Tons de tangerina? ou tons de laranja?



As tangerinas estão lindas e deliciosas e são a alegria e meu consolo neste final de ano apressado. Já comemos algumas caixas de 5kg desde que as tangerinas espanholas voltaram aos mercados em grande estilo. Pensei em fazer uma gelatina de tangerina para a festinha do Tormod, mas como já tinha feito mousse de laranja e graviola desisti dos cítricos. Mas esta semana quando eu vi essa receitinha resolvi fazer a minha versão, do meu jeito. Não acho que deve-se processar as tangerinas inteiras pois vai a carne e as peles amargam por isso o melhor é tirar o suco da fruta no espremedor de frutas e depois peneirar.



A minha loucura por frutas é mais uma das atitudes herdadas da minha mãe que todas as semanas da minha existência infanto-juvenil ia à feira de onde voltava com o carrinho lotadíssimo de frutas, muitas frutas, quantas dúzias de laranjas por semana eram? Seis ou sete, uma dúzia por dia, uma loucura. Herdei a mesma atitude e mantenho a maior fruteira da cidade, sem dúvida, uma gamela antiga e enorme que nunca está vazia, nem mesmo pela metade. São dúzias e mais dúzias de frutas diferentes que são a alegria da casa. E pensa que tenho só uma fruteira? Não! Na sala de baixo, da TV, tem uma bacia de porcelana sempre lotada de bananas, maças, peras, uvas ou ameixas (lavadas) e tangerinas quando estão na estação. As crianças comem muitas frutas por dia pois as frutas estão em todos os cantos e não há nada mais disponível para beliscar entre refeições e eles se jogam. O fato deles se encherem de frutas me ajuda a relaxar na hora em que eles se recusam a comer legumes, principalmente cozidos.



Eu compro uma montanha de frutas todas as semanas mas as frutas que me agradam eu não acho a toda hora. Já falei da minha loucura por mamão e da impossibilidade de achar mamão em condições de ser comido por aqui. Por isso passei a comprar mamão seco. Os quadradinhos coloridos da foto acima, que parecem bala, são pedaços de mamão seco, e eu adoro beliscar estas delícias. Mas não são super saudáveis pois são mezzo cristalizados já que levam algum açúcar no processo, mas ajudar a repor a energia. Hoje tinha um tanto de creme de leite disponível e resolvi fazer um semifrio e coloquei pedacinhos de mamão seco na mistura o que deu uma textura bem interessante ao creme. Além do mamão coloquei chocolate e suspiros. Tinha vários suspiros caseiros esquecidos numa lata e resolvi usa-los em alguma coisa útil. Ficou uma delícia. Se você puder misture polpa de mamão baiano fresco e me mate de inveja.



Semifrio de baunilha com pedaços de chocolate e mamão seco



250ml de creme de leite fresco batido em chantilly
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
50 a 80 gramas de raspas de chocolate meio amargo
6 a 8 suspiros grandes quebrados em farelos
4 colheres de sopa de mamão seco picado bem pequeninho

Como:

Bata o chantilly com o açúcar e a baunilha até formar um chantilly médio-duro. Adicione as raspas de chocolate, 3/4 dos farelos de suspiro e duas colheres de mamão seco picado e misture suavemente ao creme usando uma espátula. Misturar suavemente é importante para que o creme não perca muito volume. Divida a mistura em duas taças. Cubra com o restante dos farelos de suspiro e pedaços de mamão seco. Leve para gelar por umas duas horas. Sirva gelado.

Rende 3 a 4 porções



Gelatina de tangerina

Mezzo inspirada nesta receita aqui

1 litro de suco de tangerina (usei 16 tangerinas no processo)
60 gramas de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão verde
5 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor

Como:

Esprema as frutas para retirar o suco e peneire. Transfira os sucos de tangerina, de limão e o açúcar para uma panela de fundo grosso e aqueça até ferver em fogo médio. Enquanto isto deixe a gelatina amolecer em 3 colheres de sopa de água fria. Quando a mistura de sucos ferver adicione a gelatina e mexa bem até dissolver totalmente. Divida a gelatina em potinhos individuais, ou numa taça grande, e deixe gelar por cerca de 6 horas. Sirva com umas boas colheradas de iogurte natural temperados com algumas colheres de mel e gotas de extrato puro de baunilha.

Rende cerca de 1 litro de gelatina.




A árvore que aparece numa das primeiras fotos da postagem será a nossa árvore natalina este ano. Ela foi escolhida por mim na floresta este ano, retirada e plantada num pote pelo Per. Ainda é pequena mas é uma linda julgran, em inglês aqui, que vai crescer e se tornar nossa árvore de natal todos os anos, enquanto ela passar pela porta da sala, claro. Mas por hora paramos de comprar árvores cortadas da floresta. Estamos mais ecologicamente sustentáveis este natal!

Comentários

Unknown disse…
Oi querida,

Essas tangerinas são perfeitas! Compro sempre delas aqui em Natal. O cheiro é algo único e inebriante e sua cor é lindíssima. Já fiz uma calda super gostosa com as cascas da tangerina e coloquei em um crepe, fica uma maravilha.

Beijos
Claudia Lima disse…
Estas tangerinas estão muito bonitas mesmo. Se vc não usa a casca e tiver um tempinho, pode raspar antes de tirar o suco para aproveitar em bolos.
Eu faço isto com as laranjas. Rende bastante, mas meu estoquinho está acabando.
Pensei que o mamão em cubinhos fosse balinhas mesmo. Me enganaram.
Aqui eles vendem várias frutas secas, mas mamão eu não me recordo de ter visto.
Que bom que plantarama árvore. Eu fico triste de ver as árvores cortadas. Fazem isto até na Casa Branca, imagine!
Bjs :)
Isabel disse…
Com tantas tangerinas no meu quintal, tenho de experimentar esta gelatina deliciosa :)
O semifrio está muito bonito!
beijinho.
Gina disse…
Cláudia,
Apenas uma vez fiz gelatina de laranja, não gostei do resultado e nunca mais fiz. Adoro tangerinas, mas na gelatina não provei.
Não estou querendo fazer inveja, mas não passo um dia sem comer mamão, já o liofilizado não gostamos.
É muito bom que você tenha passado esse hábito de consumo de frutas para os filhos.
O iogurte com mel e baunilha deve ter dado um toque especial à gelatina.
Bjs.
Cláudia Marques disse…
Claudinha
ainda bem que vcs plantaram o pinheiro! Apesar de por aí ainda haver muitos, se toda a gente cortar, um dia eles acabam... :(
Agora quanto às temperaturas: aqui, na noite passada, tb houve temperaturas negativas. Mesmo no sul do país, no Alentejo, onde estão agora os meus pais, esta noite desceu até -4!! E porquê? Uma onda de ar frio vinda aí do norte... rsrs
E depois a grande diferença é que aí as casas estão preparadas para o frio, já aqui... ainda há pouco falaram desse assunto nas notícias: Portugal é um dos países da Europa que tem maior nº de casas mal preparadas para o frio!!
Por exemplo, na minha casa estão 13 graus! Quem não tem ar condicionado ou aquecimento central, tá frito! :)

Quanto às suas tangerinas, sabe que tb é um fruto que me sabe melhor no verão, assim como as laranjas. Não sei porquê, mas nesta altura não me seduzem muito. Mas já nessa gelatina penso que não hesitaria em comer uma tacinha!
Que bom que os teus filhos comem assim tanta fruta. Os entendidos dizem que devemos comer 4 ou 5 peças de fruta por dia, o que raramente fazemos. A minha filha tb torce sempre o nariz aos legumes, felizmente gosta mto de fruta, apesar de não a comer assim tipo "snack", aí é mais um chocolatinho... vai ver vou espalhar fruta pela casa, pode ser que resulte...

beijinhos
Unknown disse…
Tanto a gelatina como o semifrio ficaram com um aspecto irresistivel. E super bom os seus filhos gostarem de fruta, geralmente as criancas detestam frutas e legumes. Achei o maximo a vossa ideia de reutilizar a arvore. Se todas as pessoas pensassem assim viviamos num Mundo muito melhor.

Beijinhos
Glau disse…
passei pra dar um oi e saber se vc está bem...

bjos querida!
Glau
Isabel disse…
Cláudia, desde que experimentei a sua receita de gelatina caseira fiquei super fã. Vou querer experimentar essa de tangerina também.
Que sorte que os espanhóis mandam para aí boas frutas, para aqui só mandam o que não presta :(
Não gostam mesmo de nós, os nossos vizinhos e (dizem eles) hermanos!
Bjs
Dani Bros disse…
Olá que delícia este blog!
Vim fazer uma visitinha e gostaria que você participasse do sorteio em meu blog.
Estou te aguardando ok?
http://casadfarinha.blogspot.com/
Tenha um ótimo dia!
Dona Dani
Nunca fiz gelatina de frutos naturais. Tenho que experimentar.
O doce com a papaia ficou com um aspecto de lamber os beiços hehehe apetece pegar na colher e começar a comer.
Outro dia provei morangos cristalizados e adorei, papaia nunca provei mas deve ser agradável.
bjs
Moira
Verena disse…
Claudia, essas frutas cristalizadas e/ou desidratadas são um fraco nosso aqui em casa...eu e o marido amamos! Na loja em que compro tem quase todas as frutas...já experimentou melão orange? E o gengibre???? Menina...uma loucura!
Amo as tangerinas mas nunca fiz gelatina assim com frutas...!
E o semifrio está lindo e apetitoso!
Um beijo grande!
Ah, a árvore de Natal é tão linda!

Postagens mais visitadas