Mármore de mirtilos e baunilha



Ontem eu queria fazer uma torta de mirtilos que eu amo mas fui abatida por uma grande preguiça de fazer a massa da torta. O processo todo da massa necessariamente incluiria ferver e descascar amendoas, moer, peneirar, moer de novo as partes que permaneceram grossas demais, peneirar de novo e assim por diante. No final misturar as sobras das amendoas (a parte mais grossa) com açúcar de confeiteiro e moer mais um pouco até que a sobra da farinha de amendoas fique o mais fina possível formando uma espécie de 'farinha de amendoas de segunda'. Tanto esforço na hora de fazer farinha de amendoas (ou farinha de outro tipo de nozes qualquer) porque eu 'ainda' não tenho o pilão de farinha que tanto desejo.



Importante frisar que aqui em casa já não sou eu quem descasca as amendoas, mas as crianças. Elas fazem isso brincando, na maior alegria e na maior bagunça. Sim, minhas senhoras e meu senhores, voam amendoas para todo lado e é a maior gritaria. Eu saio da cozinha e eles ficam lá sozinhos fazendo o serviço mediante o compromisso de que depois da farra eles tem que catar todas as amendoas espalhadas pela cozinha. E catam, do jeito deles. O que significa que hoje de manhã eu coletei diversas amendoas que estavam espalhadas pela sala. Mas definitivamente a vale a pena abrir mão da tarefa, mesmo diante do pequeno desperdício. Mesmo com as amendoas descascadas a farinha ficou para outro dia.

Mas fissura pelos mirtilos não passou com a preguiça de fazer a farinha e a massa da torta e então resolvi contra-atacar com um bolinho muito fácil feito com a fruta. Fiz uns mini bolinhos misturando a massa de bolo branco e baunilha com os mirtilos congelados. Os mirtilos são sobras do verão, sempre assim. No final do verão a gente sai para colher mirtilos e enche a geladeira e o freezer com eles. Depois de uns dias ninguém aguenta mais come-los, nem em forma de geléia. A vontade de comer mirtilos volta muitos meses depois, tipo em abril.




Bolo de Baunilha e Mirtilos


100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos separados em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de chá de extrato natural de baunilha
1 xícara de mirtilos frescos ou congelados ou use a mesma quantidade de outra fruta se preferir.

Como:

Aqueça o forno a 180C e forre forminhas de empada, ou formas para muffins, com forminhas de papel e reserve.

Com uma colher de pau (ou com a batedeira) bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura bem cremosa. Adicione as gemas e bata mais até formar uma mistura bem macia e cremosa. Misture a farinha com o fermento e peneire. Adicione uma xícara de farinha a mistura cremosa e bata para incorporar, adicione então metade do leite e bata para incorporar, adicione a segunda xícara de farinha e a segunda parte do leite misturando sempre para incorporar bem. Adicione a baunilha e mexa para incorporar bem. Bata as claras em neve e adicione a mistura mexendo suavemente com a colher de pau ou com uma espátula para evitar que a mistura perca muito ar. Adicione os mirtilos e com uma espátula misture para que as frutas fiquem razoavelmente incorporadas a massa.



Distribua a massa nas forminhas enchendo apenas metade ou 3/4 da forma.
Asse a por 15 a 18 minutos. Retire os bolinhos da forma com cuidado e deixe-os esfriar fora das forma sobre um aramado ou outra superfície vazada para evite que o 'suor' do calor dos bolinhos inunde as forminhas de papel. Depois de frios decore com coberturas da sua preferência ou sirva puro.

Rende 24 bolinhos

A receita do bolo branco é da minha mãe. Eu apenas adicionei a baunilha que dá um sabor bem suave a massa. A quantidade de frutas podem ser reduzidas ou aumentadas a gosto.

Eu dava tudo para poder usar jabuticabas neste bolo ou açaí congelado. Se você tem jabuticabas frescas ou algumas cerejas de açaí congeladas em casa use-as. Mas não a polpa do açaí, tem que usar as frutinhas inteiras mesmo.

Comentários

karlinha™ disse…
Olá...
Nem ligo pra doces... mas só de ver essas maravilhas me deu vontade de aprender a cozinhar. Os amigos iam se dar bem.
Beijos,
Cininha disse…
Hoje á tarde vou fazer uns bolinhos e se tivesse mirtilhos eram já estes, que estão com um ar delicioso :-)
Isabel disse…
Mirtilo é um fruto maravilhoso, mas muito ligado aí ao norte, às florestas, àquele misticismo nórdico dos duendes, das fadas rs rs, por que será que eu os vejo assim?! Aqui existem pouco na natureza.
A fruta de verão por aqui é a cereja. É sinónimo de verão e eu adoro. Será que esse bolos ficariam bons com cereja?
Engraçado você dizer que dava tudo para fazer esse bolinho com as frutas da sua terra, açaí e jabuticaba. Como eu nunca vivi longe de casa não sei como me sentiria se não pudesse comer as minhas frutinhas portuguesas, mas acho que ía sentir muita falta de todas as frutas de verão, melão, meloa, melancia e claro cerejas! Sabe que eu não conheço essas suas frutas? Não faço a menor ideia como são.
Bjs
Claudia disse…
Karlinha,

Cozinhar para amigos e família é um prazer e uma alegria, sem dúvida. Mas na hora de selecionar o cardápio eu faço tudo pensando no meu próprio gosto. Adoraria não gostar de doces, mas sou louca por eles. Obrigada pela visita.


Alcina,

Mesmo sem mirtilos faça o bolo e adicione raspas de uma laranja que fica uma beleza. Era assim que minha mãe fazia e eu faço quase sempre este bolo branco com raspas de limão ou laranja. Bj.

Isabel,

Este bolo iria ficar o máximo com cerejas, ou framboesas. Mas você tem razão, mirtilo é fruto das florestas frias, gosta de musgos, de sombras e de ficar coberto de gelo no inverno. Mirtilos e framboesas são grandes paixões dos noruegueses mas a adoração deles é pela cloudberry, uma cereja do pólo norte que eles saem atrás no verão e é vendida a preço de ouro. São amarelinhas e azedinhas, são boas, mas nada demais. Nada que se compare ao açaí ou a jabuticaba (risos!).

Bj,

C.
Unknown disse…
Amiga, aqui em Natal não é fácil encontrar mirtilos, mas essa semana encontrei no Extra e fiz a festa. Fiz cupcakes de mirtilos e devorei quase tudo sozinha,rsrs.

Já vou anotar sua receita para experimentar. Realmente ficaram tão lindos e apetitosos...

Mil beijos querida
Claudia Lima disse…
Adoro blueberries! São tudo de bom!
Aqui tb aparecem no verão, mas sempre podemos usar os congelados para matar a vontade fora da estação.
Bjs :)
Edilia disse…
Hummm que delicia,me deu água na boca
esta última foto de perto.Ficou maravilhosa.
Edilia
Sarah disse…
Claudia, como ficaram lindos! O sabor deve ser fantastico!Bjos
Talita disse…
Ai, ai, Cláudia! Essas fotos do interior estão de matar! Judiação! Demais! Esses muffins me conquistaram pelo interior! Não tem quem resista!
Ficaram de fazer crescer água na boca, tendo em conta que eu sou louca por frutos silvestres vou fazê-los num destes dias.
Bjs
Moira
Olá Cláudia!!

Há mesmo dias assim, em que não nos apetece perder demasiado tempo ou ter que "sujar" muito as mãos e pior...a cozinha!

Gostei desses bolinhos marmoreados com mirtilos!...foram mesmo uma solução simples para matar o desejo por um doce!!:)
Glau disse…
Clau, amei.. comeria vários dele agora de madrugada. Tá batendo aquela fome do meio da noite, sabe?

amei a bagunçaiada das crianças
bjos
Anônimo disse…
Claudia,
Fiz e ficou uma delícia com morangos. Agora estranho utilizar açaí, pois a fruta é apenas uma capinha em volta de um caroço enorme. Visualizando, não entendo como comer um bolinho tão delicado como esse roendo o caroço do açaí.

Um grande abraço.

Luciana
Belém-Pará-Brasil
Claudia disse…
Luciana,

Pode soar estranho mas faz-se o doce com o caroço mesma. Sabe que uma das sobremesa francesas mais populares ao redor do mundo é a clafouti que é uma espécie de pudim de cereja com caroço. Se cereja com caroço fica bom, imagina açaí que tem um sabor ainda mais intenso do que o das cerejas e um caroço menor. Além disso o açaí continua sub-aproveitado pois no meio de tantas frutas polpudas uma fruta com caroço fica para trás na hora da criação..

Vale a pena tentar, mas para o bolo mármore dá para usar as polpas de açaí congeladas mesmo. Ficará totalmente marmorizado.

Abs,

Claudia

Postagens mais visitadas