Mini Delícia de Banana



Há tempos que eu vinha cultivando um desejo de comer 'Delícia de banana', um doce que minha mãe fazia regularmente quando eu era criança. Um daqueles doces bem doces, feito de três camadas de pura doçura. Claro que eu dei uma leve alterada na receita para reduzir a quantidade de açúcar já que detesto aquela sensação cortante na garganta que o excesso de açúcar provoca. Este doce é dulcíssimo, mas pode ficar bem suave também, dependendo apenas da mão que mede o açúcar.

Uma autêntica 'Delícia' é feita de três camadas. A primeira, na base, feita de bananas caramelizadas, a segunda de creme de ovos ou creme de confeiteiro e a última, no topo de suspiro que vai ao forno para ser levemente cozido mas que também pode ser queimado com um maçarico de cozinha. Para reduzir a quantidade de açúcar, entre outras coisas, eu não caramelizei as bananas antes de montar a camada de fruta, deixe-as ao natural. Para evitar que as bananas escureçam eu coloco a camada de bananas entre duas camadas de creme de confeiteiro e assim as bananas permanecem bem branquinhas, mesmo depois de dois dias na geladeira. Por cima do suspiro eu coloquei um fiozinho de calda de caramelo bem fina.



Eu sempre faço umas caldas de açúcar, tipo caramelo, que depois vou dissolvendo com água, mexendo e mexendo até a calda ir amolecendo, incorporando toda a água para formar uma calda fina, linda, amarelo-ambar e levemente doce. Serve para colocar sobre montes de sobremesas e não endurece imediatamente. Resiste alguns dias bem líquida.

As 'Delícias' são geralmente feitas num grande pirex, como pavê e outros tantos doces. Eu não gosto muito de doce em pirex grande, acho que fica muito feio depois que se tira o primeiro pedaço já que as camadas começam a se desmanchar e o doce fica bem desinteressante. Para evitar o desastre do doção de tabuleiro eu fiz porções individuais em potinhos de vidro comum mas que resistem uma ida rápida ao forno.



Delicinhas de Banana

2 ou 3 bananas d'água (nanica) maduras
250 gramas de creme de confeiteiro
2 claras
4 colheres de sopa rasas de açúcar
Raspas de meio limão (verde)
Calda de açúcar (opcional)

Como:

Em potinhos de vidro refratário ou formas de souffle tipo ramekins coloque uma camada fina de creme de confeiteiro e cubra com uma camada de bananas fatiadas. Cubra as bananas com mais uma camada de creme. Prepare o suspiro e com um saco de confeiteiro cubra a segunda camada com uma camada de suspiro. Leve ao forno 180C por 10 a 12 minutos até que o suspiro cozinhe mas fique apenas levemente endurecido ao toque e de jeito nenhum deve ficar muito escuro. Retire do forno, deixe esfriar e leve para gelar. Se desejar sirva com um fio de calda de açúcar bem fina.

Rende 6 porções.

Para o creme de confeiteiro


meio litro de leite
4 gemas
40 gramas de amido de milho (maizena)
70 gramas de açúcar
raspas de meia fava de baunilha

Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicione o amido de milho peneirado e misture para incorporar totalmente. Enquanto isto leve o leite com as raspas de baunilha ao fogo médio e mexa sempre para não grudar no fundo. Quando ferver misture o leite a mistura de gemas, lentamente, mexendo sempre com um batedor para evitar que as gemas talhem. Quando o leite estiver totalmente incorporado as gemas transfira a mistura de volta a panela e leve mais uma vez ao fogo médio mexendo até engrossar. Quando tiver formado um creme grosso retire do fogo, transfira para um pote de vidro e deixe esfriar. Encha as covas com o creme levemente frio, mas não gelado. Cubra com as frutas imediatamente para evitar que o creme endureça demais.

Suspiro

Numa batedeira em potência alta bata as claras até começar a formar picos moles, adicione o açúcar e continue batendo até formar um suspiro brilhante e duro. Adicione as raspas de limão e mexa suavemente com uma espátula para incorporar. Transfira para um saco de confeiteiro e cubra o doce com uma camada fina de suspiro. Leve para assar.


As fatias de banana que conferem sabor especial às Delicinhas;


Delicinhas antes de receber a camada de suspiro;


Delicinhas recém saídas do forno...


Delicinha com caldinha de açúcar...

Comentários

Cláudia Marques disse…
Ai, Cláudia, Cláudia...

eu nem sei o que diga!

Mais uma maravilha saída das suas mãos, para não variar.

Eu não sei como é que vc não engorda com estes doces maravilhosos. Eu estou a ficar uma "badocha" só de olhar. Estava aqui a ler tudo com mta atenção, e já engordei meio quilo!

Olha, não sei o que é banana d'água. Pelo aspecto, não me parece diferente das que habitualmente consumimos aqui (geralmente são do Equador, pelo menos as que eu compro por aqui).

Bjs e obrigada. Saio daqui consolada! :) Sinto-me como se tivesse mesmo saboreado o seu docinho.
Claudia disse…
Claudia,

No Brasil existe montes de bananas diferentes, na Europa encontra-se apenas um, infelizmente. O tipo de banana que vende na Europa no Rio chama-se banana d'água e em São Paulo banana nanica. Essa banana é maior e mais molenga do que outros tipos de banana mas não é o tipo mais consumido no Brasil.

Olha, eu engordei um pouco neste inverno, mas nada demais. Estou me sentindo muito bem. Até setembro eu recupero a forma de novo.

Bj,

C.
Cláudia,
Esse também é um doce que lembra minha infância. Minha mãe fazia muito, ou com banana nanica caramelada, ou com banana branca (prata), ou ainda banana da terra, frita em tiras ao comprido. Uma delícia!
Beijos
Claudia disse…
Helô,

Eu prefiro 'delícia' com banana prata mas aqui neste norte não existe outra banana além da nanica (d'agua). Minha mãe caramelizava as bananas prata fatiadas ao comprido também. Mas ficavam doces demais. Outros tempos...

C.
Cininha disse…
Eu gosto muito de banana cozinhada, essas deliciazinhas estão com um ar muito tentador :-)
Edilia disse…
Claudia,juro que deu-me água na boca de tanto que eu gosto de doce,ele esta bem convidativo. Beijos
Edilia.
Glau disse…
Clau, em casa um dia antes do nosso aniversário minha mãe sempre dizia e ainda diz: quem é que vai ficar mais velhinha amanhã? :)

Vc está inspiradíssima.. só comidas lindas tem saído da sua cozinha! adoro banana e iria adorar o seu doce!

me matriculei no curso de corte e costura.. começa amanhã!

bjos
Claudia Lima disse…
Claudia adorei a sugestão! Gosto muito de sobremesas com banana.
Também prefiro porções individuais. Fica muito mais elegante. É muito feio mesmo o doce todo desmantelado dentro de um prato enorme.
Aqui nos EUA só temos um tipo de banana. Ainda bem que é o meu favorito!
Beijocas! :)
Cláudia Marques disse…
Cláudinha, eu estava a brincar com a conversa de engordar com tantos doces... é caso pra dizer: "olha quem fala", já que eu passo a vida a fazer doces!

E o melhor das suas receitas é estarem associadas a memórias de infância.
Eu lembro-me de como adorava sentir o cheirinho de bolo acabado de fazer, enquanto subia as escadas.

Bjs
Isabel disse…
Tão lindo! Esse suspiro até eu comia. Está com um ar fofinho e não duro como custuma ser. Fica um doce lindo e deve ser muito bom. A minha irmã disse que aqui só existe banana do Equador, mas também temos as da Madeira, mais pequeninas e docinhas. Mas são ainda mais caras do que as que vêm do Equador, dá para acreditar?
Bjs
Olívia disse…
tem certeza de que você não é confeiteira??? gente, seus doces são um arraso!!!
beijoca
Glau disse…
Clauzinha, passei aqui pra te desejar um ótimo aniversário!
Vc é mto querida, super forte, inteligentíssima, talentosa.. ou seja, pessoas assim tem um futuro lindo pela frente!

Como sempre.. se pudesse te mandaria uma cesta cheia de frutas e um açaí batido com banana!

Fica aqui meu beijo.. Glau
Claudia disse…
Glau, querida!

Obrigada! Açaí batido com banana era tudo o que eu queria neste dia de hoje. Ia dar um energizada nesta senhorinha que vos escreve...

Bj,

C.
Isabella disse…
Chega a ser maldade passar aqui com fome...

E foi procurando uma receita com bananas que cheguei aqui e não sai mais : )

Vou experimentar essa receita e conto como ficou. E estamos na mesma situação com as bananas, já que aqui nos EUA só se acha um tipo...

bjs
Andreia disse…
Claudia,

Conheci agora o seu blog e logo me deparo com esta Mini Delícia de Banana ... Fiquei com vontade de ir para a cozinhar experimentar !!! Que aspecto delicioso ...

Não é preciso dizer que vou voltar mais vezes..

Bjinhos
Andreia
Apesar de não ser muito amiga de doces com banana, esse ficou com um aspecto divinal.
Bjs
Moira
Anônimo disse…
que delícia! tb lembra minha infância... na minha casa esse doce se chama "manezinho araújo" (!) mas não tenho a menor idéia da onde vem esse nome...
Amanda
Anônimo disse…
Ultimamente parei de comer banana, em montevideu conheci a banada ecuador muito boa.

Postagens mais visitadas