Uma receita favorita: biscoitos de chocolate e coco com pedaços de chocolate




Desde que a dentista das crianças começou a falar que sucos de caixa, mesmo aqueles sem açúcar e sem conservantes, fazem muito mal para os dentes das crianças e devem ser evitados, ou servidos apenas uma vez por semana, eu fiquei de cabelos em pé! Eu já pegava pesado com relação a quantidade de açúcar, gorduras, alimentos processados e tudo o que é mais óbvio mas, recentemente, passei a contar os copos de sucos das crianças também. Eu cresci tomando sucos frescos sem adição de açúcar todos os dias no café da manhã já que no Brasil é fácil e barato produzir sucos frescos, mas aqui, bem, aqui tudo é industrializado e não há a cultura do suco fresco. Mas em compensação os sucos de caixa vendidos aqui são todos sem açúcar, o que é um benefício em relação a porcariada dos sucos adoçados, tipo Del Valle, que se espalharam no Brasil feito praga.




Existe uma diferença muito grande entre suco fresco e suco de caixa: o ácido cítrico que destrói o esmalte dos dentes deixando os dentes muito mais vulneráveis mesmo. Claro que nos sucos adoçados com açúcar ou adoçantes artificiais a coisa fica ainda mais séria, ou alguém acha que aspartame não faz mal aos dentes? A dentista é bem direta: "crianças devem beber apenas água nas refeições e suco apenas quando for fresco". "Melhor servir apenas uma fruta". Eu que sempre fui policial com açúcar, estou ficando cada dia pior. Eu me sinto mal as vezes, não compro nada do que eles pedem, mas acho que tenho a obrigação e, claro, há dias em que eles ganham balas e chocolates e quando há festas eles estão liberados para comer o que for servido. E por que biscoitos se eu estou falando de sucos e de dentista? Porque na minha loucura com a saúde dos dentes das crianças e o controle de açúcar e gorduras eu nunca compro biscoitos prontos para as crianças.



Na semana passada a Estela pediu para comprar biscoitos e eu respondi que não, que ia fazer biscoitos em casa. Mas não fiz. Tivemos montes de outras coisas, festa de aniversário para ir e eu não fiz. E então essa semana os dois pediram para comprar alguma porcaria pronta no supermercado e eu falei que não, que iria fazer biscoitos. E eles responderam: "mas você falou que ia fazer na semana passada e não fez". E eu, com cara de tacho, respondi: "mas hoje eu vou fazer, aqueles biscoitos de coco e chocolate". E eles pularam como se fosse dia de festa. Eu fico decepcionada comigo mesma se não cumpro uma promessa, mesmo quando é por acaso, sem intenção. E os "pobres" parecem que não comem doces nunca pois pularam como se fosse o último.




Biscoitos de chocolate e coco com pedaços de chocolate


Eu já publiquei esta receita diversas vezes com, e sem, chocolate na massa e com chocolate de várias cores. A receita original eu tirei de um panfleto de supermercado sueco que peguei numa das muitas viagens. Mas a receita se parece muito com esta receita aqui. Com poucas diferenças...

200 gramas de açúcar mascavo
150 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga temperatura ambiente
4 colheres de sopa de cacau em pó
100 gramas de coco ralado
100 gramas de gotas de chocolate ou chocolate picado
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
2 ovos
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio


Como:

Aqueça o forno a 180C. Forre duas formas com papel manteiga ou tapetinhos de silicone e reserve.

Com um batedor de mão ou com a batedeira bata a manteiga com os açucares até incorporar totalmente e formar uma mistura fofa. Adicione o ovo e bata para incorporar. Passe a farinha, o cacau e o bicarbonato pela peneira e adicione à mistura de manteiga. Com uma colher de pau ou espátula misture bem até incorporar totalmente. Adicione o coco ralado e mexa até incorporar. Por fim adicione o chocolate picado.

Coloque colheradas de massa nos tabuleiros bem separados um do outro pois os biscoitos vão se esparramar bastante sobre a forma. Colheradas pequenas vão se esparramar e formar biscoitos mais finos. Colheres mais cheias vão formar biscoitos mais gordinhos, por isso molde do jeito que você preferir.

Asse por 10 minutos e retire do forno mesmo que o biscoito aparente estar meio mole ao toque. Deixe os biscoitos esfriarem totalmente na forma antes de remover. O biscoito precisa ficar na forma até endurecer e poder ser tocado.

Rende cerca de 30 biscoitos


Comentários

♥ mesa para 4 disse…
Os filhotes adoram bolachas são todos iguais...quer dizer eu tb adoro bolachas shiuuu...e esta combinação côco e chocolate hummm muito bom :*
Ainda bem que gostou do semi frio, torta mousse hehe whathaver...
Camila Hareide disse…
Quando crescerem as crianças se lembrarão das guloseimas que você fazia pra elas,e não de nada comprado em supermercado, te garanto! As mães de supermercado sim se sentirão culpadas pelos estragos futuros (já viu um programa horroroso na BCC "Honey, we're killing the kids"?). Aqui em casa, sou assim também. Comida pronta é rara, sopas, molhos e as nojeiras de pacote que eles tem aqui não entram na minha cozinha. Faço até os caldos quando posso.

Essa do suco de caixa náo sabia náo. Qualquer suco de caixa, até laranja? O Lars é viciado em saft... Eu não gosto. Mas sempre tenho suco de laranja, pela falta do suco fresco mesmo... Será que faz muito mal?

E esses biscoitos tão com um carão ótimo. Eu sou um formigão, mas engordo só de olhar pras coisas, rsrsrs!

Suas crianças tem muita sorte de ter você cuidando da saúde delas!
Claudia disse…
Mesoca,

Ficou ótimo, vou ver se publico esta semana... Obrigada.

Camila,

Eu faço tudo em casa, até massa folheada. Não compro nada pronto e tenho a maior dó das crianças daqui criadas a base de comida processada, salsicha, salame, purê de batatas e molho de saco. Me diga que trabalho que dá para uma mãe cozinhar e amassar umas batatas para os filhos? Eu fico para morrer com essa gente daqui. Mas o lance dos sucos são piores para as crianças do que para os adultos, mas se tomar demais detona o esmalte dos dentes de todo mundo. E o tal saft é um refresco vagabundo que é puro açúcar e uma água colorida do tipo QSuco. Um horror na minha opinião. Esses noruegueses são umas crianças...Bj.


C.
Gina disse…
Cláudia, meus filhos quando crianças comeram muita besteira, confesso. Minha filha ainda adora os "refris", embora tome bastante suco natural.
Quanto aos biscoitos industrializados, não os aboli de todo, mas faço de muitos sabores. Preciso voltar a fazê-los como há uns 2 anos.
Que bom você ter essa preocupação toda com a alimentação dos filhos. A saúde que eles certamente têm e terão reflete bem esse cuidado. Sem contar que comidinha de mãe é pra ser lembrada pra toda a vida... E não simplesmente encher um carrinho de supermercado com porcarias prontas.
Assino embaixo!
Bjs.
Unknown disse…
Cláudia,
a comida que eu mais gosto até hoje é a da minha mãe. Acho que os seus filhos nunca vão esquecer os doces que você faz em casa.
Chocolate e côco, confesso que nunca provei essa combinação, mas parece-me bem!
Bjs
Noémia disse…
Obrigada Cláudia pela explicação do suspiro dos macarons, ficou bem mais fácil de perceber! :)
Quanto aos biscoitos e doces, não há nenhum que se compare aos da nossa mãe, seus filhos se lembrarão sempre disso.
Mas também não se martirize buscando os açucares disto e daquilo com medo. A transgressão também é diversão e depois, os dentes de leite logo cairão e os definitivos, se forem sempre bem escovados, não sofrerão tanto assim com os açucares ou afins. :)
Paula Pacheco disse…
Isso parece um cookie daqueles comprados em caixinhas, era só vc falr que comprou no mercado que eles pulariam de alegria também rsrsrrs...pelo jeito vc tem baita preocupação com a higiene bucal dos seus filhos...mas como disseram, escove bem os dentinhos depois das refeições, passe um fio dental e pronto, sem neuroses.Também tenho filhos e gosto que tomem suco natural, mas quando falta vai o Tang mesmo que até eu adoro...
bjs
Paula
Cláudia,
Desconhecia que os sumos de compra faziam mal ao esmalte dos dentes, mesmo sendo sem açúcar. Tenho que abolir por completo, ainda por cima tenho uma máquina para fazer os sumos que está há um tempinho arrumada.
As bolachinhas estão uma delícia.
Beijocas
Moira
Ninha disse…
Como vc consegue ficar magrinha fazendo essas delicias todas? Adoro seu blog!
Claudia Lima disse…
Eu acho que o problema de todos, crianças e adultos, é comer ou beber coisas e não escovar os dentes imediatamente.
Qq coisa que eu coma ou beba, escovo os dentes imediantamente. Sem falar no uso do fio dental.
Depois que comecei a usar o fio dental religiosamente nunca mais tive uma cárie sequer. E isto remonta há mais de 20 anos.
Infelizmene meus dentes são fracos por natureza e tenho várias coroas, o que eu acho muito feio, mas fazer o que?
Eu acho que vc faz bem em se preocupar e tentar passar para eles estes princípios. Sem falar no exemplo.
Chocolate e côco é uma combinação que adoro! Ando com vontade fazer alguns biscoitos, mas as vezes a preguicite é maior.
Bjs :)
Glau disse…
Clauzinha, faz tanto tempo que estou enrolando pra fazer biscoitos que quando eu fizer, eu mesma darei pulos de alegria! :)

bjao querida
Daniela disse…
Buoni questi biscotti, assolutamente da provare.
Ciao Daniela.
Anônimo disse…
Claudia, eu também nunca dei doces nem refrigerantes industrializados para a minha filha - ela ainda tem dois anos e ainda não se interessou pela porcariada, mas adora os biscoitinhos da mamãe! Acho que além de estarmos dando uma alimentação mais saudável para as crianças, estamos também criando momentos e recordações que vão durar pra sempre!
Susana Gomes disse…
Cláudia, eu ainda não sou mãe, mas mesmo assim já tenho esses cuidados cá em casa.
É uma questão de sabor, de saúde e de qualidade de vida.
Sempre faço em casa tudo o que seja possível.
Parabéns pela tua escolha. Quando tiver as minhas crianças será essa tb a minha opção. :)

E verdade seja dita, sabendo os cookies que sairiam das tuas mãos, claro que a criançada ficou toda alegre!! :)

Beijinhos.
Oi Claudia, eu acompanho sempre seu blog, adoro suas receitas, acho as fotos lindas, e agora fiz os cookies, minhas crianças e todos aqui em casa adoraram, tomei a liberdade e publiquei sua receita no meu blog também, claro que minhas fotos não ficaram lindas como as suas mas os biscoitos ficaram maravilhosos.

abraços
Nai
Carolina Macedo disse…
Adorei os seus cookies!!! Lindos mesmo! E eu também adoptei essa medida... Faço as bolachas para comermos! De manteiga, chocolate, manteiga de amendoim...
Amei o seu blog! Já guardei nos favoritos!!
Beijos*

Postagens mais visitadas