Bolinhos cremosos de doce de leite



Estava louca por um bolinho, um pudinzinho, um creminho ou uma coisinha doce feita em casa. Ontem eu e Per nos enchemos de Ferrero Rocher, bombom que nós dois amamos. Mas hoje o Knut estava aqui e eu queria servir uma sobremesa fresquinha no jantar mas queria algo simples pois estava com pouco tempo e pouca disposição. Eu tinha uma pequena sobra de doce de leite talhadinho feito no final de semana na geladeira e uma grande curiosidade de experimentar fazer uma espécie de bolo ou pudim de doce de leite no microondas.



Desde que eu fiz e me apaixonei pelo brigadeirão de microondas da Nana que eu me seduzi pela idéia de produzir delícias fáceis via microondas. Não que minha mãe não tenha (inúmeras vezes) tentado me convencer sobre as maravilhas do microondas, mas a ficha não começou a cair até recentemente. Simpatia pela solução eu já tinha, tanto que há pouco mais de um ano, quando reformamos a cozinha, ao invés de dois fornos convencionais que eu tinha desejado tanto, eu decidi que era melhor instalar um microondas de boa qualidade.



Voltando a sobra de doce de leite, eu não fiz um brigadeirão, considerando como regra básica da família "brigadeiro" o fato destes serem feitos com leite condensado. Eu misturei o doce de leite com leite, ovos e manteiga e fiz um bolinho cremoso sem farinha, uma espécie de pudim... quem sabe um bolo-pudim. Resolvi batizar de bolo pois a textura é está bem mais para bolo do que para pudim. Talvez eu tenha assado meio minuto demais o creme, ou talvez não seja possível assar doce de leite talhado de modo a obter um pudim cremosinho. Mas como bolo eu acho que a coisa resultou muito bem e ainda ficou pouquíssimo doce.




Bolo cremoso de doce de leite


125 ml de doce de leite
125 ml de leite em temperatua ambiente (usei desnatado)
2 ovos em temperatua ambiente
1 colher de sopa de manteiga em temperatua ambiente + para untar as forminhas

Unte quatro ramequins ou forminhas grandes de empada com manteiga e reserve. Num liquidificador, batedeira ou a mão, bata o doce de leite com o leite e os ovos por fim adicione a manteiga em temperatura ambiente. Bata até formar um creme homogêneo. Distribua o creme em quatro forminhas ou ramequins individuais mas não encha mais do que 3/4 do pote. Leve ao microondas por 3 minutos em potência média-alta. Talvez dois minutos e meio ainda seja o melhor. Eu assei um de cada vez cada um com um tempo diferente: por quatro, três minutos e meio, três minutos e dois minutos e meio, e o menos assado foi o resultado mais interessante.



Opção para a hora de servir:

100 ml de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de mel
4 ou 5 gotinhas de extrato natural de baunilha
200 gramas de morangos picados

Misture o iogurte com o mel e a baunilha e sirva os bolinhos com um bela colherada de iogurte. Decore com morangos picados.

Rende quatro unidades

Comentários

Gina disse…
Cláudia, gosto de docinhos, mas vejo que você gosta bem mais. Fico reduzindo o açúcar, mel, mascavo, etc, de todas as receitas...
Durante muito tempo não fazia questão alguma de sobremesa, comia frutas e pronto. Mas com marido formigão fui me habituando e até sentindo falta de comer um docinho após a refeição.
Bjs.
Unknown disse…
Eu fico aqui me retorcendo para não ir correndo para a cozinha fazer essa maravilha. O grande problema é que normalmente se eu fizer essas delícias, meu esposo não come e eu tenho que devorar tudo sozinha (sem problemas) e a balança não aguenta tanto peso,rsrs.

Gosto da inclusão de frutas nos alimentos quentes ou gelados.


Muito beijos
Claudia disse…
Gina e Ana,

Vocês duas pagam o preço da diferença. Um marido adora doces e o outro não. Eu e meu Per amamos doces por igual, somos dois depedentes do açúcar, ainda que eu coma sempre pouco e ele coma mais do que eu. Mas, sabe, aprendi a fazer receitas pequenas, que rendem o suficiente para uma refeição e invisto nisso, assim comemos um pouco depois do jantar e logo acaba.

Só assim eu consigo ter assunto para fazer um blog que fala quase que exclusivamente de doces.

Bj,

C.
Sarah disse…
Claudinha, que lindos... essa combinação deve estar demais!
Bjos
Claudia,
O microondas permite doces gostosos, sem perda de tempo. Não sei se você chegou a ver no meu blog minha receita de Pudim de Pão. Fica uma delícia no microondas, assando em 10/11 minutos. No forno leva 4 vezes mais.
Esses seus bolinhos parecem uma boa invenção.
Beijos
Mari disse…
Claudinha, assim como você e o Per, Marcelo e eu somos duas formigas assumidíssimas. Mas acho que a Isa ainda ganha de nós dois. Fiquei apaixonada por esses seus bolinhos, pois doce de leite é um dos meus doces prediletos... diria q está no meu top 5.
Sabe que ainda tenho um certo receio de fazer comida no microondas? A única coisa que fiz nele (e deu certo, nem sei como) foi um filé ao molho madeira, no dia dos pais do ano passado. Quem sabe vc e a Nana juntas consigam me fazer perder de vez o medo dele?
Bjo grande,

Mari
Claudia Lima disse…
Nós adoramos doces, mas cuidamos das porções. Eu pesquiso muito receitas com pouco açúcar, assim a gente não se compromete tanto.
Uso mais o micro para esquentar os líquidos e alimentos.
Este bolinho ficou na medida!
Bjs :)
Luciana disse…
Claudia, que sobremesa linda, parece super gostosa, amo doce de leite.
Não podia deixar de elogiar a louca (com cedilha) também, belíssima.
Beijo
Susana Almeida disse…
hummm... já estou a sonhar com isto! Adoro doce de leite e vou ter que experimentar esta receita!!
Cláudia Marques disse…
Cláudia,
faço minhas as palavras da Luciana, desta vez com cedilha: tb achei linda a sua louça! Belíssimos, esses pratos. Fazem-me lembrar, pelos tons, aquelas fotos antigas, a sépia.

Qto ao doce, "palavras para quê"? Mais uma das suas delícias.
Eu tb sou/estou dependente dos doces, sem dúvida. Doces e café, não passo sem eles.

Bjs
Isabel disse…
Lindo, lindo, lindo. Tudo lindo. A sobremesa está tão bonita que só queria ter aqui na minha frente um pratinho desses para matar a minha fome de açúcar. O cérebro quando está cansado precisa mais de açúcar sabia? É por isso que eu ando com muita vontade de comer doces!
Nota: Já comprei uma lata de goiabada para fazer um souflêzinho como o teu!!
Bjs
Claudia disse…
Sarinha,

Enquanto houver morangos eu decoro tudo com eles. E estão tão doces. Bj.


Heloísa,

Claro que eu vi o teu pudim de pão, ficou lindo, mas não me lembrava que você fez no microondas. Estou adorando fazer as pazes com o micro. Bj.

Mari,

Não desista do micro, escolha uma receita bem simples, sem muitos ingredientes e se arrisque. E o melhor é que em cinco minutos você vê o resultado. Bj.

Clauzinha,

Esta receita está para você pois adiciona leite e ovos ao doce e o resultado é bem mais leve e menos calórico que o doce propriamente dito. Vale a pena experimentar. Bj.

Luciana,

A louça foi comprada num løppemarked e é linda mesmo. Tem um tom sépia eu tenho apenas quatro destes pratinhos. Usei todos ontem. Bj.

***

Se gosta de doce de leite experimente, mas fica bem mais suave e pouco doce. Obrigada pela visita.

Claudia,

Essas louças foram compradas numa feira de usados (mercado de pulgas) e são mesmo sépia. A cor combinava com a cor dos bolinhos e eu adorei o resultado também. Eu adoro sépia com vermelho por isso adicionei os morangos. Além de lindos ficaram muito gostosos. Bj.

Isabel,

Eu não sabia que o cérebro pede açúcar quand está cansado, mas adorei saber, explica tudo na minha vida (risos).

Vou adorar saber o resultado do teu suflê de goiabada. Se tiver dúvida me mande um email. Bj.

C.
Carolina Andrade disse…
Minha nossa, mas que tentação é esse Clau. Jesussss, amei. Bjs
Cláudia Marques disse…
Cláudia,

aqui em Lisboa essa feira chama-se Feira da Ladra, não me pergunte porquê...
mas já conhecia o "marché aux puces"
os dois nomes têm a sua graça, pena que nunca vi venderem aqui louças tão bonitas.
Bjs
Glau disse…
Clau, esta foto nova tá linda!! combina mais com verão.. vc está com uma carinha ótima!

ainda não me rendi aos recursos do microondas.. só sei usar pra esquentar comida! :)

este moranguinho deu todo um charme!
bjao

Postagens mais visitadas