Casadinho de doce de leite em mini biscoitos champagne




Acho que era porque o pote de doce de leite com apenas um fundinho estava sentado na geladeira há tempo demais ou, talvez, pura vontade de comer um casadinho, sei lá. Deu vontade de experimentar o biscoito casadinho com a receita sem manteiga do biscoito de champagne. E lá fui eu fazer biscoito champagne, a mesma receita que usei nesta outra postagem aqui. No entanto, como eu queria fazer casadinhos desta vez eu fiz os biscoitos redondinhos ao invés dos tradicionais dedos de moça (lady fingers). Coloquei a massa no saco de confeiteiro e ao invés de formar dedinhos, eu formei uma círculos, mezzo suspiros, mezzo macarons.




A primeira fornada eu coloquei para assar direto, sem polvilhar açúcar de confeiteiro nos biscoitos antes de assar. O açúcar dá aquela aparência craquelada ao domo dos biscoitos. Meu projeto era rechear os biscoitos com doce de leite e os queria com domos lisinhos, perfeitos. Depois de assados e casado eu salpiquei açúcar nos biscoitos para que os domos não grudassem um no outro. Já a segunda fornada levou uma bela camada de açúcar de confeiteiro por cima e ficou com cara de biscoitinho champagne normal. Nessa receita eu cometi a bobagem de adicionar um extrato de amêndoas, ao invés do licor e o biscoito ficou saboroso na hora mas deixando um péssimo after-taste, sabe como. Extratos vagabundos são uma tristeza.. nunca mais!




Biscoito champagne


Receita anteriormente publicada nesta outra postagem aqui

3 ovos
80 gramas de açúcar
70 gramas de farinha
1/2 colher de chá de licor de amendoas (opcional)
Açúcar de confeiteiro para salpicar

Como:

Forre duas formas com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180C. Num pote de vidro ou metal (não use plástico) bata as gemas com 50 gramas de açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Num outro pote (que também não seja de plástico) coloque as claras. Bata as claras e quando as claras começarem a formar ums espuma mais dura adicione 30 gramas de açúcar e bata até deixar as claras em neve. Adicione as gemas às claras em neve e mexa suavemente, com uma espátula ou colher de pau, para incorporar sem perder o volume. Adicione o licor e a farinha, peneirada, e mexa até incorporar totalmente a farinha à mistura. Mexa o mínimo possível e com a maior delicadeza possível para que a mistura não perca volume.
Transfira a massa para um saco de confeiteiro e com um bico simples forme os biscoitos na forma preparada. Deixe endurecer por alguns minutos e salpique açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos.

Asse os biscoitos por 10 a 12 minutos.

Rende de 36 a 40 biscoitos, dependendo do tamanho do bico do saco de confeteiro.




Comentários

Nina Morelli disse…
Claudia,
suas receitas são ótimas e descomplicadas. Aproveito sempre.
Hmmmmmm....obrigada.
Beijos do Brasil.
Nina
Luana M. disse…
Lindo demais! Pode colocar extrato de baunilha (natural) ou não fica bom?

Beijo
Beta Tiossi disse…
Que perdição esses casadinhos! bjs
Dani disse…
Nunquinha da Silva pensei em fazer nesse formato...rs

Sua receita é bem simples, acho que vou reproduzir na minha cozinha.

Bjs
Claudia disse…
Meninas,

Essa receita é super simples e eficiente. Mas recomendo adicionar baunilha ou licor de amêndoas ou laranja (amaretto, disaronno ou cointreau). Os biscoitos deste tamaninho são ótimos para fazer pavê ou tiramisú em tacinhas.

Bj,

Cláudia
Ficaram lindossssss, que espetáculo, fiquei até com vontade de provar um! Beijos
Carla disse…
Ain que delicia!
Fiquei com vontade de comer.. adoro doce de leite, e biscoito de champagne quem não gosta né?!
Ótima receita.
A propósito, fiz um dos seus bolos e postei no meu blog com os devidos creditos. hehe
Espero que não tenha problemas.

Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com
Claudia Lima disse…
Eu quero!
Ando com vontade de comer Doce de Leite...
Bjs :)
Unknown disse…
Claudia,

Adorei a receita. Pretendo fazer assim que puder. Só fiquei com uma dúvida: qual o motivo de não poder utilizar potes de plástico? Há alguma alteração no final?

Adoro seu blog!
Claudia disse…
Fernanda,

Os potes de plástico retém gordura dos usos prévios e isso interfere no processo das claras em neve. Se você for fazer suspiros, biscoitos ou macarons o ideal é jamais bater claras em neve em potes de plástico pois elas não sobem da mesma forma. Mas se você tiver um pote plástico que você use exclusivamente para bater misturas sem gordura, tudo bem.

Como o plástico retém gordura e não deve ser fervido, pois dependendo da qualidade o plástico ele "vaza", podendo soltar BPA e contaminar os alimentos, o melhor mesmo é só usar vidro ou metal. Eu nunca uso plástico, exceto para lavar frutas!

Beijos,

Cláudia
RM Blog disse…
Cláudia,
Eu leio seu blog há algum tempo mas agora me tornei seguidora fiel. Sou nutricionista e estou morando há 1 mês em Manaus. Quando morava no RJ achava os ingredientes com facilidade.Aqui as coisas são um pouco mais complicadas mas em compensação estou descobrndo um mundo novo e colorido quando vou à Feira Moderna.Bom, obrigada por compartilhar o seu talento e conhecimento, o seu blog é muito interessante ! Bjs
Todas as receits que vi aqui sãoótimas, parabéns!
Unknown disse…
Claudia,

Eu realmente não sabia de que não era recomendado usar plástico para bater clara em neve. Os potes da batedeira daqui de casa são de plástico. Terei de comprar novos. Adoro fazer compras culinárias!! Não vai ser tortura nenhuma.

Obrigada pela explicação!
Beijão
Claudia disse…
Fernanda,

Você pode usar um pote de plástico que até então nunca foi usado para fazer outra coisa a não ser bater ovos com açúcar. O problema são os potes de plástico que já foram usados para bater bolo, mousses, biscoitos ou qualquer receita que leva gordura pois é a gordura que vai empregnar no plástico e dificultar um bom resultado com as claras.

Abs,

C.

Postagens mais visitadas