Muitos usos para baunilha e o segundo sorteio de baunilha orgânica em pó...



Caríssimos, o segundo lote de baunilha já tem dona, é a Anabela Martins que ganhou com o número nove. Por favor Anabela, me mande um email com teu endereço. Não sei se vocês se divertem, mas eu sim e espero fazer novos sorteios em breve. Na verdade eu já tenho um planejado mas não sei quando vai rolar, preciso me organizar. Será uma geléia de rosas maravilhosa que é um sonho de verão... Talvez na próxima semana eu anuncie. E para esclarecer, sorteios aqui neste blog estarão sempre abertos para o povo do planetinha terra todo e não precisa ter blog para participar... basta estar interessado e "mostrar" a vontade num comentário qualquer... Os sorteios aqui não tem patrocinador, nem promoção, nem regras, sou eu quem decide e quem banca tudo, sacou?


Ainda, algumas pessoas me escrevem dizendo que não sabem como usar a fava de baunilha. A fava é usada de forma diferente do extrato pois esse contém alcool que evapora se fervido e por isso não deve ser adicionado a preparados que serão fervidos, como pudins, mingaus, geléias etc... Sobre os usos da baunilha em pó, ou fava, eu selecionei algumas alternativas para mostrar como ela é super versátil. Vamos lá:



Use baunilha no doce de leite caseiro;
no pudim de baunilha, claro;
bolo cremoso;
pudim de arroz com baunilha mas experimente também no arroz doce;
geléia de pera e romã com baunilha;
canjica de coco com baunilha;
Na massa de clafouti para dar um sabor de baunilha ao doce;
Maria mole de baunilha
e em panna cotta ou falsas panna cottas

E também fica fantástico adicionar meia colherzinha de café de baunilha em pó em sorvetes cremosos, iogurtes, caldas, minguaus e no leite quente... Para um copo de leite adicione uma pitadinha de pó e leve ao fogo. Depois beba o leite puro ou mistura com cacau ou café... fica sensacional.

Se você não tem baunilha use amburana que é facílima de achar em todo o Brasil e custa baratíssima ou ainda use cumaru que é mais fácil nos mercados do Norte e Nordeste. Tanto amburana como cumaru são ricas em cumarina que é muito similar a baunilha. A cumarina é muito usada pela indústria de comésticos e alimentos para reproduzir o aroma da baunilha.



Açúcar de confeiteiro de baunilha

500 gramas de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de baunilha em pó
1 vidro grande com tampa

Como:

Coloque o açúcar na vidro, adicione a baunilha em pó e feche o vidro. Sacuda bastante o vidro para misturar a baunilha pelo açúcar homegeneamente. Deixe o açúcar descansar por 4 a 5 semanas antes de usar. Use para polvilhar doces e ou fazer pudins, bolos e ou biscoitos.

Comentários

Cristina disse…
Ai que maravilha, tantas receitas e opções para usar essa delícia e não fui eu a felizarda!
Tudo bem, ainda tenho duas favas para me salvar até o próximo sorteio!!rs...
Obrigada pela oportunidade!
Bj...
Cininha disse…
Já vim aproveitar umas ideias e uma que gostei muito foi a do açúcar baunilhado, os bolinhos cremosos também se ficaram a rir para mim, mas hoje penso que sai o bolo de cenoura porque já se riu para mim há mais tempo :-)
Anônimo disse…
Minha mentora será que ainda dá tempo de participar do sorteio iria ficar super feliz em participar !!!
Clau disse…
OLá, eu amo baunilha,uso em tudo rsrssrr.Adorei o blog e vou voltar sempre!Bjkas.
Tina disse…
na minha infancia mamãe fazia doce de batata-doce e colocava baunilha, era maravilhoso!!!
Por aqui só encontro baunilha em extrato, e não sei ´se não é de boa qualidade, mas não é igual ao da minha infancia...e as favas, falar a verdade, não conheço, são muito caras né? em pó então nem se fala...moro na roça, em uma pequenina cidade, por aqui nem sabem o que é fava de baunilha rsrsrsr
Que voce tenha um maravilhoso final de semana
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Bruna Leite disse…
Ah que pena que não cheguei a tempo de participar do sorteio... Mas estarei presente nos próximos, com certeza! Cheguei agora ao seu blog e já estou seguindo, ele é ótimo!!!

Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog, o Gourmandisme, e participar do sorteio: uma cesta de produtos Hershey's!
Unknown disse…
Eu como sou louca por baunilha fico só sonhando com esse potinho tão cobiçado.
Me apaixonei por baunilha através dos blogs de culinária pois antes de ter o Eu Mulher eu só usava limão ou laranja nos bolos. Hoje em dia coloco baunilha em pães bolos, sobremesas e caldas. Como já falei antes aqui no seu blog, costumo usar uma mistura de baunilha, mel e manteiga para passar em alguns bolos e pães doces, hummm.

Beijão amiga.
Cris Yumi disse…
Claudia, eu ficaria feliz em ganhar qualquer mimo dos seus sorteios.
Tudo o que você mostra aqui parece ser delicioso, fino e de ótima qualidade!
Beijos, Cris Yumi
Unknown disse…
Pessoal sou de Salvador BA e estou desesperada a procura de Baunilha em pó. Por favor me indiquem onde posso comprar e-mail: esalcantara256@hotmail.com
Luis Fernando disse…
Olá! Sou nde São Paulo. Onde posso comprar baunilha em pó?! Obrigada!!!

Postagens mais visitadas