Para adoçar a festa: toucinho do céu e outros favoritos



No dia seguinte da festa ainda haviam muitos doces e então eu fiz umas fotos das sobras para publicar aqui. Para ver melhor as fotos basta clicar sobre as mesmas.
As receitas dos doces da festa já foram publicadas aqui , aqui e aqui, exceto um, que vou publicar agora. Além do bolo de chocolate, da mousse de chocolate e das gelatinas de quatro cores em forma de trenzinho (que o Per fez), eu fiz doces que a Estela gosta muito para agradar adultos e que também agradaram as crianças: trufas, biscoito amanteigado 'ninho de chocolate', financiers de baunilha e toucinho do céu.

(Trufas de chocolate)

As trufas entraram na festa por acaso e foram feitas pois eu tinha feito muita ganache de chocolate para cobrir o bolo e rechear os biscoitos e sobrou muito. As sobras de ganache renderam um monte de trufas pequenas. Depois ainda tinha sobrado um pote de creme de leite fresco e eu fiz um pouco mais de ganache e enrolei mais umas trufas antes da festa. Servi em forminhas passadas em cacau em pó. As trufas da foto são as últimas.

(Financiers de baunilha)

Os financiers viraram um clássico aqui em casa já que as crianças amam este bolo. Fiz muitos, foram duas dúzias de claras. Fiz uns puros (como os da foto), uns com morangos, uns framboesas e uns com rodelas de bananas. Os de frutas acabaram todos e só sobraram os puros que são os favoritos da Estela. Os de banana estavam de longe os melhores e acabaram rapidinho. Vou precisar fazer um dia para fotografar.

(Biscoito amanteigado 'ninho de chocolate')

Os biscoitos amanteigados que eu chamo de 'ninho de chocolate' foi um sucesso de bilheterias no Natal aqui em casa. Todo mundo amou e Estela pediu para eu fazer no aniversário. Os biscoitos do aniversário ficaram ainda melhores pois eu finalmente encontrei o tempo de forno certo e o jeito de lidar com este biscoito. É um biscoito bem complicadinho de assar já que ele cresce e desfaz o ninho (cova) no centro que precisa ser reforçada no meio do processo. O problema é que precisa assar 10 minutos, retirar do forno e fazer os ninhos de novo e levar de volta para o forno por mais 15 minutos. Acho que na receita que eu publiquei no Natal eu fiz diferente e usei o foro mais quente mas o biscoito ficou um pouco mais durinho. Apenas 10+10 não é suficiente para assar o biscoito. É necessário assar por 10 minutos, retirar para refazer as covas, levar de volta ao forno e assar por mais 15 minutos, tudo a 180C.



Além do domínio absoluto do chocolate, com bolo de chocolate, mousse de chocolate, trufas de chocolate e biscoito amanteigado de chocolate, ovos e amendoas aparecem nas segunda e terceira posições respectivamente. Ovos e amendoas foram os elementos complementares nos doces da festa. Usei duas dúzias de claras e muitas amendoas para fazer os financiers que renderam ao todo aproximadamente 60 financiers. Com as 24 gemas e algumas centenas de gramas de amendoas eu fiz toucinho do céu. Este clássico doce português é um dos meus favoritos e fazia um certo tempo que eu não fazia.

Toucinho do Céu


12 gemas (eu usei 24 gemas e dobrei esta receita)
2 1/2 xícaras (300g) de amendoas moídas ou farinha de amendoas
100 gramas de manteiga temperatura ambiente
1 xícara de água
2 (220g) xícaras de açúcar
Uma colher de sopa de licor de amendoas Disaronno
Açúcar de confeiteiro para salpicar

Como fazer

Unte uma forma baixa, redonda ou retangular, cubra com papel manteiga e unte o papel. Peneire as gemas e reserve. Em fogo médio faça uma calda com o açúcar e a água e espere a calda ferver e deixe por 5 minutos, sem mexer, até formar uma calda muito brilhante e muito transparente (temperatura entre 102C e 110C). Retire do fogo e adicione as amendoas moídas e a manteiga e mexa bem para incorporar e não açucarar. Adicione então as gemas e o licor e mexa bem para incorporar. Leve a mistura de volta ao fogo médio e mexa sempre até ferver e a mistura começar a soltar do fundo da panela. Passe uma colher no fundo da panela e veja se forma um caminho por onde a colher passou. Transfira a mistura para a forma untada e asse a 180C por 30 a 40 minutos.

Rende 15 a 20 porçoes. Sirva com açúcar confeiteiro por cima.




Toucinho do céu e financiers são o par perfeito. Diferentes e muito parecidos ao mesmo tempo. Um é feito apenas de gemas e o outro apenas de claras. Ambos pedem farinha de amendoas, açúcar e manteiga e algum licor ou essência. Financiers pede uma 'calda' de manteiga (beurre noisette) e o toucinho do céu uma calda de açúcar. Nenhum dos dois é muito doce e ambos tem um sabor divino resultado da mistura de uma das partes do ovo com as amendoas e as essências. Financiers são mais aerados e mais perfumados, resultado das claras batidas e o toucinho do céu é bem mais denso e levemente crocante. Loucura como são bons.

Comentários

Claudia Lima disse…
Nunca provei nenhum dos dois, mas, por intuição, acho que iria gostar mais dos Financiers por serem aparentemente mais leves.
Bjs :)
Olá Cláudia!!

Os bolinhos ficaram todos com um aspecto maravilhoso!!!
Imagino como todos se devem ter lambusado com essas delícias!

A Estela é uma menina com sorte!!:)
Isabel disse…
Toucinho do céu tem um nome muito apropriado porque é um doce que nos leva ao céu!!!! Adorei o seu tocinho do céu e todos os outros bolinhos, estavam lindos.
Claudia disse…
Claudia, os toucinhos são mais intensos do que os quindins, mas também são primos. Financiers são realmente maravilhosos, nunca encontrei alguém que não seja totalmente louco por eles.

Leonor,
Ficaram todos bons mas pena que não sobraram os bolinho com frutas pois ficaram os mais lindos e mais gostosos. Fui uma comilança e os adultos que compareceram pareciam crianças. Estela amou tudo!

ISabel, toucinho do céu é um nome incrível mesmo não? Eu adoro o doce mas adoro também o nome. Para nós que gostamos de gemas é o que há!


Obrigada gurias!

Claudia
Vivian disse…
Claudia, eu nao conheço nenhum desses docinhos rs, se estivesse na sua festa, iria amar provar todos esses sabores inéditos

bjks
Nina disse…
Quantas delícias!

(e que saudades de cozinhar para minha filha! Nesta nova vida ainda não deu...)

bjo!
Helena disse…
Claudia
Que maravilha de docinhos,todos com um ar fabuloso!
Bj

PS-Bimby ou thermomix,é um robot de cozinha que pica,amassa,pesa,mistura e cozinha normal como no tacho ou a vapor.Podes ver aqui http://www.vorwerk.com/pt/thermomix/html/
A empresa é alemã o nome é vorwerk
Cláudia Marques disse…
Cláudia, que escândalo!
Um dia destes apareço aí (afinal é tão perto, não é?...) para provar os seus maravilhosos bolinhos, fico sempre com água na boca.
Hoje fiquei a babar com esses ninhos de chocolate: acho que vou até sonhar com eles!
Bjs
Marcia disse…
Não tinha sido apresentada ainda aos financiers. Apesar do nome não me parecem ter nada a ver com a crise, né?
Qualquer hora quero experimentar, parece ótimo.Bjos querida e bom ano
Claudia disse…
Vivian,
Se não conhece está na hora de provar. Você vai amar pois são tudo de bom. Beijos!

Nina, a Estela que escolheu todo o cardápio, a única coisa que eu decidi foi usar as gemas para os toucinhos. Ela sabe escolher. Foi tudo do jeito que ela queria. Eu gosto de poder agradar! Beijos!

Canela, o mistério da Bimby Termomix está quebrado. Eu lia aqui e ali e não tinha a menor idéia do que se tratava. Equipamento poderoso, pelo que vi no site! Obrigada pela visita e pela informação.

Claudia, minha casa está sempre de portas abertas. Quando estiver a fim de umas férias o hotel aqui está aberto. A Noruega é linda e quentinha no verão. Mas apenas no verão.

Marcia, nada de crise! O nome financier é uma referência ao endereçø da primeira confeitaria que produziu este bolinho que ficava ao lado da bolsa de valores de Paris. Se você provar vai amar pois são especiais.

Beijos,

C.
Unknown disse…
Claudia, acho um máximo vocês usarem farinha de amêndoas ai, aqui é tão caro.
Todos esses doces ficaram divinos!
Vou tentar reproduzir os seus biscoitos e ver um modo dele não perder o buraco hehe
Querida, para fazer pudins no microondas é super fácil, coloca sempre 3 a 4 minutos e fica de olho para não entornar, deixa esfriar durante 3 minutos e depois mais 3 a 4 minutos.
Aqui cada marca de microondas é diferente e a potência também. Então sempre veja se ele esta sólido porém, não duro.
Eu só faço no microondas pq é super rápido.
Bjss
Bergamo disse…
Claudia,
Adorei as guloseimas!! Provaria todos...
O que mais amo na gastronomia é a infinita possibilidade de combinações a partir dos mesmos ingredientes, como você explicou e mostrou tão bem.
Bj,
Bergamo
Cláudia Marques disse…
Cláudia, eu estava a brincar de aparecer aí, mas muito obrigada pela gentileza.
Claro que eu adorava ir, MAS: isto está fraco de €€; tenho pavor de avião; sou muito friorenta... mas se até ao verão eu conseguir resolver aqueles problemas, nunca se sabe...
Bjs
Eli disse…
Sabe que sou doida para fazer toucinho do céu?! Agora você me animou. Que delícia tantos doces perfeitos, deve ter sido mesmo uma linda festa!


www.saboresdalica.blogspot.com
Mari disse…
Cláudia, quanta coisa deliciosa você preparou para a festinha da Estela! Nunca fiz ou provei os financiers, mas morro de vontade... você me inspirou, vou procurar uma receitinha para fazer em breve.
Os biscoitos e as trufas também ficaram divinos, as fotos estão lindas... e os toucinhos do céu, então... maravilhosos!
Tenho certeza de que esses quitutes agradaram a gregos e troianos!!
Bjo grande, e parabéns à filhota linda e à mamãe, tão prendada e caprichosa,

Mari
Cininha disse…
Que lindos bolinhos, quem me dera ser criança e ir ás suas festas ;-)
Adorei estes bolinhos todos, tenho que ficar com este tópico de olho para experimentar alguns.
bjinhos
Descobri de onde vem a brincadeira "onde está o Toucinho que estava aqui??? O gato comeu!
Cadê o gato???...
Achava que era docinho que com o tempo caiu no uso popular de toucinho.
Aprendi mais uma!!!
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/
Unknown disse…
Amei tudo, especialmente o carinho e atenção que você dedica a tod@s.
Besito desde Granada - Andalucía (España)

Postagens mais visitadas