Uns pães (*): kanel boller noruegueses e pães de queijo




O fim de semana foi de sol e de pães. Começou com uma fissura para comer pão de queijo mas eu estava sem queijo de minas, ou similar, em casa. Me lembrei de uma receita bem simples que eu vi no site da Lara, que viu no site da Fernanda, que por sua vez tirou do site da Neide. Fui ao blog da Neide e achei a receita do pão de queijo facinho feita no liquidificador.



Receitas de pães de queijo há muitas pela aí, mas poucas tão simples e saborosas como essa. Eu adorei mas os pãezinhos não eles agradaram muito as crianças, acho que em função do sabor acentuado de azeite. Para ver a receita dos pães de queijo vá até o blog da Neide, o fantástico Come-se.

Além dos pães de queijo, eu assei especialmente para as crianças uns enroladinhos de canela. O enroladinho de canela é um tipo de pãozinho bem tradicional na 'padaria norueguesa' . Em qualquer canto deste país acha-se o kanel grifler ou kanelboller . Dependendo do tamanho do pãozinho e do lugar (proximidade com a Suécia) o nome do pãozinho pode ser diferente. Além de diversos tamanhos os enroladinhos de canela noruegueses podem ser encontrados com, ou sem, cobertura de açúcar.



As crianças aqui em casa amam kanelboller e eu compro regularmente na padaria, mas sempre desejei fazer kanelboller em casa. Estava me faltando uma receita atraente, mas agora não está mais. Eu achei uma receita ótima. O sabor do pão é perfeito para o meu paladar e os pãezinhos eu fiz do jeito que eu gosto: com pouca canela e sem cobertura de açúcar que eu acho super enjoativa. Eu não sei se vocês concordam mas eu acho que canela, noz moscada, cravo, cardamomo e outras especiarias, devem ser usadas com cuidado, em pequenas quantidades. Canela em excesso até corta a minha garganta. As crianças aqui amam um pãozinho recheado com muita canela, eu é que 'num guento' sabor intenso demais canela.



Enrolado de canela (Kanelboller)

(ESSA RECEITA SOFREU ALTERACOES EM MARCO DE 2015 PARA SIMPLIFICAR E REFLETIR A RECEITA QUE FAZEMOS EM CASA)

Massa:
500 ml de leite
100G manteiga
1DL (meia xícara) de açúcar
7 a 10g de fermento seco
8DL (4 xicaras) farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal

Recheio
100 gramas de manteiga derretida
1DL (1/2 xícara) de açúcar
3 a 4 colheres de sopa de canela em pó

Como:

Numa panela esquente o leite, a manteiga e o acúcar sem deixar ferver. Deixe a mistura amornar e quando estiver aproximadamente 37-40C e adicione o fermento seco. Depois adicione quatro xícaras de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau até incorporar e formar uma massa bem macia. Deixe a massa descansar para crescer, coberta, por um hora.

Abra a massa sobre uma superfície esfarinhada até formar um retangulo de pelo menos 20 X 50 cm. Espalhe uma camada de manteiga derretida em toda a superície do retângulo. Salpique uma camada de açúcar e por cima do açúcar uma camada de canela. Enrole a massa sobre a parte menor do retângulo até formar um rocambole de massa. Feche bem as pontas, até que grudem,. Corte fatias do rocambole de massa com aproximadamente 2 cm de largura. Coloque as fatias cortadas em formas de muffin grande ou disponha as fatias numa forma retangular ou redonda. Deixe crescer por mais 20 ou 30 minutos. Asse a 200C por 15 minutos ou até que estejam bem dourados.



(clique na foto para ver as imagens do processo ampliadas)

A quantidade de açúcar e canela usadas no recheio depende do gosto de cada um. Eu acho que sabor intenso de canela meio enjoativo e cortante, por isso eu uso pouco. Fica suave e delicioso.

Pode-se cobrir os enrolados com uma calda de açúcar feitas em geral a partir da mistura do açúcar de confeiteiro com leite, água, suco de limão, raspas de laranja, café ou mel por exemplo. Eu prefiro pães sem calda pois acho que com calda fica demasiado doce. Algumas receitas suecas de kanelboller recomendam salpicar pérolas de açúcar, um açúcar especial para cobertura de pães e biscoitos, mas eu não gosto. Se você preferir salpique açúcar antes de assar.

(*) A quem interessar possa, o título da postagem é uma referência ao título do conto "Uns Braços", de Machado de Assis, que é um dos meus contos favoritos de todos os tempos.

Comentários

Edilia disse…
Claudia, seus pães estão maravilhosos.Tanto um como o outro de queijo.Parabéns,quando os filhos são pequenos eles comem com gosto e isso nos dá alegria, e vontade de fazer mais.Beijos
Edilia
Claudia Lima disse…
Claudia já fiz esta receita de Pão de Queijo, só fiquei na dúvida se acertei, pois ficaram totalmente murchos depois que sairam do forno.
O sabor é bastante delicado.
Este rolinhos aqui chamamos de Cinnamon Rolls e eu adoro.
Outro dia a Martha Stewart mostrou como se faz. Achei até fácil, mas ainda não fiz.
Tem uns de lata tb que quebram o galho para quem não quer trabalho.
Concordo que as especiarias tem que ser usados com parcimônia. E achei ótimo que podemos colocar o açúcar a gosto no recheio.
Os pães ficaram muito bonitos e as flores tb estão demais!
Bjs :)
Gina disse…
Adoro especiarias, canela então!
Gostei de ver carinha de satisfação da filhota.
Bjs.
Tangerina disse…
Eu adoro canela e amo esses enroladinhos dos países do norte da Europa, uma vez estive 1 semana na Filândia e todos os dias comia 1... acho que até hoje eu sonho com eles...:))
Vou ter de fazer a sua receita ;)

Beijinhos,
Carlota
Isabel disse…
Ah, Machado de Assis, como eu adorei "Dom Casmurro" e como fiquei intrigada com ele! Tenho ainda muita coisa para ler, pois sei que ele tem muitas obras interessantes.
Eu provei uns pães de queijo que a minha irmã fez e estavam muito bons, até aí nem sabia que no Brasil se fazia esse tipo de pão.
Quanto aos pães noruegueses parecem muito apetitosos, e a sua filha está a coisa mais linda a comê-los. Esses pãezinhos fazem a felicidade dela, né?
Adoro essa expressão "num guento"! Acho "um piadão"!!!
♥ mesa para 4 disse…
OMG!!! Adoro...ficaram absolutamente maravilhosos...lindas fotos ;-)
Cláudia Marques disse…
A carinha da Claudiazinha júnior diz tudo!! Pura satisfação!

Não deve ser caso para menos! :)

Bjs
Qualquer um dos pães ficou uma maravilha. Tenho um pacote de polvilho à espera na despensa para ser consumido e acho que também vou seguir a receita da Neide cujo blog é fantástico, principalmente porque fala de coisas que eu não conheço.
Quanto aos rolinhos de canela eu devo ser fã pois adoro canela, mas também tem que ser apenas um suave sabor senão parece que fica apimentado e trabalha no estômago.
Adorei ver o ar de satisfação da tua filhota a saborear o pãozinho.
Beijocas
Moira
Glau disse…
que linda que é sua filhota
Mari disse…
Clau querida,

Estou de volta à blogosfera, com um novo cantinho... =D
E com muita saudade de tudo isso aqui... menina, esse seu post está terrivelmente delicioso... sou perdidamente apaixonada por pães!!
E como é linda a Stellinha... está uma fofura só na foto (suas fotos arrasam SEMPRE, hein)!!
Bjo grande,

Mari
leonor disse…
Olá Cláudia!!

Eu adoro pão de queijo, mas já não como há tanto tempo que ao ler o seu post fiquei com saudades...Se a receita da Neide está recomendada, vou experimentar fazê-la num destes dias para o jantar brasileiro que estou para preparar há tanto tempo...(Ainda não o preparei porque aqui é muito difícil encontrar feijão preto e ainda ando à procura!)

Os pãezinhos de canela também devem ser óptimos!...eu não gosto de especiarias em demasia, mas há certos doces (principalmente orientais) que levam quantidades imensas e só assim conseguem o seu sabor característico. Para mim, é algo bastante relativo!:)

Costumo ser fã de coberturas açucaradas nos pãezinhos. Acho que por nunca me deixarem comer essas coisas em pequena, hoje, morro por um bom pão coberto de açúcar...ehehe!:)

A sua filha está com um ar deliciado nessas fotografias!...gostei do ar compenetrado dela com os olhinhos fechados e da carinha tímida da outra foto onde o pão de canela só deixa ver o olharzinho gulososo...Linda!:)

Beijinhos!
Verena disse…
Claudia, adorei seu blog!!!
Imagino quão diferente deve ser a sua vida por aí...infelizmente não conheço a Noruega mas a História sempre me agradou!
As receitas são ótimas, a foto da filhota comendo o pão de canela é impagável, que felicidade!!!!
Aqui acabamos usando o termo americano "Cinnamon Rolls" e adoro!!!
Já postei no Mangia uma receita que dá para fazer na panificadora!
Um beijo e voltarei mais vezes!
Vivian disse…
oi Claudia, te vi no Manga e vim aqui dar uma espiadinha. Eu acho que qqer especiaria tem que ter a quantidade certa. E nesses casos a máxima "mais é sempre melhor" nao dá. Aqui usaríamos a "quanto menos, melhor" rs
Adorei essa receita. Por aqui está começando a esfriar e vai ser delicioso fazer essa receitinha e ganhar de presente um belo perfume pela casa

bjks
Cininha disse…
Olá Claudia
Vim aqui procurar pão de queijo e encontrei os mais fáceis de fazer, só que tem um problema, na minha desorganização comprei polvilho azedo e agora é que vi que tem que ser doce, será que fica bem ou é melhor comprar o outro.
A sua menina está o máximo assim rosadinha e com esse ar de felicidade :-)
bjs

Postagens mais visitadas