Das alegrias que o chocolate me proporciona



Ando meio para lá, assim, fora do eixo, desencantada. As coisas não estão saindo do jeito que eu gostaria. Primeiro não vai dar para ir ao Brasil em julho pois não rolou o financiamento que eu desejava. O ano já está praticamente na metade e as coisas que eu planejei fazer ou estão atrasadas, ou não estão saindo como esperado. Faz parte, eu sei, a vida é exatamente isto, o que está além da nossa vontade, aquilo que rola a revelia, o que rola em paralelo, ou o que não rola. Aquilo que não foi planejado, o que não foi desejado, nem sonhado e que faz questão de acontecer.

Eu sou uma pessoa que sempre soube lidar (aceitar) bem com o inesperado, com certo prazer até, e sorriso nos lábios sempre. Não fico, nem nunca fiquei, parada chorando sobre leite derramado. As melhores coisas da minha vida aconteceram assim, sem aviso prévio, sem planos, de repente. Mas parece que o momento me achou meio cansada.

E nesse momento devagar, quando eu preciso parar e rever planos, me perdi lendo o blog daquele moço sobre o qual já escrevi. O moço até que me divertiu muito esses dias, me fez relaxar e me encheu de entusiasmo para cozinhar. Engraçada a vida, até outro dia eu via esse moço com certo desprezo e hoje estou totalmente de bem com ele. Achei-o até bastante divertido. É dele a receita de hoje, uma receita que me deu água na boca na mesma hora em que eu a vi. Um brownie (marronzinho, como gosto de chamar) com cobertura de cheesecake.



Cheesecake Brownies

Se preferir veja a receita original em inglês aqui

100 gramas de manteiga
120 gramas de chocolate meio amargo picado
130 gramas de açúcar
3 ovos em temperatura ambiente
70 gramas de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
Pitada de sal
80 gramas de gostas de chocolate ou pedaços pequenos de chocolate picado


Para a massa de cheesecake

200 gramas de queijo cremoso em temperatura ambiente
1 gema
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de mel
Um tantinho de extrato de baunilha




Como:

Forre uma forma retangular pequena com papel laminado de modo que papel cubra o fundo e todos os lados da forma, unte o papel com óleo ou manteiga derretida e reserve.

Aqueça o forno a 180C

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Adicione o açucar e os ovos e bata bem com um fouet. Adicione então o sal, a farinha, o cacau em pó, a baunilha e por fim as gotas de chocolate. Mexa até incorporar e transfira a mistura para a forma preparada.

Prepare então a mistura de cheesecake. Se preferir use uma batedeira que ajuda na hora de incorporar o queijo. Na bacia de uma batedeira misture o queijo, o açúcar, o mel, a gema e a baunilha. Bata até incorporar. Adicione a massa da cheesecake a massa do brownie em colheradas e com uma espátula faça misture um pouco as duas massas, formando desenhos e ligando as duas massas.

Asse por 30 minutos até que a massa do cheesecake fique levemente dourada e firme. Deixe esfriar e corte em quadrados. Sirva frio.

Rende 15 porções.



O dia hoje estava lindo aqui. Um dia de sol e calor, perfeito para se celebrar o dia do trabalhador. Um dia totalmente a altura do feriado primeiro de maio. Um dia muito bom para comer esta mistura de brownie com cheesecake.

O dia primeiro de maio é super celebrado aqui na Noruega, talvez tanto quanto é no Brasil. Acho que é por conta do governo trabalhista. Enfim, entre outras coisas há a tradição hastear bandeiras em todas as casas. Eles amam bandeiras. E meu vizinho, um cara meio exagerado, tem uma bandeira imensa que chama a atenção de todo mundo. Até lá no fundo do fiorde só deve se ver a bandeira.

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudia vc descreveu a história da minha vida. Tudo o que depende de mim já está feito, o que dependo do resto é que atrasa 100% a minha vida...
O brownie ficou super apetitoso. Ainda não provei esta dobradinha.
Sabe que eu nunca entrei no site do Leibovitz?
Aqui nos EUA o feriado do Dia do Trabalho é em setembro. Hoje é um dia comum.
Bjs :)
Cláudia Marques disse…
Cláudia,
achei esse título o máximo! A mim o chocolate tb me proporciona muita alegria, a par com o café!

Olha, lamento que os seus planos não estejam a concretizar-se tão depressa quanto gostaria, mas não se deixe ir abaixo. Claro que desmotiva um pouco (ou muito) mas temos que arranjar outros incentivos, não é?

Tb não conheço esse blog do moço que a tem divertido :)
aliás, já o espreitei, mas em inglês...
eu estudei inglês durante 6 anos, mas receitas em inglês, não sei porquê, tenho que "decifrá-las" quase como se fosse uma língua desconhecida.

Que bom que a sua paisagem já se tornou verdinha! (E ainda tem bandeira de bónus!)

Bjs
Querida Cláudia,
Estou de volta!
Muito obrigada pelos votos de recuperação e pelas fotos ultra-apetitosas de hoje.
Beijos
Unknown disse…
Amiga, acho interessante como nossos gostos são parecidos, tudo que você posta tenho vontade de fazer e de comer,rsrs. É tudo muito delicioso!
Essa é mais uma receita que vai para meu caderninho de espera.

Obs: Fiz o doce de leite essa semana e coloquei baunilha, ficou delicioso.

Obrigada pela receita.


Muitos beijos
♥ mesa para 4 disse…
Eu percebo que eles hasteam a bandeira, com uma bandeira tão bonita é natural :-) tb já fiz esse brownie mas nunca publiquei porque nem sempre tiro fotos do que faço, ficou maravilhoso o seu...um abraço
Isabel disse…
Querida Cláudia, a vida é mesmo assim, por isso eu quase já desisti de fazer planos. Mas que bom que esse tal de David tem animado seus dias! Às vezes o ânimo vem de onde a gente menos espera, não é? Só sei que ele te animou para fazer um doce lindo e que deve ter alegrado a tua família pelos breves momentos em que vocês o saborearam. Pode salvar um dia, uma comidinha feita com muito amor, como essa aí.
Beijão e muita força.
Júlia disse…
A propósito de blogs que que têm qualquer coisa que rompem um pouco o cansaço que às vezes se instala, queria dizer-te que o teu blog, para mim, acontece mesmo assim. Pelas receitas simples e deliciosas,mas principalmente pela frescura dos textos que as acompanham...Claudia, o Sabor Saudade põe-me de bem com a vida

(de uma fiel silenciosa leitora que hoje não se conteve e teve que dizer!)
leonor disse…
Olá Cláudia!!!

Fico com pena por todos esses contratempos mas, às vezes, quando pensamos que nada corre bem na nossa vida tudo se altera e dá uma reviravolta positiva!
Vai ver que tudo vai ser passageiro e não tarda nada essa nuvenzinha cinzenta vai-se dissipar...

Gosto bastante do David Lebovitz embora não visite o blog dele muitas vezes... Ainda bem que a conseguiu distrair e levar pelos caminhos do chocolate...um pedaço de chocolate pode ser bastante reconforante!:)

Esse brownie com queijo deve ser muito bom!...já fiz um semelhante na escola para um buffet americano e achei uma mistura óptima!... Vou guardar esta receita para depois comparar e fazer as minhas experiências! :)

Aqui, o dia do trabalhador mal se sentiu...chuva e a rua deserta...em compensação, os 30ºC de hoje trouxeram toda a gente para a rua!...

Estou a fazer figas até à Noruega...tudo tem que correr bem!:)

Beijo!
Eu adoro o David Lebovitz. Acho ele engracado e espirituoso, estou sempre dando gargalhadas com as coisas que ele escreve no Twitter. Acho que so fiz uma receita dele--um sorvete de damasco do livro The Perfect Scoop.

Parei de querer planejar minha vida ha muito tempo. No fim tudo dah certo, do jeito que teria que ser.

Boa sorte pra voce!
Luciana disse…
Só posso dizer: amanhã é outro dia. As esperancas se renovam e a batalha continua.
Boa sorte e ânimo, tudo vai acabar dando certo.
Bom domingo!
Claudia disse…
Clauzinha,

Estão estamos empatadas. Me sinto da mesma forma. Tudo o que depende de mim parece feito mas o que depende do mundo está super atrasado. Mas aí é que mora o aprendizado. O que o mundo está querendo me dizer? Bj.


Claudia,

Chocolate e café devem ser amores de Claudias pois são meus dois amores mais perenes. Não vivo sem eles. Principalmente nos momentos onde o inesperado predomina. O que é quase sempre. Hahaha! Então haja café e chocolate para cruzar nossa humana existência. Bj.

Heloísa,

Que bom vê-la de volta, mas tem-se a impressão que você nunca esteve ausente. Nunca vi uma pessoa com mais disposição do que você. Blogar até do hospital foi revelador. Espero que estejas totalmente recuperada. Bj.

Mulher,

Temos um gosto parecido pois você também publica coisas que são totalmente meu estilo. Por isso nos encontramos. Acho que seres parecidos acabam se achando no planeta. E doce de leite com baunilha fica tudo de bom também. Eu amo de qualquer jeito. Bj.

Mesoca,

Aqui a bandeira é hasteada em quase todas as casas todos os domingos. Aqui em casa hasteamos as duas, a do Brasil também sobe nas datas nacionais que eu celebro com fervor (21 de abril, 7 de setembro e 20 de novembro). E o brownie ficou muito bom, mas vou reduzir a massa de cheesecake da próxima vez pois com menos quantidade fica mais leve. Bj.


Isabel,

E isso mesmo, ânimo e inspiração são efeitos causados pelas coisas mais surpreendentes e eventualmente insignificantes. São como sinais de vida, estrelinhas, pequenas luzes nos trazendo de volta a vida. Acho que sei me deixar conduzir pelas pequenas coisas e isso me ajuda muito. Um doce de chocolate no meio de um dia triste levanta a moral de todos, pelos menos aqui em casa. Bj.

Júlia,

Muito prazer. Fico extremamente feliz em saber que você gosta do blog. É uma diversão que eu tenho para mim e que no fim está me fazendo muito bem. Meu caderno de receitas virtual virou um grande canal de comunicação virtual. Que bom que você quebrou o silêncio pois seu comentário me deixou muito feliz. Não imaginas o quanto é bom saber que posso transmitir algo de positivo para pessoas da mesma forma que alguns blogs me inspiram tanto bem. Obrigada!

Leonor,

Sim, a nuvenzinha cinza já já se vai daqui. Por hora eu me distraio na rede e nos blogs. Você não imagina o quanto teu blog me inspira. Já passei horas sonhandos com teus sabores e tuas receitas. O David é um encanto recente mas que tem me surpreendido bastante. Vale a pena se perder por ali. Bj.

Fernanda,

Sim, o David é uma diversão. Eu o conhecia dos livros que não tenho mas que vejo em todo canto. Sei que ele tem um poder de agradar um público diverso ao redor do mundo. Mas me deixei seduzir pelas palavras dele recentemente e pelo visto vou desenvolver uma relação de amor e ódio duradoura. Parece que as verdadeiras relações são assim, resultado de sentimentos distintos, síntese de contradições. Muita adoração não dura para sempre.

Num momento baixo astral ele foi uma mão na roda! Bj.

Luciana,

Obrigada. Sim, amanhã a gente começa tudo de novo. Faz parte do meu show! Bj.

C.
Lara Leal disse…
Cláudia, já percebi que temos algumas coisas em comum e, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, me sinto próxima de você - e isto se deve ao blog. Muitas vezes sinto a leitura dos blogs que frequento diariamente tem esta efeito em mim - me conecta com algo maior - a vida lá fora ...a amizade desinteressada, a generosidade por si só ...
beijos,
Lara
Glau disse…
já falei com vc por email e sei que vc lava o rosto, chacoalha o esqueleto e vira a página rapidinho! isso ai, minha querida, a vida é assim com mtos altos e baixos!
ontem num momento de baixa fui tomar um sorvete de jabuticaba. bom, né?

bjao pra vc, Glau
Verena disse…
Claudia, essa receita de brownie está divina...nunca experimentei as duas coisas juntas: brownie + cheesecake mas amo ambas!
Vou já já passar no site do D.L., estou precisando de uma animada....
Um beijo e até breve!
Verena

Postagens mais visitadas