Em ritmo de final de ano: bolo cremoso de gianduia



Apesar do mal estar da gripe, eu tinha começado uma mousse pois eu tinha um creme de leite na geladeira que ia vencer e precisava ser salvo. No final eu mudei de idéia e transformei a mousse num bolinho cremoso, mais um. Como eu tinha uma última barra de gianduia em estoque, sim, eu faço estoque de gianduia e depois explico o motivo. Enfim, tinha o creme e a gianduia e então resolvi fazer uma mousse de gianduia com chocolate, uma espécie de Nutella melhorada. Sim, mousse de gianduia com chocolate é muito melhor do que Nutella. Mas no final eu achei que ia ficar mais interessante assar a mousse e transforma-la num bolo. Mousse tem dessas coisas, crua é uma delícia, mas assada é uma revelação.



Como eu falei, tinha uma última barra de 200 gramas de gianduia macia, ou blød nougat, como chamam por aqui, com 45% de avelã. A gianduia é fácil de achar nos supermercados o ano todo em barras de 100 gramas mas no final do ano as empresas colocam nas prateleiras não apenas barra maiores, com 200 e até 400 gramas de gianduia que, assim como o marzipan, é muito usado nas receitas de final do ano. Quando passam as festas de final de ano os supermercados daqui liquidam as gianduias totalmente e elas dão uma sumida, sobrando apenas as barrinhas de 100 grams. E eu, sabendo disso, encho a minha despensa com gianduias vendidas por até 30% do preço original e com uma data de validade que vai até o final de outubro.



A gianduia cremosa, que na verdade é uma pasta de avelãs e açúcar, é um ingrediente maravilhoso, puro sabor da avelã, mas é a mistura com chocolate que faz a mágica e aí a coisa fica infinitamente superior, principalmente se foi usado um chocolate amargo de qualidade com alta concentração de sólidos de cacau. A gianduia é uma barra macia que, diferentemente do marzipan, não resiste ao calor pois é uma espécie de manteiga de avelã. Quando o tempo esquenta eu coloco minhas gianduias na geladeira pois elas viram sopa no armário ou faço pudim e ou mousse que combinam super bem com morangos e frutas em geral.



A idéia então era fazer uma mousse de gianduia mas, sei lá, o frio e o mal estar da gripe me deixaram com muita vontade de comer um bolinho quente e assim foi. Comemos morno, salpicado de açúcar de baunilha e umas colheradas de iogurte. Aproveitei para usar as minhas forminhas novas. Estou apaixonada por estas forminhas de torta de porcelana, rasinhas elas formam uns bolinhos ótimos que assam super rápido e não são muito grandes pois apesar do diâmetro grande os bolinhos são finos. Nestas forminhas a receita rende um pouco mais e vale a pena pois é um bolo denso, gorduroso e pesado por isso quando menor a forma, melhor. Anote esta dica.




Bolo mousse de chocolate e gianduia


250 ml de creme de leite
100 gramas de blød nougat (gianduia cremosa com pelo menos 30% de avelãs)
50 gramas de chocolate amargo (usei com 70% de cacau)
3 ovos separados
50 gramas de açúcar
30 gramas de farinha de trigo

Como:

Corte a gianduia em pedaços e coloque num pote. Pique o chocolate e coloque no mesmo pote com a gianduia. Numa panela de fundo grosso coloque o creme de leite e deixe ferver. Depois de fervido coloque o creme para o sobre a gianduia e o chocolate picados e mexa para derreter totalmente e formar uma mistura homogênea, sem pedaços. Bata as gemas com uma parte do açúcar até esbranquiçar e adicione a mistura de creme, chocolate e gianduia as gemas batidas, mexendo bem para não talhar e incorporar totalmente o creme as gemas. Adicione a farinha de trigo e mexa até incorporar. Bata as claras em neve com a outra parte do açúcar até ficarem em neve e bem brilhantes. Adicione a clara a mistura de chocolate e gianduia e, com uma espátula ou colher de pau, mexa o suficiente para incorporar, sem mexer demais para que a mistura não perca volume. Aqueça o forno a 180C. Unte seis potes refratários individuais, ou uma forma pequena, com bastante manteiga e salpique farinha. Divida a massa nos potinhos preparados e asse por 20 a 25 minutos ou até que enfiando um palito ele saia seco.



É no final do ano que os supermercados se enchem de gianduia, de todas as marcas e tamanhos, e como o ano já acabando isto significa que os mercados já começaram a receber as gianduias cremosas dinamarquesas que eu amo tanto, dá para abusar e gastar pois mês que vem tem mais...

Comentários

Carolina Andrade disse…
Clau, a barra de gianduia me parece extra cremosa, que delicia, fiquei aqui babando pra provar. Esse bolinho deve ser divino..Que maldade. Beijo grande e boa semana.
Lau Verrengia disse…
Claudia, como eu queria experimentar. Parece MUITO bom! Você teve uma ótima idéia.
Eu também fiquei babando quando vi a barra de gianduia, deve ser incrível.

Beijos
Camila Hareide disse…
Olha só, blød nougat aqui em Bodø nem no ICA achei... E minha sogra nunca tinha ouvido falar! O povo daqui é meio provinciano mesmo... Mas agora que meu cartão de crédito chegou, vou comprar pela internet. Porque não dá pra ver essas suas receitas e não querer comer! Tão com umas caras ótimas...
Verena disse…
Ai,ai,ai...esse Blod Nougat deve ser uma coisa de outro mundo! Eu fico aqui salivando e tentando sentir o perfume...imagino o sabor!

Esses bolinhos ex-mousses devem ser muito bons, adorei a idéia de assá-los! E suas forminhas são fofas mesmo!!!
Melhorou um pouquinho da gripe?
Beijos!
Unknown disse…
EStas fotos são um atentado a quem esta a tentar fazer dieta, lol...

Os bolos ficaram lindos...Ja comia um pouco.

Bjs
Dani disse…
deve ser divina, e é bem fácil.

Vou guardar para a TPM matadora...rs
Anônimo disse…
Chorando, chorando muito por essa gianduia... Meu sonho é ir te visitar aí na terra do frio, daí você me levaria no supermercado e eu compraria uma tonelada dessas barras sensacionais!
E a festa da Hello Kitty, vai fazer mesmo?
bj
Paula
Claudia disse…
Carol,

a barra de gianduia é uma espécie de "manteiga" doce de avelãs. Uma coisa do outro mundo mas derrete como manteiga pois avelã é muito gordurosa. Há os que usem no pão como a manteiga de amendoim, mas ela é muito mais gordurosa e por isso o amendoim é mais saudável, mas o aroma das avelãs é único, uma coisa de louco, misturada com chocolate é campeã.

Lau,

Para os apaixonados por chocolate a barra de gianduia é um mundo de possibilidades pois o chocolate é o par perfeito para esta maravilha.

Camilinha,

Se você não achou peça para o gerente do ICA encomendar que eles trazem pois todos os ICAs, Remas e Coops por aqui tem. Se agora não tem, devem chegar em Bodø umas barras perto do Natal, já que em todos os cadernos de receitas de natal dos supers tem receita com blød nougat. Espere que chega.


Verena,

Bolinhos de mousse são tudo de bom e com gianduia ficam ainda melhor. Imagina um nutella feito de chocolate amargo que vire bolo, é mais ou menos isso, mas é ainda melhor do que o nutella já que tem maior conteúdo de avelã e chocolate do bom. Sonho de domingo. E a gripe ainda não me deixou...

Cacahuete,

Com estes bolinhos não há dieta possível...

Dani,

Alivia qualquer TP, não há dúvida.


Paula,

A gianduia é sensacional mesmo, um "marzipan" de avelã que dá para fazer em casa se você tiver um processador poderoso. Basta processar muitas avelã, com açúcar e algum espessante já que a avelã vira uma manteiga e precisa de alguma coisa para segurar. A avelã é puro óleo, melhor vir me visitar e saímos para as compras...

A festa de HK vai rolar umas partes, vou procurar o cortador de biscoitos e fazer os biscoitos usando tua receita e tuas idéias, talvez uns bolinhos decorados, vamos ver... Onde você comprou o cortador de biscoitos HK?


C.
Cininha disse…
Essa fatia cortada de gianduia, essa coisa que nunca tinha ouvido falar, é um atentado á nossa gulodice, dá vontade de meter logo o dente :-)
Os bolinhos devem ser uma delicia.
Tânia disse…
Nas minhas viagens ou quando estiver em alguma importadora, vou prestar mais atenção nestas barras....quem sabe dou sorte de encontrá-las algum dia.
(Só uma curiosidade - elas ficam refrigeradas??)
Por enquanto me cabe apenas ficar salivando diante desse bolo cremoso....que tentação!!
Beijinhos
Beth/Lilás disse…
Oh, my God!
Quanto mais eu rezo, mais chocolate aparece na minha frente!
E eu adorooooro tudo isso!

Nunca ouvi falar nesta tal de gianduia, mas tô imaginando algo parecido com nossa querida Nutella, será isso?!

bjs cariocas
Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até aqui.E olha só onde vim parar... na perdição. Muito bom o seu espaço, gostei bastante. Certamente voltarei mais vezes. Aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Se você gosta de histórias, garanto que vai gostar.
Saudações Florestais !

Postagens mais visitadas