Sobremesa de festa: mousse de chocolate com avelãs



Estou com uma postagem parada há dois dias, foi ficando longa demais, enrolada demais e precisei deixar ela para trás e começar uma coisa totalmente nova e fresca. Hoje foi um dia lindíssimo de sol e calor. Feriado nacional, dia de festa, de celebração e de bandeiras por todos os lados. Voltamos para casa e fizemos um churrasco maravilhoso e tinha mousse de chocolate com avelãs que eu fiz ontem. Servi com um molho de gemas baunilha e, claro, morangos picados. Os morangos belgas estão por todos os lados, muito doces, doces a ponto de causar delírios e sensações. Eu quero mais é abusar da minha loucura por morangos com chocolate.

A semana foi ultraconfusa, mas divertida. Apesar do meu pai doente (ele teve um ataque do coração há uma semana) ainda estar no hospital eu estou com visita em casa e a semana passou voando, sem deixar muito tempo para nada. Ainda tinha o feriado, uma festa para as crianças e aquele concurso europeu de canções que arrebata todos os anos os noruegueses, este ano de certa forma também me arrebatou.



Nosso jardim continua a todo vapor. Além das tulipas que já estão praticamente todas abertas, das margaridas, agora os rododendros estão abrindo, as cerejeiras já estão floridas e a cerejeira japonesa em especial é um show a parte. Adicionei algumas imagens das delicadas e efêmeras flores de cereja. Eu amo estas pequenas flores cor de rosa. Ainda não consegui fazer boas fotos da florada deste ano. Saímos cedo pela manhã e a tarde o sol bate de frente e não deixa muito espaço para criação. A noite (que ainda é dia) eu tirei uma soneca e esqueci das flores. Estava exausta depois de um longo dia de celebrações. Hoje é uma dia de festa muito importante para a Noruega.




Mousse de chocolate e avelãs


200ml de creme de leite (pelo menos 18% de gordura)
100 gramas de chocolate meio amargo (usei 60% de sólidos de cacau)
100 gramas de massa de avelãs, uma espécie de "marzipan" de avelãs (blød nougat)

Como:

Pique o chocolate e o nougat num pirex raso e reserve. Numa panelinha leve o creme de leite ao fogo médio até ferver. Depois que ferver derrame sobre o chocolate e o nougat. Espere uns dois ou três minutos e mexa com uma espátula ou colher de pau até formar uma calda de chocolate homogênea mas não muito grossa. Distribua a calda em taças sem encher totalmente e leve para gelar por duas a três horas.



Calda de baunilha e morangos

400 gramas de morangos
250 ml de leite
2 gemas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá maizena (amido de milho)
gotas de extrato de baunilha

Como:

Ferva o leite em fogo baixo sem deixar pegar no fundo da panela. Com um batedor tipo fouet misture gemas, açúcar e a maizena até formar uma mistura levemente esbranquiçada. Adicione o leite fervido e mexa bem para evitar que as gemas talhem. Leve de volta ao fogo e deixe ferver sem engrossar muito, você quer uma calda meio fina. Retire do fogo e adicione as gotas de baunilha e mexa bem para incorporar. Deixe esfriar coberto. Sirva fria sobre a mousse de chocolate. Decore com morangos ou a fruta de sua preferência.

Rende 5 a 6 porções.

Comentários

Gina disse…
Cláudia, aqui o frio de 3,6° não nos apetece os gelados.
As flores estão lindas.
Melhoras ao seu pai. Também estou com o meu bem doentinho, definhando a cada dia,85 anos. É a vida!
Bjs.
Luciana disse…
Claudia, que linda as flores, adorei essa foto grande. As minhas a chuva veio e derrubou tudo, agora esperar a próxima vez.
Babei com essa receita.
Beijo
Mari disse…
Claudinha,
Acho que você é como eu... mesmo em dias mais frios, uma sobremesa geladinha cai muito, muito bem!!!
Sua taça ficou simplesmente fantástica!! Ai menina, suas sobremesas têm um visual maravilhoso, eu fico sempre babando!!!
As flores estão maravilhosas.. imagino a delícia que não é acordar rodeada pela beleza e perfume delas.. ai, que bênção!!! :)
Minha flor, espero de coração que seu paizinho esteja se recuperando rapidamente, e que fique 100% muito em breve! Sei o quanto é doloroso quando algum ente querido está enfermo... o nome de vcs dois já está presente em minhas orações!!
Tenha uma semana abençoada!
Bjo grande,

Mari
Isabel disse…
Cláudia, que taças lindas e como ficou maravilhoso o contraste das três cores, chocolate, amêndoa e vermelho do morango. Fica uma sobremesa linda.
As fotos das flores estão super poéticas, se é que se pode utilizar este adjectivo com uma foto, mas acho que sim!
Fui ver o link do dia nacional da Noruega e adorei as paradas das crianças, com os trajes tradicionais! Super bonito.
Nós aqui no nosso dia nacional (10 de Junho)geralmente comemoramos deitados de papo para o ar na praia (risinhos irónicos)
Espero que seu pai esteja melhor.
Bjs
Isabel disse…
Opsss, Enganei-me, queria escrever avelã e escrevi amêndoa. Eu juro que li tudo, mas confundi-me na hora de escrever. LOL
Cláudia Marques disse…
Eu estou é com inveja desses morangos assim tão doces. Aqui é difícil de encontrar, não os morangos, esses abundam, mas quanto à doçura...
os morangos portugueses, geralmente + pequenos, até que são docinhos, mas esses grandões que aparecem mais nos supermercados, quase sempre são + ácidos.

Bjs
Claudia Lima disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia Lima disse…
A sobremesa ficou uma verdadeira tentação aos sentidos! Que beleza que são estes morangos!
Amei as flores, lindas demais.
Espero que seu pai se recupere o mais prontamente possível. Vamos esperar que tudo se resolva d melhor maneira.
Hang in there!
Bjs e boa semana :)
Eli disse…
Ficou realmente com cara de festa, linda, linda!!


www.saboresdalica.blogspot.com
Cláudia,
Estou na minha primeira pausa deste meu dia acelarado, o jantar está no forno para não dar muito trabalho, e acho que esta sobremesa me ia saber tão bem... Adoro o toque das avelãs com o chocolate. Aliás, eu adoro avelã de qualquer maneira, quando estive na Alemanha, apanhava as avelãs frescas da árvore e comia assim mesmo :)
Beijinho e as melhoras do seu pai.
Moira
Cininha disse…
Olá Claudia :-)
Eu vou e volto de viagem e por aqui continuam as mesmas delicias de sempre a fazer inveja :-)
Desejo as melhoras do seu pai, espero que tudo corra bem.
Pois é a minha viagem á sua terra correu lindamente, adorei tudo.
bjinhos
Cláudia,
Como sempre, tudo lindo e gostoso.
Só uma curiosidade: você participa efetivamente da "degustação" quase que diária desses doces maravilhosos?
Melhoras para seu pai.
Beijos
Olá Cláudia!

Hoje venho tarde e a más horas...eu sei que é de madrugada mas não consigo dormir!!!
Pior do que esta insónia toda é chegar aqui e ver esses copos de mousse de chocolate sem nada doce para "atacar" cá em casa!
...Sim...eu congelei e ofereci todos os doces que fiz ultimamente porque comemos demasiados mas mal chego aqui tenho que sentir a falta da minha dose diária de açúcar!!
eheheh:)

Ainda bem que o sol tem animado os dias por aí e que o tempo foi de alegria e celebrações!!

As melhoras para o pai!

beijos!
Lara Leal disse…
Dê um pulinho lá no blog. Convite para você! Beijos, Lara
Luciana Macêdo disse…
Sobremesas servidas em taças ficam com uma apresentação interessante e muito bonita. A combinação de cores e sabores ficaram ótimas. Uma deliciosa idéia.
Bjs!

Postagens mais visitadas