Um biscoito chamado champagne



Faz uns dias que eu estou com um desejo louco para comer pavê e andava com uma grande preguiça maior ainda para fazer. No fundo eu queria era comer o pavê da minha mãe aqui, queria que alguém fizesse para mim. O pavê da minha mãe é maravilhoso e durante muitos anos foi a sobremesa mais popular da família. Mas aqui, simplesmente não rola. Já no processo do pavê, eu ainda precisava dos biscoitos champanhe, o biscoito que nós, brasileiros, chamamos de champanhe. Os biscoitos que os franceses chamam de biscuits à la cuillère, os italianos de savoiardi e os ingleses de lady fingers. Os nomes são muitos, mas o biscoito é o mesmo. Pode variar um pouco no aroma, alguns com baunilha, outros com amendoas. Mas o biscoito é o mesmo, muito fácil de fazer e uma delícia de se comer.



O biscoito champanhe é facílimo de fazer e eu não queria comprar pronto, até porque eu não gosto do biscoito italiano que vende aqui. Me acusem de insensível se quiserem, mas acho o biscoito savoiardi ruim. Enfim, além de fácil de fazer, pavê com biscoito de champanhe feito em casa fica muito, mas muito mais gostoso e macio. Mas aí, lembra da preguiça? Depois que eu fiz os biscoitos fiquei com preguiça de fazer o pavê. Ando pior do que Macunaíma e não quero me levantar da rede por nada desse mundo. A preguiça é uma desgraça e a vontade de comer pavê persiste. Amanhã, quem sabe, eu volto com meu pavê e cheia de energia.




Biscoito champanhe

3 ovos
80 gramas de açúcar
70 gramas de farinha
1/2 colher de chá de licor de amendoas (opcional)
Açúcar de confeiteiro para salpicar

Como:

Forre duas formas com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180C. Num pote de vidro ou metal (não use plástico) bata as gemas com 50 gramas de açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Num outro pote (que também não seja de plástico) coloque as claras. Bata as claras e quando as claras começarem a formar ums espuma mais dura adicione 30 gramas de açúcar e bata até deixar as claras em neve. Adicione as gemas às claras em neve e mexa suavemente, com uma espátula ou colher de pau, para incorporar sem perder o volume. Adicione o licor e a farinha, peneirada, e mexa até incorporar totalmente a farinha à mistura. Mexa o mínimo possível e com a maior delicadeza possível para que a mistura não perca volume.
Transfira a massa para um saco de confeiteiro e com um bico simples forme os biscoitos na forma preparada. Deixe endurecer por alguns minutos e salpique açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos.

Asse por 12 minutos.
Rende de 36 a 40 biscoitos, dependendo do tamanho do bico do saco de confeteiro.


Os biscoitos antes de receber o açúcar. Eu assei alguns biscoitos sem o açúcar e outros com açúcar. Os biscoitos sem açúcar ficam mais macios e eu acho que ficam melhor assim na hora de fazer pavê.



Os biscoitos antes de assar já com a camada de açúcar;



Os biscoitos assados com açúcar por cima com as rachaduras características...

Comentários:

Biscoito champanhe é o biscoito favorito da minha mãe. Ela não é uma pessoa chegada em biscoitos mas biscoito champanhe é o único biscoito que eu já vi ela abrir uma caixa e comer quase inteira. Se por um lado ela adora biscoitos champanhe, por outro ela detesta a toalha de mesa que estava na mesa hoje, sobre a qual eu fotografei os biscoitos favoritos dela.

No verão passado ela estava ficou uns meses aqui em casa e não admitia que eu colocasse a toalha estampada com hibiscus coloridos na mesa de jeito nenhum. Ela insistia que não há toalha mais horrorosa do que essa. Acho que biscoito champanhe e toalha de hibiscus coloridos em dia de muita preguiça é sinal de saudade da mamãe...

Comentários

Cláudia Marques disse…
Cláudia,

uma das coisas que mais me surpreende no seu blog são as coisas que vc faz em casa. Do tipo: biscoitos de champanhe feitos em casa? leite condensado feito em casa??? doce de leite 4 horas (ou é mais?) no fogo? e por aí fora...
há coisas que eu nem imaginava fazer em casa, como o leite condensado. E estes biscoitos, não é que afinal os ingredientes são simples? e não levam champanhe...
Espero que vença a preguiça e faça o pavê. Ia jurar que vai vencer...
E este ano não vai matar saudades da mãe? Agora já estou a ser "xereta" :):)
bjs
Verena disse…
Claudia,Saudades de mãe é coisa séria...vivo com saudades da minha, que mora bem longe e não consigo ver toda a vez que dá vontade, ainda bem que ela vem uma vez por mês ver os netos e as filhas!
Nunca comi biscoitos champanhe feitos em casa, na verdade não gosto muito dos comprados e sempre acabo fazendo pavê com biscoito de maisena...mas amei essa receita, e com o licor devem ficar divinos! Acho que vou me aventurar...! Você assou sobre papel vegetal?
Achei a toalha bem verão! Mas com mãe não se brinca! Um beijo grande e que venha o pavê que fiquei com água na boca!
Gina disse…
Cláudia, acho que esses biscoitos serão a primeira receita sua que farei. Passaram a frente das outras que anotei... Ficaram divinos e espero que os meus fiquem assim também.
Bjs.
Glau disse…
querida, hoje almocei arroz, feijão, bife e salada de batata com ovo que minha mãe fez pra mim! eu não movi uma palha! tem coisa melhor que isso? eu estava sonhando em comer a comida dela! não tem prazer maior! eu entendo plenamente quando vc fala do pavê da sua mãe!

bjao queridona
Mari disse…
Clau querida, amei a idéia de fazer os biscoitos champanhe em casa! Também não sou lá muito fã dos comprados prontos.. uso biscoito de maisena, leite ou côco quando faço pavê... achei a receita bem fácil, e me deu muita vontade de testar em breve!!
Saudade de mãe é caso sério... a que sinto da minha, nunca passa. Graças a Deus, em agosto ela virá passar 10 dias comigo... agora com o bebêzinho, ela estará um pouco mais presente, mas nunca é o suficiente, não é mesmo?
Estou louca para ver o seu pavê - amo demais da conta esse doce.
Beijo enorme,

Mari
Dani disse…
Preciso urgentemente de um saco de confeiteiro. Nunca imaginei que a receita fosse facinha assim!
Beijos!
Claudia Lima disse…
A minha mãe nunca foi de fazer muitas sobremesas em casa e na minha memória não ficou nada marcante neste aspecto.
Ela cozinha super bem e rápido. Eu sou uma lerda, tudo demora.
Concordo com a Claudia M.: É engraçado os itens que vc gosta de fazer em casa. A minha preguiça entra ai. Se eu posso comprar pronto, dependendo do que for eu não faço.
Mas, as vezes, o prazer da gente é justamente ter este trabalho.
A receita me surpreendeu, é façil mesmo. Aqui encontro para comprar, mas quando não tem, uso cubinhos de bolo para fazer o pavê.
Só que a textura do pavê muda, não é a mesma coisa.
Eu sugiro que vc ensine a Estela a fazer o pavê, que tal? Lá em casa era eu quem fazia para o Dia de Natal.
As vezes dá uma saudade do pessoal, mas far parte do nosso show.
Bjs :)
Susana Gomes disse…
Claúdia, podes completar o dicionário: em Portugal, tb levam o nome afrancesado de Palitos La Reine. Vá entender-se...

Estes bolinhos tb me lembram a minha mãe. Ela não fazia em casa (ui, imagina, a tua preguiça não é nada perto da dela quando o assunto é cozinha, apesar de ter uma mão para a cozinha de dar inveja), mas sempre me comprava numa pastelaria os meus favoritos.
Eu adoro, mas nunca fiz em casa.
Para resolver isso, fico com esta receita anotada para experimentar.

Eu gostei muuuuito foi da taça das primeiras fotos: que cores lindas!

Beijinhos e haja preguiça: é do melhor que o Verão tem, aquela preguiça boa ... :)
Noémia disse…
Não sabia que eram tão fáceis estes palitos de la Reine. Ficaram lindos!
Claro que me veio logo á memória uma Charlotte de chocolate que costumava comer há já uns anos largos. Quem sabe não me entusiasmo e faço um dia destes quando estiver bem descansada, nestas férias?
Luciana disse…
Amo de paixão biscoito champanhe, adoro. Como sua mãe não sou chegada em biscoitos na sua maioria, mas o champanhe me seduz. Não sabia que era tão fácil de fazer assim, achei que a receita teria alguns ingredientes mais complicados de achar. Sabe que mesmo com a dieta rolando eu estou pensando seriamente em fazer esses biscoitos amanhã?!!! Só não tenho o acucar pra colocar em cima, mas acho que vou tentar.
Beijo
Cláudia!!

A minha mãe nunca foi de fazer doces...sou sempre eu que faço os doces lá de casa desde que a minha avó morreu.
A minha mãe fica guardada para o arroz de pato, o arroz de polvo ou um belo assado, mas é sempre a minha avó quem me traz as recordações mais doces...:)

Esses biscoitos champagne devem ter ficado uma delícia! Eu também não gosto de os comprar e ando há que tempos para fazer uns para uma sobremesa. Feliz ou infelizmente a minha lista de doces anda sempre em revolução e há receitas que vão ficando em lista de espera.

Ao ver esses seus biscoitos, tão perfeitinhos, fiquei com vontade de os subir na minha lista!!

(já li o seu texto com batota e já vi que hoje o pavé veio em força...vou espreitar!)

Beijo
Unknown disse…
Ficaram super charmosos!! Guardarei a receita para fazer qualquer dia desses.

Bjus
Jane Léa disse…
Oi Claudia,
Hoje me aventurei a fazer os biscoitos de champanhe, e não é que eles ficaram bons? rsrsrs

Até meu marido que não gosta de biscoitos gostou....

Obrigada por compartilhar suas receitas, que além de serem lindas de se verem...são fáceis de fazer e saborosas...
Bjão

Postagens mais visitadas