a correção. Não tinha nem reparado quando reli o texto. Obrigada. Sim, sagu e tapioca são a mesma coisa. No Rio chamamos de tapioca como as bolinhas de se fazer cuzcuz de côco e sagu o doce com vinho etc. Beijos,

C.
Luciana disse…
Deve ser gostosíssima mesmo, porque pelo menos linda já dá pra ver que é. E o acompanhamento, que é seu texto, também tá maravilhoso, deixa os leitores com água na boca.
Tangerina disse…
Claudia,

Obrigada por esta receita maravilhosa!
Eu não devo comer tapioca há uns 30 anos...glupps.. o melhor é nem fazer as contas ;) tenho de voltar a comer antes que passem outros 30 :)))

Beijinhos
Cininha disse…
O vermelho é uma cor linda, eu até pensei que fosse de morango :-)para mim penso que gostava mais.
Só uma pergunta -não é necessário por a tapioca de molho com antecedencia?
bjinhos
Anônimo disse…
Oi Claudia, deixei um recadinho pra vc outro dia mas não voltei mais no post porque não me lembro qual foi...

Passei aqui pra lhe deixar um presentinho : )

Passe lá no TQG quando der.

bjs
Claudia disse…
Luciana,

Obrigada! E sim, cuzcuz de tapioca é uma delícia!

Tangerina,
De nada! Sinceramente, acho que você deve voltar a comer tapioca sim, o prazer de uma tapioquinha é restaurador. Obrigada pela visita.

Alcina,
Eu ando meio enjoada de calda de morango, mas amo morangos. As ameixas estão um sonho e são tão suaves.

A tapioca pode, ou não, ficar de molho; pode, ou não, ser lavada antes de cozinhar. Se deixar as pérolas de molho no leite por uma meia hora elas aparentemente cozinham mais rápido. Depende da pérola. Eu acho que não faz a menor diferença. Beijo,

C.
Claudia disse…
Isabella,

Andei tão ocupada que deixei de responder alguns recados. Me desculpe. Espero responder os próximos. Vou ao TQG sim, obrigada!

C.
Gina disse…
Cláudia, tenho uma receita de cuscuz de tapioca que é bem antiga e desde os tempos de solteira (a long time ago...) faz parte das nossas guloseimas prediletas.
Hoje essa é a
Beijos.
Unknown disse…
Amiga, acredita que nunca comi nada feito assim com tapioca?! A tapioca que eu como e muito é outra. Vou tentar fazer sua receita, como já sabe, sou fã de todas as guloseimas que vc faz.


Beijão
Claudia Lima disse…
Claudia ficaram maravilhosas!
A cor da calda de ameixa é uma loucura!
Amei o ramequim em formato de flor.
Bjs :)
Di disse…
Nussss!!! Estou comendo com os olhos.....
Deliiiiccciiiiiaaa!!!!
Unknown disse…
Não sei se é a melhor sobremesa do mundo, mas essa caldinha de ameixa é de deixar água na boca! Como nunca comi sagu, sobre essa parte não posso dar opinião, mas que ficou linda de morrer, ficou. Adorei as tacinhas também.
Bjs
Glau disse…
Clauzinha, que post lindo
Cláudia Marques disse…
"Fico imaginando coisas, querendo sempre mais..."
Gina disse…
Cláudia, meu comentário ficou cortado... Ia dizendo que hoje essa é sua sobremesa preferida e amanhã?
Beijos.

Postagens mais visitadas