Novos tons de laranja: creme de baunilha com gelatina de laranja vermelha



Um jantar em muitos tons de laranja, teve sashimi de salmão, cuzcuz de frango com cenoura (um clássico aqui em casa), caquis como primeira sobremesa e ainda suco de laranja vermelha. Para encerrar a noite, um pouco mais tarde, tivemos uma segunda sobremesa, a gelatina de laranja vermelha sobre panna cotta de baunilha... que eu prefitro chamar de creme de baunilha. Essa misturinha de creme com gelatina é comum aqui em casa, mas desta vez ficou o resultado final ficou bem mais vermelha do que a versão anterior



A cor destas laranjas é tão linda que eu não resisto quando elas começam a aparecer no mercado esta época do ano. Compro várias dúzias para azer suco e gelatina natural para as crianças. O sabor é bem parecido com aquele da laranja pera brasileira, exceto pela cor. Eu adoro a mistura de gelatina de fruta cítrica com panna cotta, acho um duplo acerto. Estas laranjas vermelhas chegam da Sicília e onde eu as compro elas são praticamente todas orgânicas... Impressionante como os italianos estão muito mais empenhados em desenvolver uma agricultura comercial orgânica do que os espanhóis. Os espanhóis produzem a maior parte das laranjas desta Europa, mas os espanhóis são os bastiões das sementes transgênicas, me dá um bode terrível. Uma coisa triste...



Caquis ultra doces esta época do ano, cor de laranja intensa. Uma delícia, suculentos e macios. Eu sempre sirvo frutas de sobremesa, chamo de primeira sobremesa. Dependendo do dia da semana e mas depois da fruta costuma rolar uma segunda sobremesa, um pudinzinho, um bolinho, uma gelatina natural com iogurte para alegrar e saciar as crianças. A sobremesa é sempre uma porção pequenina que ajuda a controlar a vontade de comer chocolate ou balas industrializadas, sabe como?




E um salmãozinho selvagem para não perder o hábito. O salmão selvagem é bem caro, caro mesmo, mas o salmão de fazenda nunca foi muito barato por aqui também, a não ser quando comprado inteiro. A Noruega durante muito tempo foi acusada de dumping pela UE, aqui em português. E a coisa ainda é mais ou menos assim, exportam por um preço muito mais barato do que aquele vendido no mercado interno. No entanto, depois que ficou provado que salmão de fazenda, alimentado exclusivamente com vegetais, não apresenta os mesmos níveis de Omega 3 que o salmão selvagem, que se alimenta exclusivamente de peixes. Seria bom que o povo daqui começasse a recusar o salmão de fazenda, o que eu chamo de salmão de farmácia, tamanha a quantidade de remédio que o bicho toma para sobreviver.



Creme de baunilha com gelatina de laranja


3 dl de creme de leite
3 dl leite
1 dl de açúcar
3 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de água
raspas de meia fava de baunilha

Gelatina

4 dl de suco de laranja ou tangerina
2 a 3 colheres de sopa de açúcar (use a gosto)
2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
2 a 3 colheres de sopa de água fria


Como:

Um dia antes prepare o creme. Ferva leite e creme com a baunilha e o açúcar. Amoleça a gelatina em água fria. Quando o creme ferver adicione a gelatina amolecida e retire a panela do fogo. Mexa vigorosamente até dissolver totalmente. Peneire a misture e distribua em potinhos ou copinhos de vidro alto. Cuidado para não encher totalmente e deixar espaço para encher com a gelatina. Deixe esfriar antes de levar para gelar. No dia seguinte, ou a noite, prepare a gelatina e distribua por cima dos cremes.

A gelatina é muito facíl de fazer. Depois de retirar o suco das laranjas, passe pela peneira e leve para ferver numa panelinha com açúcar. Use a quantidade de açúcar que desejar. Adicione a gelatina amolecida em 50ml de água e adicionar ao suco fervido. Calcule 1 colher de chá de gelatina para cada 200ml de líquido. Amoleça a gelatina em água fria por alguns minutos. Calcule uma colherada de sopa de água para cada colher de chá de gelatina. Quando o suco ferver adicione a gelatina amolecida, retire do fogo e mexa até dissolver totalmente.

Deixe a gelatina esfriar por uns 10 a 15 minutos antes de dividir nos potinhos sobre o creme de baunilha. Você pode escolher colocar a gelatina embaixo ou por cima do creme.

Rende de 6 a 8 potinhos



O mundo dos negócios está demandando uma montanha de atenção de mim, mas estamos na maior dedicação. É tanta burocracia, tanto detalhe que vocês não imaginam. É muita licença, muito registro, muito papel e mais uma montanha de contatos. Em breve mais notícias...




(Olha a cor dessa gelatina, ninguém diz que é pura laranja...)

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudia eu tb adoro estas laranjas, são realmente maravilhosas!
Adorei a combinação do pudim. Deve ter ficado muito bom.
Caqui me lembra a minha infância. Eu era louca por eles. Depois de adulta nunca mais comi, não sei porquê.
Burocracia parece que tem em toda parte. Tira até a graça de viver, mas não há de ser nada.
Boa sorte :)
Claudia disse…
Clauzinha,

São lindas mesmo, né? Os caquis estão tão doces, um sonho. Eu compro tanto laranjas vermelhas e caquis sempre que acho, não economizo em frutas.

Burocracia é universal, minha querida.

Beijos,

Claudia
mollymell disse…
E de dar agua na boca, e encher os olhos de vontade.
Vou tentar essa sobremesa. Parece deliciosa.
Cininha disse…
Por aqui nunca vi essas laranjas, mas achei essa combinação interessante :-)
clau disse…
Oi Claudia
Quem dera por aqui no Brasil, termos salmão saudável... :(

parabéns pelo seu blog! marvilhoso!
bju da xará Clau :)

Postagens mais visitadas