Sempre os mesmos: cuca de banana e financiers de chocolate...



Apesar da casa ter estado cheia na semana que passou algumas frutas sobraram. E o que fazer quando onze bananas se deixam esquecer? Uma torta de banana? Um bolo? Sorvete (se eu ao menos tivesse uma sorveteira)? Doce, compota, pão? Pensei numa torta linda que eu vi no blog da Mari mas aí, precisava do leite condensado para uma outro projeto e aí, bem, aí eu decidi fazer uma cuca. Na cuca eu usei nove das 11 bananas da foto e o doce ficou uma maravilha. As cucas que eu faço ficam sempre boas mas desta vez ficou melhor do que nunca. A massa ficou bem cremosa assim, mezzo bolo, mezzo pudim. Um resultado melhor do que o esperado foi fruto de um esquecimento, que eu explico mais embaixo.




O fato é que na hora em que eu fazia a massa da cuca esqueci de colocar o fermento e o resultado foi, inesperadamente, muito mais interessante. Eu acho que o bom resultado também foi influenciado por uma quantidade maior de óleo na receita. Eu dei uma exagerada já que dobrei a quantidade de farinha e a cuca não leva nenhum outro líquido. Eu dobrei a receita pois queria fazer uma cuca maior e a receita da minha mãe é bem pequena. Faço sempre isto, aumento a receita "de olho" e os resultados não costumam variar, mas hoje ele ficou melhor do que o normal.



Cuca de banana
(receita da minha mãe)

2 ovos
1 xícara de açúcar + para cobertura
3 colheres de sopa de óleo (ela recomenda azeite de oliva)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
bananas cortadas em rodelas
canela em pó a gosto

Untar um pirex raso com manteiga e salpicar de açúcar. Formar uma camada de frutas na base do pirex e salpicar açúcar e canela. Prepare a massa com um fouet ou colher de pau. Bata primeiro os ovos e açúcar. Adicione o óleo e bata mais um pouco. Adicione a farinha, o fermento e por fim a baunilha. Distribua a massa sobre a camada de frutas espalhando bem para cobrir as frutas com uma camada fina de massa. Fatie mais algumas bananas e cubra a massa com um nova camada de frutas fatiadas. Sobre a segunda camada de frutas salpique canela e açúcar. Asse por 25 minutos a 180C.



A minha Cuca de banana:

4 ovos
2DL + para salpicar nas frutas
1,5DL (150ml) de óleo de girassol
5 DL (2 xícaras) de farinha de trigo
10ml (2 colheres de cha) de extrato natural de baunilha
Canela a gosto
80 gramas de amendoas moídas

Bati bem tudo muito bem batido para incorporar bem na mesma sequência descrita acima e coloquei a massa por cima da camada de banana salpicada de açúcar e canela. Espalhei a massa para cobrir toda a camada de banana. Coloquei uma segunda camada de banana e o toque final foi a farofinha da cobertura. Ao invés de salpicar açúcar e canela apenas eu misturei amendoas moídas, com algumas colheres de sopa de açúcar e uma ou duas colheres de chá de canela. A farofinha deu um toque todo especial. Eu amei.



Na mesma noite eu fiz uns bolinhos de chocolate para depois do jantar. Fiz o bolinho que é o mais amado aqui em casa: financiers. Já que eu tinha quatro claras que sobraram de uma receita e já tinha farinha de amendoas pronta foi rapidinho fazer. As receitas de cuca e de financiers são duas das poucas receitas de sobremesas que eu faço de cabeça, sem olhar receita. Eu as faço tanto que já estão no piloto automático.

No caso dos financiers o processo começa sempre a partir das claras. Se eu tenho duas, três, quatro ou seis claras sobrando, calculo manteiga, farinhas e pronto, tá pronto. E se eu não tenho amendoas faço com avelãs, castanha do Pará ou pistaches. Apesar de variar bastante eu pessoalmente gosto mais do financier de baunilha com farinha de amendoas e de chocolate com farinha de avelãs. Mas as possibilidades de misturas são infinitas.



Meus Financiers de Chocolate


(xícara de 250ml)

4 claras (cerca de 120 ml de claras)
100 gramas de manteiga sem sal dourada (derretida e cozida até ficar com a cor dourada)
2,5DL (1 xícara) de açúcar de confeiteiro
1,25 DL ( 1/2 xícara) de farinha de trigo
1,5DL de farinha de amendoas (amendoas torradas e moídas)
60 gramas (4 a 5 colheres de sopa) de cacau em pó
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1 pitada de sal
Frutas a gosto (usei morangos e rodelas de banana)

Como:

Derreta a manteiga e deixe a manteiga cozinhando em fogo baixo até ficar bem dourada, mas muito cuidado para não queimar. Fique ao lado, de olho na manteiga e quando estiver no ponto retire do fogo e reserve.

Unte 15 forminhas de muffins ou de empada com bastante manteiga e reserve. Peneire as farinhas, o açúcar, o cacau e o sal. Bata as claras com um fouet até formar picos moles. Adicione as farinhas as claras aos poucos e vá mexendo (com a mão, não com a batedeira) para incorporar. Por fim adicione a manteiga e a essência de baunilha e vá mexendo com cuidado até incorporar toda a manteiga a massa. Encha 2/3 das forminhas com esta massa para fazer os financiers brancos. Asse por 15 a 18 minutos em forno pré-aquecido a 180C. Use forminhas especiais para financiers ou forminhas de muffin ou tarteletes.


Dá para ver nas fotos os pedaçinhos de amendoas na massa dos bolinhos de chocolate...

Comentários

Cláudia,
Essa cuca de banana está divinal, ainda tenho que a experimentar, mas o tempo agora está bem escasso.
As tacinhas de vidro são um mimo, parecem as da minha avó, sabe como eu adoro essas coisas :)
E o seu pai está melhorando? Espero que esteja tudo a correr bem.
Beijocas
Moira
Claudia Lima disse…
Ainda não decidi qual dos dois gostei mais. Ambos deliciosos!
No meu blog tem uma receita de Cuca de Banna com Goiabada, da Luciana, do Cafezinho das Cinco, que vale a pena experimentar tb. Fica maravilhosa!
Bjs :)
Gina disse…
Cláudia, fico com os financiers, já estão devidamente anotados.
Quanto à cuca, gosto mesmo é daquelas alemãs, com fermento de pão, que já estou com saudade de comer. Mas vc incrementou com uma farofinha de amêndoas, pronto, agora ficou bem mais gostosa.
Bjs.
Mari disse…
Claudinha, estava com saudade e preocupada com tua demora a postar (espero que o teu papai esteja bem... estava quase te enviando um e-mail). Eu também não sei de qual dos dois doces gostei mais. Anotei os dois... risos.
Adoro cuca, mas só comi de côco, feita por uma amiga da minha sogra, e também feita por mim (outra receita, já que a "fofa" não compartilha a dela)... mas a vontade de provar outros sabores (como de banana, goiabada e uva) é imensa, e tenho planos de fazer em breve... agora, vendo essa tua cuca, vou tratar de apressar os planos!!
Os financiers, eu nunca provei... já vi em diversos blogs, de diversos sabores, e também morro de vontade... na verdade nem sei pq ainda não os fiz!!! Acho q é tanta coisa na minha to do list, que acabo fazendo outras mais simples, mas... ahhh, vou tratar de tomar vergonha e fazer esses danadinhos... os teus estão absurdamente lindos, como tudo o que vc faz!!
Super beijo

Mari
Glau disse…
Clauzinha, fazia um tempinho que não passava por aqui e fiquei apaixonada pela foto das flores lá em cimão! que lindas!

amei a cuca de banana da sua mãe! anotada.. receita que farei em breve por aqui!

querida, te mandei um email
bjoka, glau
Luciana disse…
Eu adoro receitas de tortas de banana, e nunca fiz, já arrisquei uma creme com banana, mas dependendo do andar da minha dieta, me presenteio semana que vem com essa sua cuca de banana. Me deixou de água na boca.
Que flores lindas!
Beijo
Cláudia Marques disse…
Cláudia,

tenho muita vontade de fazer uma cuca de banana, e depois de ver esta, ainda mais. Aliás, acho que foi mesmo aqui no seu blog que eu conheci esse doce. É uma tentação. Já fiz vários bolos com banana, e nunca me arrependi, falta-me experimentar este.

Sabe que o nome Cuca faz-me sempre lembrar aquela personagem do Sítio do Picapau Amarelo? :)

Bjs

Postagens mais visitadas