Tortinhas de peras e creme de amburanas em massa folheada de chocolate



A maior correria esses dias que parecem correr mais rápidos do que o normal enquanto eu estou cheia de coisas para fazer e sem tempo para nada. Começou a correria de novo, a rotina, o desespero, volta as aulas, volta ao handball, futebol, ginástica, violino, taekwondo e eu em frangalhos. Estou com montes de planos para o semestre e com muita fome de realizações. O fim de semana na cozinha foi rico, foram muitas coisinhas boas, as crianças foram privilegiadas, mas as fotografias deixam a desejar, minha câmera precisa de reposição urgente e eu estou chegando a conclusão que não dá mais para adiar a compra de uma nova. Vamos ver...



Com massa folheada na geladeira, esperando para ser usada, eu estava louca para fazer umas tortinhas de peras. Eu adoro tortinhas de massa folheada e essas são as minhas favoritas, do tipo tarteletes de frutas. Mais simples impossível, e super fácil. Mesmo que você não faça massa folheada em casa vale a penas experimentar fazer essas tortinhas. E sabe aquele aroma maravilhoso que inunda a casa quando assa-se biscoitos de chocolate? É esse o perfume da massa folheada de chocolate assando, uma coisa de louco...



Tortinhas de pera, creme de amburanas e massa folheada de chocolate


400 gramas de massa folheada de chocolate
150 ml de creme de amburanas (receita abaixo)
5 peras frescas ou em calda
100 ml de calda de gelatina

Como:

Abra a massa com a ajuda de um rolo até formar um retângulo com cerca de meio centimetro de espessura. Corte 10 círculos de massa com a ajuda de uma tigela, uma xícara ou um cortador de biscoitos com cerca de 10 a 12 cm de diametro. Coloque uma colher de sopa de creme de amburanas no centro do círculo e arrume meia pera fatiada sobre o creme. Leve para o forno pré-aquecido a 200C e asse por 30 minutos. Pincele uma colher de calda de gelatina sobre as peras e decore com uma paçoquinha de amendoim ou de pistache.

Rende 10 tortinhas




Creme de amburanas


500ml de leite
4 gemas
3 colheres de sopa (40 gramas) de amido de milho (maizena)
5 colheres de sopa (cerca de 70 gramas) de açúcar
6 sementes de amburana de cheiro

Leve o leite com as sementes de amburana ao fogo médio e mexa sempre para não grudar no fundo. Enquanto isto bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar, adicione então o amido de milho peneirado a mistura de gemas e misture para incorporar totalmente. Quando o leite ferver remova as sementes e adicione o leite a mistura de gemas, lentamente, mexendo sempre com um batedor para evitar que as gemas talhem. Quando o leite estiver totalmente incorporado as gemas transfira a mistura de volta a panela e leve mais uma vez ao fogo médio mexendo até engrossar. Quando a mistura se transformar num creme grosso retire do fogo, transfira para um pote de vidro e deixe esfriar.




Calda gelatinosa de açúcar


1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 colher de chá de gelatina sem sabor em pó

Coloque uma colher de sopa de água num pires, salpique a gelatina em pó e deixe amolecer. Enquanto isso numa panelinha sobre fogo baixo aqueça meia xícara de água com 1/4 de xícara de açúcar até derreter o açúcar e a mistura começar a ferver. Retire do fogo, adicione a gelatina amolecida e mexa para dissolver a gelatina totalmente. Leve a panelinha de volta ao fogo baixo até ferver e deixe ferver por 1 ou 2 minutos. Retire do fogo e coloque a panelinha num pote com água gelada e uma pedras de gelo. Mexa até esfriar e a gelatina começar a engrossar. Pincele as frutas das tarteletes com a calda gelatinosa.

Decore com farofinha de pistache ou uma paçoquinha de amendoim

400 gramas de massa folheada rende 10 tortinhas individuais.

Comentários

Helena disse…
Olá Claudia
Tenho uma lista de ingredientes para procurar aqui,da qual fazem parte estas sementes e o açaí...
Adorei esta sobremesa vistosa,mas delirei mesmo foi com a massa de chocolate,que vou ter que fazer!
Beijinhos
♥ mesa para 4 disse…
O regresso às aulas é duro, vivo no carro e viro taxista :) essas tartes ´são para animar sem dúvida :)
Dani disse…
Tortinhas de frutas são as minhas prediletas, sempre. Torta de maçã, morango, tudo, só não gosto das que levam chantilly - que o povo aqui adora colocar em tudo, não vejo razão.
Dá vontade de arriscar fazer a tua massa, mas acho que não tenho competência. Porque esta só vai ter graça mesmo se for idêntica à tua!
Estou salivando aqui.
Você na loucura, eu no marasmo - o bom seria um meio-termo...

Um beijo,
Cláudia,

Como já lhe disse, por aqui a correria nunca chegou a parar e só desejava ter umas férias!
A volta à rotina e toda a mudança de ritmo custam sempre mas feliz ou infelizmente adaptamo-nos num instante!

As suas tarteletas de pêra com esse creme perfumado (sim, já inspirei profundamente as minhas amburanas!!) e a base folhada de chocolate devem ter feito as delícias aí de casa...ficaram lindas!

Um beijo,

Leonor
Carolina Andrade disse…
Clau, isso está um desbunde!! Lindinha!! Beijão
Isabel disse…
Que coisa maravilhosa! Essa sobremesa corre o risco de ser a minha preferida de todos os tempos hihihi
Adoro pêra, amo de paixão, e com chocolate e o aroma das amburanas, ai, já estou a sonhar...
Bjs
moranguita disse…
bem ano tenho palavras qu maravilha, ja me esta a dar uma fome.
beijinhos
Claudia disse…
Canela,

As amburanas são facílimas de achar no Brasil, em qualquer mercado de rua se acha. Elas são muito perfumadas e ficam muito bem em pudins, mingaus, panna cottas e tudo que leve leite e creme cozidos, é uma excelente alternativa para a substituir a baunilha que é tão cara em todo canto. Alem disso as amburanas são ótimas para todos os males do estômago e são usadas em todo o Brasil na medicina popular. Mas se você acha fora do Brasil tão facilmente eu já não sei. Bj.

Mesoca,

Vida de mãe é tudo igual, eu sou a taxista de luxo aqui de casa também! Mas não troco por nada a responsabilidade, mas que cansa, isso cansa... Bj.

Dani,

A massa normal é mais fácil de se fazer do que a de chocolate que derrete mais rápido, mas vale a pena experimentar essas receitas do Michel Roux. Bj.


Leonor,

Se você for do tipo que gosta de um leite quente antes de dormir, como eu, experimente ferver o leite com umas sementes de amburana para sentir o sabor perfumado delas, além disso elas ajudam muito o estômago, me fazem um bem louco... Viciei! Bj.

Carol,

Obrigada! Bj.

Isabel,

Ficou tão bom com o perfume das sementes com as peras. Experiemente fazer o creme de pasteleiro de amburanas com peras, sem massa mesmo, e você vai ver que delicinha... Bj.

Moranguita,

Obrigada. Ficou tudo muito gostoso mesmo! Obrigada pela visita!

C.
Luciana disse…
Claudia, essa sobremesa ficou muito linda, um show de visual.
Deve ser uma delícia também.
Beijo
Claudia Lima disse…
Adoro a combinação de chocolate com peras. Fica realmente ótima.
As tortinhas ficaram super elegantes!
Bjs :)

Postagens mais visitadas