Geléia de ameixas embebidas em cachaça com chocolate... um doce único e especial




Com duas ameixeiras no fundo do nosso jardim, árvores que herdamos com alegria do antigo proprietário da casa, eu ainda me surpreendo todos os anos diante da "montanha" de ameixas que enchem os galhos das pequenas árvores. Apesar de serem árvores bem antigas, de tronco grosso, são de pequena altura, diz que é em função da espécie de ameixas mas eu acredito que a pobre localização das árvores impede que as ameixeiras cresçam livremente, já que elas dividem uma esquina do jardim com várias outras e estão cercadas por duas imensas e dominantes bjørk, betula ou birch em inglês e uma árvore de lilás e, talvez por isso, acabaram ficando meio cotózinhas...




Eu já escrevi muito sobre nossas ameixeiras e nossas ameixas e algumas receitas que eu experimentei com as ameixas do nosso jardim. O que já está virando um clássico é o licor de ameixas que alguns sortudos amigos já ganharam de presente. Navegue pelos links abaixo para ver a receita do licor de ameixa e outras receitas com ameixas.

A receita do licor de ameixa e o modo de fazer

O licor de ameixas de ameixas depois de pronto

Bolo de ameixa com iogurte

Geléia de ameixas de duas cores

Molho tipo chutney de ameixas

Ameixas secas em casa

Crumble de aveia e ameixas + sorvete de iogurte com ameixas





A geléia que eu publico hoje é diferente de tudo o que eu já fiz antes. É que este ano, depois que eu filtrei o licor de ameixas que fiz em outubro do ano passado e que ficou mais de seis meses maturando, eu recolhei as ameixas murchas mas que estiveream banhadas em açúcar e cachaça, retirei os caroços de todas elas e joguei as danadas mezzo destroçadas numa panela de fundo grosso. Na panela, junto com as ameixas, adicionei um tanto de água até cobrir e fervi, depois adicionei um tanto de açúcar e deixei cozinhar mais um pouco para dar uma engrossada. Lá pelas tantas eu achei que as ameixas estavam pedaçudas demais e processei a mistura na panela mesmo com um mixer de mão e deixei ferver mais uma vez.

O resultado foi uma geléia negra de ameixas embebidas em cachaça, mas a geléia ficou um tantinho doce demais para o nosso gosto. Para reverter a situação do excesso de açúcar eu adicionei uma barra de chocolate amargo com 70% de cacau, picado, à geléia ainda fervendo e misturei bem para dissolver todo o chocolate. Coloquei a geléia ainda quem em vidros esterilizados e depois eu fechei de modo a retirar todo o ar dos vidros e formar vácuo (siga as instruções do fabricante do vidro).

Rendeu cerca de 1,4kg de geléia. A geléia de ameixa ficou bem preta e com a adição do chocolate ficou um marrom avermelhado fantástico. O sabor ficou perfeito, suave e percebe-se bem o sabor das ameixas, do chocolate e da cachaça ao fundo.




Obs. A receita dessa geléia é muito específica pois foi feita reciclando ameixas que eu tinha usado para produzir licor e, por isso, ficou um doce único, difícil de repetir. Mas se você deseja fazer eu recomendo usar ameixas secas, sem caroços deixadas de molho em cachaça por cerca de dois dias. Depois filtre as ameixas, use a cachaça para alguma outra receita e use as ameixas embebidas em cachaça para fazer a geléia.



Geléia de ameixa com chocolate


Cerca de 1 kg de ameixas secas orgânicas embebidas em cachaça
Cerca de 400 a 500 gramas de açúcar de cana orgânico
meia colher de chá de sementes de baunilha orgânica
água
80 a 100 gramas de chocolate amargo orgânico com 70% de cacau

Como:

Ferva as ameixas com água e açúcar até amolecer as ameixas que estavam secas e engrossar um pouco a mistura. Se preferir pique as ameixas antes ou use um mixer para triturar a mistura depois. Picar ou processar as frutas ajuda a obter uma geléia mais homogênea evitando que fiquem uns pedações de frutas. Se depois de processar a geléia ficar grossa demais, adicione um tanto de água e deixe ferver novamente. Quando a geléia ferver deixe cozinhar por cinco minutos, desligue o fogo e adicione os pedaços de chocolate mexendo vigorosamente para incorporar. Transfira a geléia ainda quente para potes esterilizados e siga as instruções do fabricante do vidro para formar o vácuo.

Rende cerca de 1,4 a 1,5 kg de geléia de ameixa e chocolate.

Comentários

Um aspecto delicioso esse doce, adoro ameixas

beijos e obrigado por partilhar!!
Sara Ramos disse…
OMG ficou brutal... Deve ser mesmo saboroso. BEijinhos
ANNEMİNELİ disse…
Merhabalar; çok lezzetli görünüyor.Ellerine sağlık..sevgilerrr..
Marta Benicá disse…
Passei para conhecer suas receitas e gostei muito, são bem preparadas e muito bem apresentadas, já te sigo. Tenha uma boa noite. Um abraço, Marta.
Lina disse…
Olá, Claúdia!Cheguei aqui através da Alcina, do blogue Artes Viagens e Sabores e fiquei muito contente de ver aqui muitas receitas de minha infância(nasci no Brasil e vivo em Portugal há 23 anos). Gostei também desta receita, pois tenho também licores a "marinar" e estava a pensar o que fazer com as frutas, agora já sei! Vou saborear o teu blogue devagar, já sei que vou aqui encontrar coisas extraordinárias!
Beijinhos, Lina

Postagens mais visitadas