Duplo deleite...



Chocolate e morango formam um daqueles pares perfeitos, que dispensam totalmente apresentação. Não preciso falar nada sobre chocolate, nem sobre morangos, para provocar desejos. Juntos, chocolate e morango são simplesmente irresistíveis. Amo, amo, amo. Gosto de chama-los de "a dupla poderosa", pois o poder de sedução dessa dupla perde para poucos. Outras duplas detonadoras na minha opinião são: goiabada com queijo, doce de leite com côco, queijo com tomate, banana com canela, arroz com feijão e carne seca com abóbora. Ah, claro, já ia me esquecendo a dupla campeã mundial: pão com manteiga. O que você acha? Qual sua dupla favorita? Mas tem que ser uma dupla de dois.

Enfim, celebrando a posse de chocolate de excelente qualidade, uma casa recheada de morangos e a minha gula provocada por uma certa torta de creme que rolou pela internet estes dias, eu fiz uma tortinha que é uma ode a esta que é uma das grandes duplas da cozinha. Puro deleite.



Tartelette de chocolate e morangos

Esta receita é baseada em receita do livro que encontra-se disponível gratuitamente aqui

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara cacau em pó sem açúcar
1/2 xícara açúcar de confeiteiro
120 gramas de manteiga (usei com sal) gelada
1 gema grande (minha gemas estava bem pequena e por isso usei duas)

Num processador misture farinha, cacau e açúcar. Adicione os pedaços de manteiga em cubos e bata até formar uma farofa fina. Bata as gemas num copo e adicione a mistura à massa em duas partes batendo um pouco mais para incorporar. Transfira a massa do processador para uma área de trabalho e com a ponta dos dedos trabalhe a massa o mínimo possível apenas para incorporar os ingredientes e formar uma massa homogênea.

Unte uma forma de muffin, forminhas de empada ou de tartelettes com bastante manteiga. Divida a massa em 12 partes, faça uma bolinha com cada uma das partes e coloque no fundo das forminhas e pressione com o dedo polegar, rodando as forminhas, até que a massa vá subindo pelos lados da forma e forme a base de uma tortinha. Pressione as bolinhas nas 12 forminhas ou, se preferir, numa forma rasa de torta com fundo removível. Leve a forma para gelar por pelo menos 30 minutos ou congele a massa na forma. Na hora de assar leve a forma direto do freezer ou da geladeira para o forno e asse por 15 minutos as forminhas ou 20 minutos a forma grande.

Obs. Se a massa estiver congelada ela não precisa de peso na hora de assar mas se estiver apenas gelada vai precisar de algo para pressionar o fundo para baixo. Eu uso pedaços de papel alumínio que eu pressiono com uma colher. Se começar a subir retire do forno e pressione o fundo das tortinhas com a colher para que voltem ao normal.

Rende 12 tortinhas ou uma torta grande com 20cm de diâmetro



Creme de confeiteiro de chocolate


2 xícaras de leite
4 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
Pitadinha de sal
150 gramas de chocolate (usei amargo com 60% de cacau)
3 colheres de sopa de manteiga

Ferva o leite. Enquanto ferve bata as gemas com o açúcar, o sal e a maizena. Adicione um pouco do leite fervido a mistura de gemas e com um batedor de mão bata bem para evitar que talhe. Aos poucos, e sem parar de bater, vá incorporando o resto do leite. Leve a mistura de volta ao fogo médio e sem parar de mexer deixe que ferva por dois minutos até que a mistura engrosse. Retire do fogo e adicione o chocolate derretido batendo bem para misturar. Por fim adicione a manteiga e bata mais um pouco para incorporar e derreter a manteiga. Transfira o creme para um pote de vidro e cubra com um plástico. Deixe esfriar e encha as tortinhas (ou a torta) com o creme.

Decore com morangos e uma caldinha de açúcar com gelatina transparente. As crianças devoraram as tortinhas tão rápido que não deu tempo para fazer uma caldinha gelatinosa para cobrir os morangos.

Obs. Uma bobagem que foi deixar a folhinha nos morangos pois eu achei que ficou com uma cor linda. Na hora de comer as crianças ficaram todas sujas de creme tentando tirar os verdinhos da fruta. Da próxima vez eu tiro tudo pois fica bem mais fácil na hora de comer.

Rende 2 xícaras de creme



Comentários

Mari disse…
Claudinha, você tem toda razão: morango e chocolate é uma dupla e tanto (na minha opinião, tbm é a número 1)... imagino a delícia que essas tartelettes ficaram... as crianças comendo, que coisa mais linda... =D
Acredita que estou assando brownies de chocolate agorinha mesmo? rssssssss... e farei uma caldinha de morangos para acompanhá-los... olha só q coincidencia!!!
Adoro as receitas da Dorie Greenspan... ela arrasa nas criações, assim como vc arrasou na confecção dessas belezuras.
Beijo grande, e um dia das mães maravilhoso,

Mari
Claudia,
As fotos ficaram super e o doce de lamber os dedos. Esta eu vou anotar para copiar num destes dias.
O meu vaso de morangos, aquele que agora serve de decoração no Tertúlia está cheio de moranguitos minúsculos que num destes dias já podem ser comidos.
É uma variedade de morangos diferente da que se vende por aqui, já comi um, o primeiro e acho que sabe a morangos silvestes :)
Bjs
Moira
Gina disse…
Cláudia, chocolate e morango..., será que tem alguém que não goste dessa dupla dinâmica?
Sucesso garantido essas tortinhas. As fotos ficaram lindas, como sempre.
Bjs.
Unknown disse…
Amiga, eu amei essas tartelettes com morangos. Também, quem não amaria?
Sou sua fã!!!
Essa semana fiz doce de goiaba e lembrei de você.


Muitos beijos e FELIZ DIA DAS MÃES!!
Edilia disse…
Vindo de você só tem coisa boa,como exemplo estes tartelettes estão belíssimos é de dar água na boca,seus filho é que são felizes, com uma mãe que faz estas maravilhas.
Beijos
Edilia
Claudia Lima disse…
Morango com chocolate é tudo! Amo!
Ficaram maravilhosas as tortinhas, sem falar no visual que encanta a primeira vista.
Tem várias duplas muito gostosas eu acho. Quanto mais simples melhor!
Bjs :)
Isabel disse…
Esta eu vou ter que fazer mesmo. E não vou esperar muito. Estou cheia de desejos por doces e se tiver chocolate melhor ainda!
Quanto às duplas, adorei a do pão com manteiga rs rs, mas para mim falta a mistura do chocolate e do café que eu tb adoro!
Bjs
Cláudia,
Também gosto de todas as duplas que você listou. Talvez só tirasse a da abóbora com carne seca.
Não sei o que está mais lindo: as fotos das crianças ou os doces. Pensando bem, tudo está mais do que lindo.
Beijos
Olá Cláudia!

Realmente há duplas que se tornam poderosas e o chocolate com morangos combina divinalmente!!

As suas tartinhas deviam estar deliciosas e esse creme ficou com um aspecto mais do que imbatível...irresistível...

Recordando alguns sabores bem portugueses...bacalhau com alho...

:)

Beijo!
Cláudia Marques disse…
Cláudia,
como sempre, um escândalo!

Sabe qual a minha foto preferida? Essa da "tacinha" com o creme de chocolate, mesmo sem os morangos... ui, que delícia!

Bjs
Eli disse…
Parou tudo!! Que maravilha!!


www.saboresdalica.blogspot.com
SusanaG disse…
Esta combinação é perfeita! E é uma sobremesa super chique! :) Vim fazer uma primeira visita, gostei muito, vou voltar!
Glau disse…
Clau, outra combinação perfeita.. café com leite!
Menina que blog é este????
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Postagens mais visitadas