Covinhas de creme e morangos...
Com um quilo de massa folheada estocados na geladeira eu tinha uma vasta opção de pratos para fazer. Comecei com a tradicional (aqui em casa) torta de tomate durante o final de semana. Ontem eu fiz covinhas de creme e ficaram um sonho. Essas covas terminaram em tempo recorde. Nunca um doce acabou tão rápido aqui em casa.
Covinhas de creme é o nome que eu dei para uma quadrado de massa folheada assado onde eu cavo um grande buraco no meio, com uma faquinha, encho-o com creme de confeiteiro, cubro com frutas (em geral morangos) e banho com uma caldinha de açúcar e gelatina para dar brilho e conservar frutas frescas. Um doce de padaria, da família das tartelettes, mas como o formato é parecido com covas eu resolvi adaptar o nome. Fica parecendo o wienerbrød dinamarquês que se come muito por aqui, mas menos doce já que minha massa folheada é salgadinha e o azedinho da fruta compensa o doce excessivo do creme.
Covinhas de Creme e Morango
Para as covinhas:
250 gramas de massa folheada cortada em 6 ou 8 quadrados.
Asse os quadrados a 200C por 15 minutos, dentro de refratários ou forminhas de torta com as quadro pontas levemente dobradas para cima. Depois de assados deixe esfriar e recorte o miolo com uma faca formando uma cova.
Recheie a cova com creme de confeiteiro. Cubra o creme com morangos, uvas, maças ou qualquer fruta de sua preferência. Banhe as frutas com a caldinha de açúcar gelatinosa.
Para o creme de confeiteiro
meio litro de leite
4 gemas
40 gramas de amido de milho (maizena)
70 gramas de açúcar
raspas de meia fava de baunilha
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicione o amido de milho peneirado e misture para incorporar totalmente. Enquanto isto leve o leite com as raspas de baunilha ao fogo médio e mexa sempre para não grudar no fundo. Quando ferver misture o leite a mistura de gemas, lentamente, mexendo sempre com um batedor para evitar que as gemas talhem. Quando o leite estiver totalmente incorporado as gemas transfira a mistura de volta a panela e leve mais uma vez ao fogo médio mexendo até engrossar. Quando tiver formado um creme grosso retire do fogo, transfira para um pote de vidro e deixe esfriar. Encha as covas com o creme levemente frio, mas não gelado. Cubra com as frutas imediatamente para evitar que o creme endureça demais.
Para a caldinha de gelatina
3 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
1/2 colher de chá de gelatina sem sabor em pó
Coloque uma colher de sopa de água num pires, salpique a gelatina em pó e deixe amolecer. Enquanto isso numa panelinha sobre fogo baixo misture as 5 colheres de sopa de água restantes com as 3 de açúcar até derreter o açúcar e começar a ferver. Retire do fogo, adicione a gelatina amolecida e mexa para dissolver a gelatina totalmente. Leve a panelinha de volta ao fogo baixo até ferver e deixe ferver por 1 ou 2 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, 2 ou 3 minutos e banhe as frutas das covinhas ou qualquer outro tipo de tortinha de frutas.
250 gramas de massa rende de 6 a 8 quadrados, dependendo do tamanho dos quadrados. No quadrado menor eu coloquei morangos em pés.
Comentários
Vou anotar sua receita de geléia de brilho. É sempre bom ter a mão.
Bjs:
Que coisa mais linda!!!
ADOREI!!!
BJS
Tina
Beijinhos
Moira
Quando li o título do texto lá nos meus links imaginei uma criança toda melecada de creme...sabe quando a gente se lambuza comendo um doce com as mãos?? rsrsrs
Imaginação fértil a minha...rsrs...chego aqui e vejo essa delicinha...
Bj,
Bergamo
Bjs
bjos querida
Um casamento perfeito! :)